Cuidados com a higiene bucal, entenda a limpeza e a raspagem

Cuidados com a higiene bucal, entenda a limpeza e a raspagem

25/11/2022 - Por: Cassiano Pires

Os cuidados com a higiene bucal devem ser realizados diariamente e de forma eficaz. Eles possuem papel fundamental no combate a bactérias e doenças periodontais, como gengivite e periodontite.

Além disso, esses esforços também possuem caráter preventivo, uma vez que ajudam a preservar a saúde bucal. No entanto, muitas vezes a condição do paciente exige uma intervenção do profissional dentista para que haja uma limpeza mais profunda nas regiões das arcadas.

De modo a sanar quaisquer dúvidas a respeito do tema, nossa equipe reuniu todas as principais informações sobre a diferença entre raspagem e limpeza nos dentes. Confira no artigo abaixo a boa leitura!

O que são limpeza e raspagem nos dentes? Entenda as diferenças

É extremamente importante entender que a raspagem e a limpeza nos dentes possuem diferenças significativas, mas também certas semelhanças, pois ambas são técnicas de cuidados com a higiene bucal. Além disso, elas visam manter a saúde bucal do paciente assim como evitar patologias bucais graves.

Cada uma possui técnicas, métodos e aplicações únicas, bem como objetivos específicos. Os cuidados com a higiene bucal mais completos são feitos  a partir de diversas etapas e, dentre elas, está a raspagem. Em contrapartida, a raspagem diz respeito à remoção de cálculos dentais (mais conhecidos como tártaros).

Como dissemos, cada um possui suas próprias particularidades e recomendações. Dessa forma, apenas por meio de uma consulta com o dentista responsável você poderá definir qual será a melhor aplicação para o seu caso.

Cuidados com a higiene bucal
Foto cedida por Pexels.

Como é feita a limpeza dental?

Os procedimentos de cuidados com a higiene bucal também pode ser chamados de profilaxia, e o responsável por realizá-los é o cirurgião-dentista.

Ter em mente o que são os cuidados com a higiene bucal faz com que a experiência do paciente no consultório odontológico seja positiva e completa. O cirurgião-dentista é o profissional qualificado para explicar como ter os cuidados com a higiene bucal precisos e eficazes (profilaxia), e com que frequência cada procedimento deve ser realizado.

De acordo com a Dra. Vivian, “a limpeza deve ser realizada periodicamente e os intervalos devem ser definidos de acordo com cada caso”. A seguir, a profissional descreve como funciona a limpeza dental, que tem como foco remover o biofilme – massa acumulada de sujeira e bactérias – dos dentes e também quais os principais cuidados com a higiene bucal que o paciente deve ter.

1ª etapa: raspagem supragengival

“Pode ser feita de forma ultrassônica com aparelho ou de forma manual com as curetas periodontais. Através dela é removido o cálculo dental (tártaro)”, explica a cirurgiã-dentista.

2ª etapa: profilaxia

Segundo a especialista, a profilaxia “é realizada com escova de Robinson ou taça de borracha e pasta profilática, sendo essa mais abrasiva do que as pastas utilizadas normalmente”.

3ª etapa: jato de bicarbonato

Após a profilaxia, é utilizado o jato de bicarbonato: uma solução de água e bicarbonato de sódio de alta pressão para remover impurezas que ainda possam estar sobre a superfície do dente. “É feito o jateamento de acordo com a necessidade de cada paciente”, orienta a Dra. Vivian.

4ª etapa: aplicação tópica de flúor

Por último, aplica-se o flúor no local, ajudando a recuperar a camada superficial dos dentes que foi removida durante as etapas anteriores.

Como é feita a raspagem do tártaro?

Alguns profissionais encaram a raspagem de tártaro como um dos passos dos cuidados com a higiene bucal já inclusos na limpeza dental. Porém, o procedimento também pode ser feito separadamente para remover as massas calcificadas de sujeira nos dentes. Segundo a cirurgiã-dentista, “a raspagem é realizada em pacientes que sofrem com o acúmulo de cálculo, além de pacientes periodontais”.

Ela também explica como fazer raspagem de tártaro: “a raspagem pode ser dividida em supragengival (quando é retirado o tártaro mais visível do dente, com curetas ou ultrassom odontológico) e subgengival (casos de remoção do tártaro que está abaixo da linha da gengiva. É realizada com curetas que só apresentam lâmina cortante de um lado, para não machucar a gengiva)”. Ambos os métodos devem ser realizados em consultório por um profissional.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: