Como ocorre a formação do Cálculo Dental?

Como ocorre a formação do Cálculo Dental?

26/11/2022 - Por: Samara Sampaio

Já ouviu falar sobre cálculo dental? Bem, talvez não. Mas aposto que já ouviu falar sobre tártaro! Ambos os nomes são dados ao mesmo problema: uma camada rígida e escura de placa endurecida que cobre os dentes.

Ele é uma condição que pode gerar bastante incômodo, por isso hoje iremos entender um pouco  sobre como ela surge, como evitá-la  e como tratá-la!

No artigo abaixo, nossa equipe reuniu todas as principais informações a respeito dessa patologia, bem como dicas exclusivas para você preveni-lo. Saiba também como ocorre o tratamento para essa condição que pode ser bastante grave a depender do estágio em que se encontra. Confira abaixo e boa leitura!

O que é Cálculo Dental?

Cálculo dental, ou tártaro como vimos anteriormente, trata-se de uma camada rígida e porosa e nasce de uma placa bacteriana previamente existente sobre os dentes.

Devido à sua porosidade,  o cálculo acumula sobre si  bactérias e restos de alimentos, gerando sua cor escura e trazendo danos estéticos a pessoa atingida, além de também atrapalhar na higienização do dente, visto que impede que seja limpo de maneira correta.

Por atrapalhar a correta higienização, acaba criando um ambiente propício para bactérias e facilitando o aparecimento de cáries.

Além disso, pode acabar surgindo também debaixo das gengivas, irritando o tecido gengival, criando o ambiente ideal para o desenvolvimento de placas bacterianas e doenças periodontais mais graves.

Sintomas de Cálculo Dental

O malefício que o cálculo dental traz é unicamente estético, não causando dores ou incômodos para a pessoa a princípio. Mas vale lembrar que, como já citado, o cálculo dental cria o ambiente propício para o acúmulo de sujeira e bactérias, podendo gerar cáries ou outras condições.

Logo, o sintoma mais evidente do cálculo dental é a formação de uma camada escura sobre os dentes, que é gerada por pigmentos deixados por alimentos. O cálculo dental não é removível com escovação ou com o uso do fio dental.

Qual é a causa do Cálculo Dental?

Normalmente, o cálculo dental surge devido a maus hábitos de higiene bucal. Afinal, o cálculo nada mais é do que o endurecimento da placa bacteriana.

Logo, por ter maus hábitos de higiene bucal, partículas de restos de alimentos permanecem na boca, aumentando o número de bactérias em seu interior.

Complicações

Tome cuidado! Não é só porque o cálculo dental não apresenta sintomas que gerem dor ou incômodo que deve ser ignorado. Afinal, devido ao acúmulo de bactérias no interior da boca, cáries podem surgir com uma frequência muito maior.

Além disso, o cálculo dental funciona como uma proteção para as bactérias, deixando-as livres para crescerem e se fortalecerem. Logo, é necessário que seja tratado o mais rápido possível.

Se não tratado da maneira correta, complicações como a perda do dente ou até  danos no osso de sustentação podem aparecer. E caso surja na gengiva, pode gerar um quadro de gengivite que pode evoluir para um quadro de periodontite.

Como tratar o cálculo dental?

Como vimos, se o cálculo  dental não for tratado da maneira correta, complicações podem ser geradas. Por isso, o mais importante é visitar com frequência o profissional dentista.

O tártaro, ou cálculo dental, é tratado com remoção. A remoção ocorre através do processo de raspagem do tártaro, que normalmente ocorre junto com a profilaxia, que é a limpeza profissional que deve ser feita a cada 6 meses. Junto com a raspagem, o dentista remove a placa bacteriana, evitando formação de novos cálculos.

Também existe um tratamento de remoção através do ultrassom, um aparelho que vibra em alta frequência, removendo o tártaro. Esse tratamento, por ser feito por emissão de ondas, é contraindicado para pacientes com marcapassos.

É importante frisar que a tentativa do paciente de raspar o próprio tártaro é completamente contra indicada. Afinal, o dentista possui todo o estudo e preparo para que, durante a remoção, não estrague o esmalte dentário, diferente de um paciente que tenta retirar o seu próprio cálculo, onde o risco de danificar o esmalte dentário é muito grande.

Lembrando que danos ao esmalte dentário são irreversíveis! O esmalte dentário é a estrutura responsável por proteger o dente, e uma possível danificação pode gerar diversas complicações.

Como prevenir o Cálculo Dental?

A principal recomendação para a prevenção do Cálculo Dental é a observação dos cuidados com a higiene bucal. Afinal, a sua principal causa é uma higiene bucal precária.

Logo, os pontos que devem ser observados são: Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, utilizar o fio dental e visitar o dentista regularmente para realizar a profilaxia e acompanhamento da sua saúde bucal.

Visitas regulares ao dentista

Vamos dar um ênfase especial a esse ponto, afinal, é cultural do brasileiro fazer poucas visitas ao dentista. Porém, manter essas visitas regularmente é de grande importância!

Afinal, o profissional conseguirá identificar problemas, como o cálculo dental, precocemente, podendo agir de maneira a evitar qualquer complicação, gerando até mesmo economia para o seu bolso.

Lembre-se também  que, visitar regularmente o dentista evitará também o desgaste de seus dentes! Assim, melhorando não somente sua saúde bucal, mas também fazendo bem para sua autoestima.

F.A.Q

O que é presença de cálculo dentário?

O cálculo dentário surge do enrijecimento de uma placa bacteriana previamente existente dentro da boca, criando uma camada rígida e porosa sobre o dente. Essa camada atrapalha a higiene bucal, criando um ambiente propício para bactérias.

Além disso, devido a sua porosidade, acumula sobre si partículas de alimentos, o que gera uma aparência escura e um malefício estético.

Como as bactérias contribuem para a formação do cálculo dental?

O cálculo dental nada mais é que uma rígida e porosa camada bacteriana sobre o dente. Por isso, uma higiene bucal precária gera um ambiente propício para bactérias, que levam ao surgimento do cálculo dental.

Qual a diferença entre tártaro e cálculo dental?

Não há diferença entre tártaro e cálculo dental! Ambos têm a mesma condição, apenas com nomenclaturas diferentes.

Qual é a forma de atuação do cálculo dentário na doença periodontal?

O cálculo dental pode surgir também abaixo das gengivas, o que pode gerar um quadro de gengivite e, caso não tratado, pode evoluir para um quadro de periodontite.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: