Cálculo dental generalizado: aprenda como tratar

Cálculo dental generalizado: aprenda como tratar

25/11/2022 - Por: Samara Sampaio

O cálculo dental generalizado é um problema grave e comum que afeta a saúde bucal e pode até mesmo causar inflamações na gengiva e doenças cardiovasculares. Por isso, é importante saber o que é e como tratar corretamente essa doença.

Vamos conhecer a origem e tratamento adequado desse problema abaixo!

O que é cálculo dental generalizado?

O cálculo dental generalizado, ou tártaro generalizado, é o estágio avançado do que conhecemos simplesmente como tártaro, uma placa dura e amarela que se forma na base dos dentes, composta por bactérias e restos de alimentos solidificados.

O cálculo dental pode ser de dois tipos:

  • Supragengival;
  • Subgengival.

O cálculo supragengival é aquele que se forma na base do dente, acima da gengiva, e que podemos ver ao olhar no espelho.

Já o cálculo subgengival se forma abaixo da superfície do dente, embaixo da nossa gengiva, e por isso, é mais difícil de combater.

Ambos os tipos de cálculos dentais são formados pelo mesmo material bacteriano e têm a mesma causa.

Causa do cálculo dental

Sendo uma massa bacteriana sólida, o cálculo dental generalizado é causado pelo acúmulo de alimentos e formação de um biofilme, ou conjunto de bactérias, em uma região da boca.

Esse acúmulo pode surgir pela má escovação dos dentes e por uma higiene bucal deficiente, que combinada com a salivação constante gera um processo de mineralização do material acumulado nos dentes, que acaba se solidificando.

Em um estágio avançado, o cálculo dental pode cobrir toda a superfície e interior dos dentes, criando placas duras e maciças que podem causar uma infecção gengival, ou até mesmo doenças cardíacas, quando entram em contato com a corrente sanguínea.

Por isso, em casos de cálculo dental, fazer um tratamento com um dentista é indispensável.

Como tratar o cálculo dental

Em caso de cálculo dental generalizado, e mesmo nos casos mais leves, o tratamento apropriado é a limpeza especializada, feita em um consultório odontológico.

Essa limpeza consiste em uma raspagem do tártaro em toda a região do dente coberta pela placa, em que todo o material bacteriano é removido com a ajuda dos instrumentos apropriados, e há a limpeza de toda a área atingida do dente.

Para evitar que o tártaro chegue a um estágio avançado, é ideal visitar o dentista a cada 6 meses, realizando uma consulta preventiva, ou mesmo uma limpeza leve dos cálculos dentais em estágio inicial. Isso garantirá a prevenção adequada dessa doença.

calculo dental generalizado
Imagem:Freepik

Como evitar cálculo dental?

Além da consulta periódica ao dentista, existem outras formas simples e eficazes de evitar um cálculo dental generalizado, que podem ser feitas em casa, nas escovações do dia-a-dia.

calculo dental generalizado
Imagem: Freepik

São elas:

  • Usar o fio dental regularmente, e da maneira correta;
  • Realizar uma escovação correta e atenta dos dentes;
  • Evitar a demora da escovação após uma refeição;
  • Evitar o acúmulo de alimentos nos dentes.

Seguindo esses passos, você terá as ferramentas necessárias para cuidar bem da sua higiene bucal, e evitar a formação de placas e cálculos dentais crônicos, facilitando o trabalho do seu dentista.

Na dúvida, converse sempre com um dentista

O cálculo dental generalizado é um problema grave, que pode acometer qualquer pessoa.

Mas apesar da importância do problema, o tratamento e prevenção para ele são simples e rápidos de fazer, com a ajuda de um profissional qualificado.

Por isso, se você tem um tártaro em formação, em estágio avançado, ou mesmo se quer se prevenir contra essas complicações, converse sempre com o seu dentista.

Ele saberá te orientar da melhor forma, e terá sempre o melhor método e tratamento disponíveis, prontos para solucionar o seu problema de forma rápida e eficaz.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: