Abscesso odontogênico: como é causado e como prevenir

Abscesso odontogênico: como é causado e como prevenir

26/11/2022 - Por: Cassiano Pires

Embora muitas pessoas já tenham ouvido falar em abscesso, poucas sabem que existe o abscesso que ocorre na cavidade bucal, chamado de abscesso odontogênico ou dentário.

Além disso, poucas pessoas compreendem a gravidade e os riscos que um abscesso odontogênico pode causar para a saúde bucal e geral de um indivíduo.

Pensando nisso, trouxemos este artigo com mais informações sobre esse assunto. Confira!

abscesso odontogenico

O que é o abscesso odontogênico?

O abscesso odontogênico é um processo infeccioso purulento, ou seja, quando há a presença de pus, causado por bactérias patogênicas.

O abscesso pode ocorrer na estrutura interna de um dente (canais radiculares), na região dos tecidos de suporte ou na região do opérculo gengival que recobre um dente semi-incluso, podendo ser classificado, então, como: abscesso periapical (endodôntico), abscesso periodontal ou abscesso pericoronário, respectivamente.

Além disso, os abscessos podem ser classificados de acordo com a sua evolução em: agudos ou crônicos.

Quais bactérias causam o abscesso odontogênico? 

As infecções de origem odontogênicas são, em sua grande maioria, polimicrobianas, ou seja, causadas por diversas bactérias.

As principais espécies bacterianas envolvidas nos processos infecciosos odontogênicos são: Staphylococcus e Streptococcus.

Sintomas do abscesso dentário 

Os principais sintomas do abscesso dentário são:

  • Dor moderada ou intensa;
  • Inchaço na região do dente ou do rosto;
  • Febre;
  • Linfonodos da região do pescoço inchados.

Fatores de risco para o abscesso 

Um abscesso odontogênico pode ter várias origens, como por exemplo: a doença cárie, a necrose pulpar, a doença periodontal, a dificuldade de higienização de um dente semi incluso, o pós operatório cirúrgico, algum trauma ou fratura, entre outras.

Sendo assim, existem fatores que estão relacionados a essas condições e que, consequentemente, aumentam as chances de se desenvolver um abscesso odontogênico, que são: higiene bucal ineficiente, dieta pobre em nutrientes e rica em açúcar, fatores sistêmicos que afetam a saúde, entre outros.

Quando você deve consultar o dentista 

As consultas ao Cirurgião-Dentista devem ocorrer periodicamente para que se realize as limpezas e avaliações da cavidade bucal com o profissional a fim de prevenir, diagnosticar e tratar precocemente as doenças bucais.

Caso apresente algum sinal ou sintoma relacionado ao abscesso ou a qualquer outra doença bucal, a recomendação é que se procure um Cirurgião-Dentista o quanto antes.

As infecções odontogênicas, como os abscessos, se não tratados, podem se espalhar através da corrente sanguínea e atingir outras regiões do corpo e colocar a saúde e até a vida em risco.

Exames de Raios-X para diagnosticar abscesso 

Os exames de raios X ou radiografias são exames complementares extremamente importantes na Odontologia para o diagnóstico de diversas doenças bucais.

No caso dos abscessos odontogênicos, os principais exames radiográficos utilizados para seu diagnóstico são a radiografia periapical, que permite uma visualização e análise detalhadas do elemento dentário e de suas estruturas de suporte, e a tomografia computadorizada de feixe cônico, que permite uma análise tridimensional detalhada da região.

Diagnóstico clínico do dentista 

No exame clínico o Cirurgião-Dentista avaliará as condições de saúde bucal e principalmente do elemento dentário envolvido no processo infeccioso.

Além disso, o profissional pode realizar testes como o teste de percussão e o teste de vitalidade pulpar para diagnosticar a localização e a origem do abscesso odontogênico e realizar o tratamento mais indicado.

Tratamentos para o abscesso odontogênico 

Os tratamentos do abscesso odontogênico envolvem a eliminação do processo infeccioso principalmente através da drenagem e da administração de antibióticos. O tipo de tratamento dependerá, também, da origem do abscesso.

Um abscesso periapical deve ser tratado através da drenagem da secreção purulenta via canal radicular e da realização do tratamento endodôntico.

Nos casos de abscesso periodontal e pericoronário a drenagem é feita através da bolsa periodontal ou do tecido gengival.

Em casos mais severos, onde não é possível salvar o elemento dental, o profissional pode optar por sua extração para eliminar o foco infeccioso e tratar o abscesso.

Como prevenir o abscesso odontogênico? 

A prevenção dos abscessos odontogênicos envolve cuidados com a saúde bucal e geral, e as visitas frequentes ao Cirurgião-Dentista.

Alguns cuidados essenciais são:

  • Higienização correta da cavidade bucal;
  • Alimentação equilibrada rica em nutrientes e com menos quantidade de açúcar;
  • Exames de rotina e visitas periódicas ao Cirurgião-Dentista.

Cuidados bucais essenciais 

Os cuidados bucais são a principal forma de prevenir o aparecimento de diversas doenças bucais e, consequentemente, dos abscessos odontogênicos.

Uma higienização correta deve eliminar o biofilme formado por restos alimentares e bactérias de forma eficiente.

Para isso, deve-se utilizar o fio dental diariamente antes da escovação, uma escova de cerdas macias e cabeça pequena, e um creme dental fluoretado.

Além disso, é importante seguir as orientações do Cirurgião-Dentista sobre a melhor técnica de escovação para seu caso.

Alguns procedimentos podem prevenir o aparecimento dos abscessos como por exemplo no caso dos abscessos pericoronários que ocorrem frequentemente em terceiros molares (sisos) semi inclusos.

A infecção, também chamada de pericoronarite, ocorre devido a dificuldade de higienização na região recoberta por uma parte do tecido gengival.

Nesses casos, na grande maioria das vezes, o Cirurgião-Dentista indica a extração dos terceiros molares.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: