Como ocorre a formação de tártaro nos dentes? Saiba tudo aqui

Como ocorre a formação de tártaro nos dentes? Saiba tudo aqui

25/11/2022 - Por: Samara Sampaio

Entender os mecanismos que propiciam a formação de tártaro nos dentes, suas possíveis prevenções e tratamentos é muito importante, visto que esse tipo de cálculo dental pode promover a formação de cáries, mau hálito, e, caso não seja tratado, a perda do dente.

Nesse artigo, você encontra as principais informações acerca do tártaro e acessa dicas para a prevenção desse tipo de problema. Vê ainda como o tratamento com bicarbonato de sódio vem auxiliando dentistas no mundo todo, e quais os benefícios que o mesmo proporciona.

Vamos lá?!

Como ocorre a formação de tártaro no dente?

A formação de tártaro nos dentes se dá através da proliferação de bactérias na boca, decorrentes de processos de higiene mal realizados, que fazem com que os restos de comida se acumulem entre os dentes.

Assim, ao se misturarem com proteínas e demais substâncias presentes na nossa alimentação, começa o processo de desenvolvimento da placa.

Dessa forma, podemos dizer que a formação de tártaro nos dentes é lenta, e pode ser facilmente visualizada devido a sua cor esbranquiçada ou amarelada. Então, o mesmo costuma se instalar na base dos dentes e início da gengiva.

Causa do tártaro dentário

A formação de tártaro nos dentes ocorre devido ao acúmulo de resíduos dos alimentos. Assim, quando a higienização bucal não é realizada corretamente, tais resíduos formam uma placa bacteriana, que é um tipo de biofilme, que serve de alimento para diversos tipos de bactérias prejudiciais.

Como se prevenir do tártaro?

Algumas atitudes podem garantir que a formação de tártaro nos dentes não aconteça. Assim, esses cuidados partem de ações tomadas em casa, até a ida tradicional ao dentista.

Saiba um pouco mais sobre a prevenção do tártaro, logo abaixo:

Boa escovação

Uma boa escovação se caracteriza pelo uso correto da escova de dentes, que deve possuir cerdas maleáveis e não tão duras, e um creme dental que, de preferência, deve ter flúor em sua composição.

Assim, ao realizar a escovação, os restos de alimentos são retirados dos dentes, gengivas e língua. Por isso, é muito importante se lembrar de escovar a língua, garantindo a remoção da saburra lingual (placa branca).

Por fim, o uso do enxaguante bucal irá auxiliar na redução das bactérias, impedindo que as mesmas se proliferam deliberadamente, o que é um fator de risco para a formação de tártaro nos dentes.

formaçao de tartaro no dentes
Imagem: Freepik

Fio dental

O uso do fio dental é indispensável, para que a formação de tártaro nos dentes seja evitada. Isso porque o mesmo é efetivo, na hora de retirar restos de comida que ficaram presos entre os dentes.

Não existe uma marca ideal de fio dental, por isso é importante experimentar e escolher aquele que melhor se adequar ao espaço entre os seus dentes, tornando o procedimento menos invasivo.

Lembre-se que o fio não deve machucar a gengiva, mas percorrê-la a fim de retirar as sobras que se encontram próximas a base do dente.

Além disso, o uso do fio não deve ser realizado apenas em uma refeição, mas em todas, de preferência nas refeições principais, pois essa ação contribui para a nao formação de tártaro nos dentes.

 

Consultas regulares ao dentista

A melhor forma de identificar se a saúde dos seus dentes anda em dia, é através das visitas periódicas ao dentista. Assim, é muito importante procurar um profissional pelo menos duas vezes ao ano (a cada seis meses). Entretanto, caso você identifique algumas situações alarmantes, deve procurá-lo o quanto antes.

Tratamento de tártaro

O tratamento para combater a formação de tártaro nos dentes envolve diferentes procedimentos, que vão depender do profissional, da progressão do tártaro e das especificidades do paciente. Assim, poderá ser realizada uma limpeza profunda com raspagem, usado um ultrassom ou um laser, ambos instrumentos que visam remover a película formada sobre os dentes e gengivas.

Dessa forma, além de retirar todo o tártaro dos dentes, o tratamento irá promover o clareamento, deixando o sorriso mais bonito e a boca saudável.

Jato de bicarbonato para o tratamento de tártaro

O jato de bicarbonato é um método usado na profilaxia, que permite a remoção da placa bacteriana dental. Por este motivo, equipamentos como o Ultrassom Profi Class, da Dabi Atlante, são indispensáveis nos consultórios odontológicos.

Isso porque, além de serem muito eficientes na remoção da formação de tártaro nos dentes, esse tipo de equipamento ainda permite a retirada de manchas escuras causadas pelo cigarro, das camadas oxidadas de amálgama, entre outras situações que deixem os dentes manchados ou amarelados.

Dessa maneira, a limpeza dos dentes (profilaxia) se intensifica, a partir do uso do jato de bicarbonato de sódio do Ultrassom Profi Class, já que o mesmo também oferece o polimento e proteção dos dentes.

Como funciona o Ultrassom Profi Class?

Esse equipamento funciona através da liberação em alta pressão de partículas de bicarbonato de sódio, que junto a certa quantidade de água, se mistura no bico da ponta, transformando-se em um jato do tipo spray, capaz de remover o tártaro da arcada dentária.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: