Drenagem de abscesso: como funciona e quando fazer?

Drenagem de abscesso: como funciona e quando fazer?

26/11/2022 - Por: Cassiano Pires

drenagem de abcesso é a técnica usada para remover um abscesso odontogênico, que é um processo infeccioso que pode ter diversas origens e é caracterizado pelo acúmulo de secreção purulenta em uma determinada região.

O tratamento do abscesso envolve, principalmente, a drenagem da secreção e a eliminação do fator causador da infecção.

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre como é feita a drenagem de abscesso.

drenagem de abscesso

Como funciona a drenagem de abscesso?

A drenagem de abscesso consiste na eliminação da secreção purulenta através do acesso à região que pode ser via canal radicular, nos casos do abscesso periapical, através da bolsa periodontal ou através de uma incisão cirúrgica, nos casos de abscesso periodontal ou pericoronário.

Além disso, a drenagem de abcesso serve para aliviar a pressão e a dor que a secreção provoca, além de diminuir o contingente bacteriano e acelerar o processo de cura.

Causas do abscesso 

São diversas as causas de um abscesso, sendo as mais comuns: a doença cárie, a necrose pulpar, a doença periodontal, a dificuldade de higienização de um dente semi-incluso, o pós operatório cirúrgico, algum trauma ou fratura, entre outras.

A ausência de um tratamento adequado, como a remoção da cárie, a execução de protocolos de proteção pulpar, a endodontia ou a exodontia do elemento dental afetado favorece a intensificação da inflamação e, consequentemente, provoca a formação um abscesso. Em todos esses casos, o melhor tratamento é a drenagem do abscesso.

Como realizar uma drenagem de abscesso? 

A forma como é feita a drenagem de abscesso depende da sua origem e localização.

O tratamento de um abscesso periapical, por exemplo, deve ser feito através da drenagem da secreção acumulada no periápice via canal radicular. Nesses casos, o profissional geralmente acessa os canais radiculares, realiza os procedimentos necessários e deixa o acesso coronário livre por alguns dias para que ocorra a eliminação da secreção. Após esse processo, é feito o tratamento endodôntico convencional.

O tratamento dos abscessos periodontal ou pericoronário é feito através da drenagem da secreção pela bolsa periodontal ou, em alguns casos, pode ser necessária uma incisão cirúrgica no tecido gengival.

Existem casos mais severos onde o elemento dentário não pode ser mantido na cavidade bucal, e, portanto, sua extração é indicada.

É válido ressaltar que somente o Cirurgião-Dentista pode realizar a drenagem de abscesso odontogênico e que nunca se deve realizar qualquer tipo de intervenção em casa.

Riscos para o abscesso 

Os fatores que apresentam um risco maior para o desenvolvimento de infecções odontogênicas como o abscesso são:

  • Higiene bucal ineficiente: o acúmulo de biofilme nas superfícies dentárias pode causar diversas doenças bucais como a cárie e a periodontite, por exemplo, que são doenças que podem evoluir para um quadro infeccioso como o abscesso.
  • Dieta pobre em nutrientes e rica em açúcar: uma má alimentação certamente causará alterações sistêmicas, e, consequentemente no sistema imunológico, o que poderá facilitar o desenvolvimento de infecções. Além disso, uma dieta rica em açúcares facilita o acúmulo de biofilme e, com isso, aumentam as chances de se desenvolver a cárie e outras doenças bucais.
  • Fatores sistêmicos que afetam a saúde: algumas alterações sistêmicas que favorecem o desenvolvimento e a disseminação da infecção podem ser: comportamentais como a obesidade e o consumo excessivo de álcool; e podem ser patológicas como a diabetes mellitus, hepatites, entre outras.
  • Pacientes imunossuprimidos: pacientes portadores do vírus HIV, pacientes recém-transplantados ou que estão sendo submetidos a tratamentos com quimioterapia ou radioterapia, podem apresentar maiores chances de desenvolverem infecções como os abscessos odontogênicos.

Quando é necessário drenar um abscesso?

Sempre que um abscesso é diagnosticado deve ser feita a eliminação da secreção purulenta através da drenagem de abscesso.

Em alguns casos a drenagem é feita via canal radicular, em outros pode ser feita através da bolsa periodontal, ou ainda, pode ser feita através de incisão cirúrgica.

Na drenagem cirúrgica é feita uma incisão com bisturi na região de fístula, a punção da secreção e, em alguns casos, pode ser necessária a instalação de um dreno.

Além disso, é feita a administração de antibióticos para controle da infecção.

O que acontece se não drenar o abscesso? 

O abscesso é uma infecção e, portanto, se não tratado da maneira correta, pode pôr em risco a saúde e até a vida do indivíduo. Dessa forma, você deve procurar por um profissional o mais rápido possível para que ele faça a drenagem do abscesso de forma eficaz e segura.

As bactérias patogênicas envolvidas em processos infecciosos na cavidade bucal podem atingir outras regiões do corpo e outros órgãos através da corrente sanguínea.

Angina de Ludwig, mediastinite, osteomielite, trombose do seio cavernoso e abscesso cerebral, endocardite bacteriana e sepse são algumas das possíveis complicações de infecções dentárias caso a drenagem de abscesso não seja realizada de forma eficaz.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: