Placa bacteriana: O que é, causas e como tratar!

Placa bacteriana: O que é, causas e como tratar!

26/11/2022 - Por: Isabelle Lima

O acúmulo da placa bacteriana no meio bucal é o principal fator envolvido no desenvolvimento de diversas doenças bucais.

Os Cirurgiões-Dentistas têm o papel importante de orientar os pacientes com relação a importância da higienização bucal correta e das profilaxias realizadas em consultório para a remoção e o controle da placa bacteriana.

Muitos pacientes ainda têm dúvidas sobre esse assunto e pensando nisso, trouxemos este artigo com mais informações.

Placa bacteriana
Foto cedida por Freepik.

O que é placa bacteriana?

A placa bacteriana, atualmente chamada de biofilme dental, é constituída por polissacarídeos e glicoproteínas salivares, provenientes dos restos alimentares e da saliva, respectivamente, e por microrganismos, aderidos aos tecidos duros e moles da boca.

As primeiras bactérias a formar o biofilme são Streptococcus e  Actinomyces, e, com o tempo, passa a ser colonizado também por bactérias secundárias que tendem a ser mais patogênicas, ou seja, possuem maior potencial de causar alguma doença, como: Tannarella forsythia, Porphyromonas gingivalis, Fusobacterium nucleatum, Treponema denticola e Actinobacillus actinomycetemcomitans.

Qual a causa da placa bacteriana?

Cada indivíduo possui sua microbiota oral natural, ou seja, microrganismos que naturalmente fazem parte da cavidade bucal, chamada de microbiota residente.

A microbiota residente é adquirida logo após o nascimento e continua por toda a vida, sendo, a mãe, a principal fonte desses microrganismos (transmissão vertical).

Diversos fatores causam a modificação da composição dessa microbiota ao longo da vida, como por exemplo, a erupção dos dentes, que fornece novos tipos de superfícies e de microambientes.

A microbiota oral aumenta em diversidade até alcançar uma situação estável em que existe equilíbrio dinâmico entre a microbiota residente e as condições ambientais locais.

No entanto, existem fatores que influenciam no crescimento e no metabolismo desses microrganismos e favorecem a formação do biofilme.

O principal fator é a presença de nutrientes provenientes da dieta, especialmente de alimentos ricos em sacarose, que, se não removidos com uma higienização bucal eficiente, se acumulam e favorecem o crescimento de microrganismos, formando o biofilme.

Esse processo causa um desequilíbrio na microbiota residente e, se não removido o biofilme, com o passar do tempo, pode levar ao desenvolvimento de doenças bucais como a cárie e as doenças periodontais (gengivite e periodontite).

Artigos científicos sobre placa bacteriana 

Assuntos relacionados ao biofilme são motivos de muitos estudos realizados por Cirurgiões-Dentistas pesquisadores, devido a sua presença comum em grande parte da população mundial e da sua relação direta com o desenvolvimento de diversas doenças bucais.

Na literatura é possível encontrar inúmeros artigos científicos sobre o biofilme. Abaixo estão alguns trabalhos recentes que envolvem: revisão de literatura, pesquisa científica e capítulo de livro.

A importância do controle do biofilme dentário: uma revisão da literatura (2020):

Referência: Menezes M. L. F. V. de; Macedo Y. V. G. de; Ferraz N. M. P.; Matos K. de F.; Pereira R. O.; Fontes N. M.; Batista M. I. H. de M.; Paulino M. R. A importância do controle do biofilme dentário: uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 55, p. e3698, 13 ago. 2020.

Avaliação do conhecimento dos pacientes sobre a importância do controle do biofilme dentário (2021):

Referência: Butze, J. P. Avaliação do conhecimento dos pacientes sobre a importância do controle do biofilme dentário, 2021.

Tópicos em bioquímica e microbiologia bucais (2021):

Referência: Henz S. L.; Hashizume L. N.; Arthur R. A. Biofilme dental. Tópicos em bioquímica e microbiologia bucais. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2021. p. 107-139, 2021.

Tratamentos para a placa bacteriana

Os tratamentos para a placa bacteriana envolvem procedimentos de limpeza da cavidade bucal e controle da placa através de ações de prevenção como a educação em saúde bucal.

Produtos em alta 

Atualmente, existem inúmeros produtos no mercado que prometem combater a placa bacteriana, como alguns enxaguantes bucais e, recentemente, um novo produto chamado de “sérum bucal”.

No entanto, para manter uma saúde bucal em dia, não é necessário o uso de muitos produtos além do fio dental, da escova e do creme dental – ao menos que um profissional indique o uso de algum produto específico.

Cuidados bucais 

Os cuidados bucais envolvem uma higienização bucal eficiente e consultas frequentes ao Cirurgião-Dentista para avaliação da condição bucal.

A higienização deve ser feita da seguinte forma:

  • Usar o fio dental diariamente antes da escovação para remover o biofilme que se acumula nas regiões entre dois dentes adjacentes;
  • Utilizar escova dental de cerdas macias ou extra macias e cabeça pequena, e creme dental com flúor;
  • Realizar uma escovação eficiente, removendo o biofilme de todas as faces dentárias, pelo menos três vezes ao dia, principalmente após as refeições.

Educação em saúde bucal 

A educação em saúde bucal é extremamente importante na prevenção das doenças bucais.

O Cirurgião-Dentista possui um papel importante nesse processo através da orientação dos pacientes de como realizar uma higienização bucal eficiente e sobre a importância de manter uma dieta equilibrada, evitando a ingestão de alimentos com alto teor de açúcar.

Qual a diferença entre placa bacteriana e tártaro? 

A formação do tártaro, ou cálculo dental, ocorre a partir da mineralização da placa bacteriana.

Quando a placa bacteriana permanece acumulada nas superfícies dentárias por um certo período, ocorre a deposição de minerais presentes na saliva e, portanto, acontece a sua mineralização.

O tártaro possui consistência dura e não pode ser removido com a escovação, somente com o procedimento de raspagem, realizado no consultório pelo Cirurgião-Dentista.

Se não removido, o tártaro pode causar doenças periodontais, como a periodontite, podendo levar à perda dos dentes.

Foto de Isabelle Lima

O Autor

Isabelle Lima

Física Médica (FFCLRP-USP). Especialista de Produtos da área de Ultrassom na Alliage.

Veja mais de "Isabelle Lima" >

Leia também: