Tipos de doenças na boca: veja as 7 mais conhecidas

Tipos de doenças na boca: veja as 7 mais conhecidas

26/11/2022 - Por: Cassiano Pires

As doenças na boca afetam bilhões de pessoas no mundo todo. Algumas são mais conhecidas como a cárie e as doenças periodontais (gengivite e periodontite) e outras são menos conhecidas como a alveolite, a língua geográfica, entre outras.

A melhor forma de contribuir para a prevenção das doenças bucais é através da disseminação da informação sobre a causa dessas doenças e sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

Pensando nisso, trouxemos este artigo com informações sobre as doenças bucais mais comuns no Brasil e no mundo.

O que são doenças bucais?

Doenças bucais são alterações biológicas do estado de saúde bucal manifestadas por um conjunto de sinais e sintomas perceptíveis ou não.

Essas alterações causam uma condição particular anormal que afeta negativamente as estruturas que fazem parte do complexo maxilo-mandibular.

Quais são os tipos de doenças na boca?

Existem diversos tipos de doenças bucais, umas mais comuns que outras, e abaixo estão algumas das doenças bucais mais comuns.

1. Cárie dentária

A cárie dentária é a doença bucal mais comum no mundo e sua etiologia é multifatorial. Dentre os principais fatores envolvidos no desenvolvimento da cárie está o acúmulo de biofilme nas superfícies dentárias.

O acúmulo de biofilme, formado por restos alimentares e bactérias, ocorre devido a má higienização da cavidade bucal e a ingestão de alimentos com alto teor de açúcar, principalmente a sacarose, que adere-se mais facilmente às superfícies dentárias.

As bactérias cariogênicas degradam o açúcar e liberam substâncias ácidas que causam a desmineralização do esmalte dentário e sua consequente degradação.

As lesões de cárie iniciam-se como manchas brancas e evoluem até formarem cavitações que, se não tratadas, causam o comprometimento da polpa dentária – responsável pela vitalidade do dente – sendo necessário o tratamento endodôntico.

2. Gengivite

A gengivite é uma doença caracterizada pela inflamação da gengiva devido ao acumulo de biofilme na superfície dos dentes. As bactérias presentes no biofilme provocam uma resposta inflamatória dos tecidos que tornam-se edemaciados e avermelhados.

O sangramento gengival é um dos principais sintomas da gengivite e, nessa condição, é muito comum os pacientes reduzirem os cuidados com a saúde bucal por acharem que o sangramento possa ser proveniente de alguma lesão causada pela escovação ou pelo uso do fio dental.

Então, nesses casos, é necessário reforçar os cuidados e realizar uma higiene bucal eficiente, que remova o agente causador da gengivite, que é o biofilme.

3. Periodontite

A periodontite é uma doença periodontal grave que, se não controlada e tratada, pode levar à perda dos dentes. Sua principal causa é o acúmulo de cálculo dentário (tártaro) que torna a superfície dentária rugosa, dificultando sua higienização e facilitando ainda mais o acúmulo de biofilme.

Esse processo leva à danificação dos tecidos de suporte do dente, que passa, então, a apresentar mobilidade. Para o controle e tratamento da periodontite é necessário realizar a remoção do cálculo dentário com a raspagem e alisamento radicular e, em alguns casos, o Cirurgião-Dentista pode prescrever o uso de produtos e medicamentos específicos.

4. Candidíase oral

A candidíase oral é uma doença comum, caracterizada por lesões bucais causadas pelo crescimento do fungo Candida albicans.

Diversos fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento da candidíase, como: idade avançada; uso de próteses dentárias; tabagismo; alterações salivares, hormonais, nutricionais e imunológicas.

5. Halitose

A halitose não é classificada como uma doença, mas como uma condição em que o paciente apresenta mau hálito.

Embora em algumas situações o mau hálito possa ser considerado normal, como por exemplo, após realizar uma refeição ou ao acordar, a halitose pode ser indicativa de uma doença bucal.

A halitose pode estar relacionada a condições bucais como: a existência de cáries, doenças periodontais, infecções bucais; e pode, ainda, ter outras origens, como: respiratória (sinusite, amigdalite), digestiva, (erupção gástrica, dispepsia, neoplasias, úlcera duodenal), metabólica e sistêmica (diabetes, enfermidades febris, alterações hormonais, secura da boca, estresse).

No entanto, é válido ressaltar que a origem da grande maioria dos casos de halitose é bucal, através da má higienização dos dentes e da língua. Sendo assim, em casos onde for identificada a halitose frequente e recorrente, é importante procurar por um Cirurgião-Dentista para diagnóstico e tratamento.

6. Afta

A afta é uma lesão bucal muito comum que a maioria das pessoas já apresentou ao longo da vida. Ela é caracterizada por uma lesão de centro esbranquiçado ou amarelado e bordas avermelhadas.

A afta pode aparecer em qualquer região da cavidade bucal, por diversos fatores como: machucados por traumas, ingestão de alimentos ácidos, deficiência do sistema imunológico e até fatores emocionais como o estresse.

A lesão geralmente regride espontaneamente após uma ou duas semanas, no entanto, é importante atentar-se para lesões bucais que não desaparecem após esse período e procurar por atendimento com um Cirurgião-Dentista.

Além disso, não se deve fazer uso de produtos ou medicamentos para o tratamento de lesões bucais sem a orientação de um profissional.

7.Placa bacteriana

A placa bacteriana, também chamada de biofilme, também não é considerada uma patologia, no entanto, o acumulo de placa é uma condição bucal muito frequente no mundo todo.

O biofilme é uma das principais causas de diversas doenças bucais, incluindo as mais comuns, como a cárie e as doenças periodontais.

O biofilme é formado por restos alimentares e por bactérias que se acumulam nas superfícies dentárias e nos tecidos bucais.

Se não removido, com o passar do tempo, o biofilme sofre o processo de mineralização através da deposição de minerais presentes na saliva e forma o cálculo dentário, também chamado de tártaro, que é o principal responsável pelo desenvolvimento da periodontite, que pode levar à perda dos dentes.

doenças na boca

Dicas para evitar todos os tipos de doenças orais

Não existe uma fórmula para evitar o aparecimento de todos os tipos de doenças na boca, no entanto, os cuidados com a saúde bucal são a melhor forma de manter a saúde e prevenir diversos tipos de doenças.

Para remover o biofilme e manter a cavidade bucal limpa, não são necessários produtos caros e em grande quantidade.

Para a realização de uma higienização bucal eficiente, apenas três produtos são essenciais: escova dental de cerdas macias e cabeça pequena, creme dental com flúor e fio dental; além da realização da técnica correta de escovação.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: