História da odontologia: como surgiu o primeiro dentista?

História da odontologia: como surgiu o primeiro dentista?

25/11/2022 - Por: Dabi Atlante

Algumas pessoas afirmam que a dor de dente é uma das piores dores que o ser humano consegue suportar. A história da odontologia mostra que para evitar esse incômodo, civilizações antigas lidavam com as suas questões odontológicas de forma efetiva.

Contudo, pela precariedade das ferramentas e dos medicamentos, os tratamentos eram bem rudimentares, voltados para a resolução do problema, ao invés da manutenção e a prevenção das condições odontológicas, como estamos habituados.

Ficou curioso para saber mais sobre a história da odontologia? Confira neste artigo como surgiu o primeiro dentista, quem é o pai da odontologia e o que o símbolo da odontologia representa.

História da Odontologia
Pintura representando os primeiros procedimentos rudimentares em odontologia. Fonte: Wikimedia commons.

Qual a história da Odontologia?

Registros que datam de 3.700 A.C. mostram que algumas civilizações antigas se interessavam pelas enfermidades e procedimentos odontológicos. Alguns manuscritos egípcios encontrados descrevem condições como dores de dente e feridas gengivais.

Nesse sentido, o documento mais antigo que relata um procedimento cirúrgico odontológico, foi encontrado na Mesopotâmia, região situada no atual  Iraque. A evidência mostra uma intervenção cirúrgica realizada em uma mandíbula.

O procedimento foi feito abaixo das raízes do primeiro molar e apresenta duas perfurações, o que indica a drenagem de um abscesso dentário, procedimento comumente realizado na odontologia moderna.

A partir do ano de 1423, a história da odontologia conta que alguns barbeiros ficaram famosos por praticarem procedimentos odontológicos, como por exemplo, a extração de dentes. Olivier Le Daim foi um dos barbeiros que alcançaram cargo de destaque, oferecendo tais serviços. Ele ocupava um lugar de destaque na corte do rei Luis XI.

Mas, foi em outro reinado que os primórdios da odontologia como a conhecemos, se iniciou. Isso porque, o cirurgião Jean Pitard conseguiu convencer o rei Felipe IV de cessar o direito dos barbeiros de praticarem qualquer intervenção cirúrgica. Para exercerem tal função, passou a ser necessário se submeter a um exame de habilitação.

Uma das evidências mais impressionantes sobre a história da odontologia foi recentemente descoberta por uma equipe de arqueólogos franceses. Ela mostra que durante o período Neolítico, cerca de 9.500 anos atrás, aldeões paquistaneses usavam brocas de pedras para abrir buracos nos próprios dentes.

Símbolo da odontologia

O símbolo da odontologia é representado por um bastão com uma cobra enrolada, envoltos por um círculo. Esse bastão com a serpente recebe o nome de bastão de Esculápio, e é responsável por representar a medicina.

A história grega narra que o bastão de Esculápio era capaz de ressuscitar os mortos. Por esse motivo, Esculápio foi colocado como o deus da medicina. Nele, a serpente significa a cicatrização ou o renascimento.

O círculo que envolve o bastão de Esculápio foi adicionado para representar a medicina restrita à cavidade oral. Assim, o ramo odontológico se diferencia das demais áreas da medicina.

No ano de 1993, a resolução CFO-185/93 definiu que o símbolo oficial da odontologia seria composto do Bastão de Esculápio, na cor grená, dentro de um círculo também na cor de grená.

Entretanto, cada universidade costuma customizar a cor do símbolo odontológico de acordo com as cores oficiais da instituição.  Mas vale lembrar que, mesmo com a variação de cores, a essência do símbolo odontológico e os seus elementos sempre serão os mesmos.

historia-da-odontologia
Imagem: Seeklogo

Como surgiu o primeiro dentista?

Na história da odontologia, podemos  observar que o primeiro dentista surgiu da necessidade da atenção aos cuidados dentários. O primeiro homem a ser citado como um dentista foi o egípcio Resy-Ra. As citações a ele datam de 3.700 a.C. juntamente com as primeiras referências à odontologia.

Foi apenas no ano de 1840 que surgiu a primeira escola dental em todo o mundo. Ela se situava na cidade de Baltimore, nos EUA, e foi chamada de “Baltimore College of Dental Surgery”. O tempo de formação era de apenas 16 semanas, com classes de 5 alunos.

Quem é o Pai da Odontologia?

História da Odontologia - Pierre Fauchard
Fonte: Bibliothèque interuniversitaire de Santé, Licence Ouverte, via Wikimedia Commons.

Após a publicação da obra “Tratado dos dentes para os cirurgiões dentistas” no século XVIII, o autor Pierre Fauchard foi considerado pela história da odontologia como o pai da odontologia.

Isso porque a sua obra proporcionou um enorme salto para a ciência bucal. Pois abrange pontos importantes como anatomia e fisiologia odontológica, além de apresentar a piorréia alveolar, uma doença periodontal que acabou recebendo o nome de “Enfermidade de Fauchard”.

Pierre criou e popularizou o termo cirurgião-dentista. Ele também criou o “pivô”, além de ter sido o pioneiro no desenvolvimento de dentaduras. Contudo, um dos seus maiores feitos foi o reconhecimento da importância da saúde bucal para a saúde como um todo.

A Odontologia no Brasil

Documentos históricos que relatam a história da odontologia no Brasil, mostram que os índios possuíam bons dentes na época da colonização, pois eram acostumados a fazer tratamentos dentários. Como exemplo, temos a tribo Kuikuro do norte do Mato Grosso, que preenchia as cavidades dentárias com resina de jatobá aquecida.

Esse tratamento funcionava como uma espécie de obturação depois de endurecida, já que cauterizava a polpa do dente, eliminando a dor. Plantas medicinais e intervenções como a extração do dente usando cipós, no primeiro sinal de cárie, também eram utilizadas.

Foram encontrados crânios na região litorânea de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que comprovam as observações feitas pelos colonizadores. Todos os crânios apresentam dentes bem implantados com pouquíssimas cáries. A única característica que chama a atenção para anormalidades, é a acentuada abrasão em seus dentes, devido a dieta de alimentos crus e duros.

Após a colonização, foram impostas para a população indígena as regras de práticas odontológicas vigentes em Portugal. Os processos eram feitos por pessoas iletradas de forma rudimentar.

A evolução da odontologia no Brasil

Somente em 1629, a história da odontologia no Brasil passou por um avanço. O exercício da ciência odontológica foi regularizado com a Carta Régia de Portugal. A partir desse momento, pessoas que exercessem a função sem a devida licença, passariam a ser multadas.

Contudo, para conseguir a habilitação de “tiradentes”, durante os primeiros anos do governo de D. João VI, não existia a necessidade de passar por um curso de formação, ou até mesmo saber ler.

A evolução da profissão de dentista no Brasil começou em 1820, com o francês Doutor Eugênio Frederico Guertin. Ele era diplomado pela Faculdade de Odontologia de Paris para exercer sua profissão no Rio de Janeiro.

Em 1884 foi criado oficialmente o Curso de Odontologia na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e outro na Bahia, através do decreto n. 9311. Data que ficou conhecida como o “Dia do cirurgião-dentista”.

No ano de 1900 também foi criada a Escola de Odontologia de São Paulo. O curso era dividido em 3 séries: a física, a de histologia e a terapêutica. Esse curso  serviu de inspiração para os cursos de odontologia atuais.

Quais as melhores faculdades de odontologia do Brasil?

O Brasil conta com excelentes cursos de formação em odontologia. Confira a seguir, quais são as melhores faculdades de odontologia do país:

  • USP;
  • UFMG;
  • UNICAMP;
  • UNESP;
  • UFRJ;
  • UFRGS;
  • Anhanguera.

O curso de odontologia pode ser feito em diversas instituições públicas ou particulares, desde que a mesma tenha habilitação para ensinar as práticas odontológicas.

Foto de Dabi Atlante

O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

Veja mais de "Dabi Atlante" >

Leia também: