O que faz o Cirurgião Dentista? Saiba tudo sobre a atuação

O que faz o Cirurgião Dentista? Saiba tudo sobre a atuação

09/11/2022 - Por: Dabi Atlante

Cirurgião dentista é o profissional formado em Odontologia, área da saúde responsável pelo prevenção, diagnóstico, planejamento e execução de diversos tipos de procedimento que envolva o sistema estomatognático: sistema do corpo que compreende todas as estruturas envolvidas nos atos de mastigação, fala, sucção, deglutição, respiração e fonoarticulação. Aqui estão envolvidas estruturas como ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas, artérias, veias e nervos.

Existem hoje 22 especialidades reconhecidas para atuação na Odontologia no Brasil.

São elas: Acupuntura, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, Dentística, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Endodontia, Estomatologia, Homeopatia, Implantodontia, Odontogeriatria, Odontologia do Esporte, Odontologia do Trabalho, Odontologia Legal, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontopediatria, Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Patologia Oral e Maxilofacial, Periodontia, Prótese Bucomaxilofacial, Prótese Dentária, Radiologia Odontológica e Imaginologia e Saúde Coletiva. Há também a possibilidade de habilitação em outras 8 áreas: Analgesia Relativa ou Sedação Consciente, Antroposofia, Fitoterapia, Hipnose, Laserterapia, Odontologia Hospitalar, Terapia Floral e Ozonioterapia.

É uma profissão bastante rica e hoje, a crença de que o cirurgião dentista atua unicamente na cavidade oral já ficou para a história.  Em adição aos procedimentos que envolvam especialidades com atuação intra oral, como por exemplo a endodontia – procedimento para cuidado da estrutura que dá vida ao dente, o cirurgião dentista também atua em toda a face, através de especialidades como a Harmonização Orofacial e a Buco Maxilo Facial, ambas agindo na face do paciente como um todo.

Para além de procedimentos individualizados, sejam estes dentro da cavidade bucal ou fora, o cirurgião dentista é o profissional que cuida e vê o paciente de maneira global, compreendendo de sua saúde como um todo para, então, traçar planejamentos adequados para aquele indivíduo

Todo dentista é cirurgião?

Todo dentista é cirurgião, mas nem todo dentista faz cirurgias. Confuso, né? O que ocorre é que todos os estudantes de Odontologia se foram sob o título de “Cirurgiões Dentistas”, que é a nomenclatura dada à profissão. No entanto, nem todo o profissional graduado em Odontologia realiza a prática cirúrgica, muito embora tenha formação para isso.

Cirurgia é uma especialidade da Odontologia, e apenas os profissionais que se sentem confortáveis para realizar o procedimento é que o farão em consultório. É como o tratamento de canal, que visa tratar e fazer a manutenção da “vida” do dente: todos que se formam em Odontologia estudaram esta área, mas nem todos se sentirão confortáveis para realizá-la.

Como se tornar um Cirurgião Dentista?

Para se tornar um Cirurgião Dentista é preciso primeiramente fazer a graduação em Odontologia, curso que pode ser integral ou noturno e que tem duração que varia entre 4 e 5 anos. Esse curso só tem a modalidade presencial, não sendo possível realizá-lo, hoje, em modalidade de educação à distância (EAD). O principal motivo para isso é que, desde o início da graduação os alunos já lidam com a prática com bastante frequência.

Ao final da graduação, o aluno que concluiu o curso de Odontologia passa para a etapa de registro desse diploma no órgão responsável, o Conselho Regional de Odontologia (CRO). à partir deste momento, o Cirurgião Dentista já pode atuar na prática clínica em qualquer especialidade que o mesmo já tenha tido contato durante o curso superior regular.

Para além da realidade clínica, o Cirurgião Dentista também pode seguir carreira na área de pesquisas científicas, na área de perícia judicial e também na atuação como professor. É uma profissão com muitos caminhos distintos repletos de oportunidades!

cirurgiao-dentista
Imagem: Freepik

Quais os aparelhos do Cirurgião Dentista?

A Odontologia é uma profissão que, quando falamos em realidade de consultório, demanda o uso de muitos instrumentos. Por ser uma área de atuação manual, muitas ferramentas são utilizadas.

Um exemplo clássico é o que chamamos de “jogo clínico”, que nada mais é que um trio de instrumentais (ferramentas manuais com pontas que cabem na cavidade oral) perfeitos para realizar a avaliação do paciente. Contendo uma pinça intraoral, um espelho para auxílio da visualização de áreas em que nossos olhos não alcançam, e uma sonda exploradora, com a ponta bastante fina para adentrar cantinhos e avaliar todas as regiões dentais.

Ainda pensando em instrumentais, existe um tipo para cada procedimento. Existem espátulas para colocação de resina na cavidade dental, os fórceps que auxiliam na extração dentária, as seringas carpule que são utilizadas para anestesiar o paciente, tesouras para variados fins, cabo para bisturi descartável e uma infinidade de outros instrumentos manuais.

Há também o maquinário do consultório, contando, antes de mais nada, com a cadeira odontológica. É ela a responsável por acomodar o paciente na posição correta, auxiliando também o Cirurgião Dentista a trabalhar na posição mais confortável possível. Na mesma escala de importância, está a esterilizadora, máquina utilizada para destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar materiais e tornar esses materiais aptos a serem utilizados em outros pacientes novamente.

O aparelho que não pode faltar nos consultórios é a máquina de raio x, equipamento bastante útil para a identificação e o diagnóstico de problemas dentais como a cárie ou o tratamento de canal. E, claro, para finalizar a lista de instrumentos e aparelhos essenciais para a prática odontológica estão os “motorzinhos”, que se chamam alta e baixa rotação e têm diversos usos para o cirurgião dentista, sendo o principal deles a remoção de cáries.

Foto de Dabi Atlante

O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

Veja mais de "Dabi Atlante" >

Leia também: