Cálculo dental: tudo que você precisa saber!

Cálculo dental: tudo que você precisa saber!

16/11/2022 - Por: Isabelle Lima

O cálculo dental também chamado de tártaro, é uma placa bacteriana que não foi removida de forma eficaz e tornou-se mineralizada e calcificada.

Ter cálculos dentais podem favorecer o aparecimento de cáries, gengivite e periodontite podendo levar a mobilidades dentais e em casos mais graves a perdas dentais.

Nos casos em que o cálculo dental já está formado, ele só poderá ser removido pelo dentista e isso não impede que o problema volte caso não sejam seguidas as devidas orientações de higienização bucal.

O que é cálculo dental?

Cálculo Dental
Cálculo Dental – Foto cedida por Pixabay.

O cálculo dental também chamado de tártaro nada mais é que um depósito mineral de consistência dura que possui coloração que vai do amarelo ao marrom.

Sua tonalidade se deve ao fato de ser poroso e reter pigmentos externos como o café, refrigerantes e o fumo.

Normalmente, os cálculos dentais se localizam entre os dentes inferiores, próximo à margem da gengiva ou abaixo dela e podem ser classificados em dois tipos: supra gengival que é visível e subgengival que não é perceptível aos olhos dos pacientes.

Como tirar cálculo dental?

Para tirar e fazer o correto tratamento do cálculo dental, você precisa procurar por um profissional qualificado, no caso os cirurgiões dentistas.

Após uma avaliação minuciosa, o dentista irá remover e passar orientações de prevenção quanto à formação do tártaro.O procedimento de retirada dos cálculos dentais geralmente é feito junto com a profilaxia e deve ser feita pelo menos 2 vezes ao ano.

Para fazer a raspagem do tártaro, o dentista usa um equipamento chamado cureta, que se assemelha a um mini bastão com dois ganchinhos, um em cada ponta.

Pode remover os cálculos dentais

Os dentistas também podem optar por remover os cálculos dentais com o ultrassom, que possui uma ponta que vibra em alta frequência e consequentemente consegue remover o tártaro.

Apesar do tratamento retirar toda a camada de tártaro, ela pode voltar se você não seguir as orientações de higienização do dentista.

Dessa forma, a melhor forma de prevenir a formação de cálculos dentais é realizando a correta escovação e higienização dos dentes, como orientado pelo seu dentista.

Orientações:

Dentre as possíveis orientações que esses profissionais podem dar, podemos citar as seguintes:

  • Escovar os dentes regularmente (no mínimo três vezes ao dia);
  • Fazer uso do fio dental;
  • Consumir alimentos saudáveis;
  • Fazer uso de enxaguantes bucais sempre que possível, pois eles ajudam a matar microrganismos em locais onde a escova não alcança e várias outras.

Além disso, é de extrema importância que você faça visitas frequentes ao dentista, para realizar as limpezas semestrais e reavaliar sua condição bucal sempre que possível, para que um simples problema não se torne mais grave.

Qual a diferença entre cálculo e tártaro?

Embora muitas pessoas acreditem que os cálculos dentais e o tártaro sejam coisas diferentes, ambos os termos representam a mesma coisa, uma placa bacteriana endurecida que não foi removida de forma eficaz com a higienização bucal.

A placa bacteriana em si, é uma camada amolecida e incolor, que contém restos de alimentos e bactérias. Elas se acumulam sobre os dentes e próximo à gengiva e quando não retiradas de forma eficiente, viram os famosos cálculos dentais.

Foto de Isabelle Lima

O Autor

Isabelle Lima

Física Médica (FFCLRP-USP). Especialista de Produtos da área de Ultrassom na Alliage.

Veja mais de "Isabelle Lima" >

Leia também: