Tipos de dor no dente: veja 5 exemplos, causas e tratamentos

Tipos de dor no dente: veja 5 exemplos, causas e tratamentos

10/11/2022 - Por: Samara Sampaio

Tanto a intensidade quanto as causas da dor de dente variam, de acordo com a enfermidade do paciente. Mas, esses fatores podem passar despercebidos num primeiro momento, o que leva as pessoas a acreditarem que toda dor de dente é igual. Porém, é possível categorizar ao menos 5 tipos de dor no dente diferentes.

Entender o que a dor significa e observar se ela é apenas uma condição passageira ou pode vir a se tornar um problema grave, é muito importante, na hora de procurar ajuda odontológica especializada, já que esta é a melhor chance que o paciente tem de se ver curado o quanto antes.

Para te ajudar a identificar os tipos de dor no dente, este artigo irá explicar como cada dor se apresenta, quais enfermidades podem estar atreladas a elas e quais são os tratamentos indicados em cada caso.

Quais são os tipos de dor de dente?

É preciso estar atento aos sintomas, para saber qual é o seu tipos de dor de dente na hora de descrever ao dentista a dor que você está sentindo. Isso porque existem variações e, a depender dos tipos de dor no dente, o especialista poderá indicar exames e realizar o tratamento adequado.

Veja alguns exemplos de dor no dente nos tópicos a seguir!

Sensibilidade momentânea

A sensibilidade momentânea é sentida quando comemos algum alimento gelado ou quente, além daqueles que possuem muita acidez. A sensação que este tipo de dor provoca é de choque, que resplandece por todo o dente e causa incômodo imediato.

Entre as causas dessa dor, existe o desgaste do esmalte, que envolve a coroa dentária, e as cáries. Por outro lado, existem pacientes que possuem dentes naturalmente mais sensíveis, mesmo estando livres de enfermidades.

Mas, para que um diagnóstico correto seja realizado, é importante que seja feita uma avaliação médica.

Sensibilidade após tratamentos

Alguns tipos de dor no dente podem ser provocados devido a sensibilidade que os mesmos sofrem, após procedimentos de clareamento e canal. Assim, é comum que nos primeiros dias após tais procedimentos, o paciente seja afetado pela variação de temperatura e a mastigação.

Entretanto, mesmo que seja comum a sensibilidade pós-tratamento de canal, é importante ficar atento aos sinais. A dor deve durar alguns dias e depois desaparecer. Então, caso o incômodo persista, o paciente deve procurar o dentista para entender o que a está provocando.

Dor aguda

A dor aguda está entre os tipos de dor de dente mais repentinos. Ela costuma surgir “do nada” e desaparecer rapidamente. Assim, alguns pacientes não voltam a senti-la enquanto outros têm episódios espaçados.

Em quaisquer um dos casos, a indicação é a realização de consulta odontológica, já que esse sintoma pode indicar quadros graves de cárie, rachaduras, retração gengival, gengivite e outras enfermidades.

Tipos de dor no dente
créditos: pexels

Dor duradoura

A dor duradoura é aquela que se estende por mais de 2 minutos, sendo um dos tipos de dor de dente que costuma atrapalhar a rotina do paciente. Afinal de contas, sentir dor de dente é algo muito incômodo, e que pode deixar as pessoas muito estressadas.

Com a rotina do dia a dia, é comum ver as pessoas se automedicarem, tomando antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos, mas esse é um erro terrível que pode levar o mesmo a perda do dente.

Isso porque a medicação pode ocultar problemas graves nos dentes, como cáries profundas que podem a vir se tornar um quadro de canal. Assim, ao sinal de dor persistente nos dentes, o indicado é que o paciente marque uma consulta odontológica o quanto antes.

Dor maçante

A dor maçante está relacionada a tipos de dor no dente que causam a sensação de pressão na arcada dentária, o que pode se relacionar com dores de cabeça. É como se alguém estivesse realizando uma pressão muito forte naquela região.

Nesse sentido, disfunções temporomandibulares, bruxismos e dor reflexa na musculatura de seios e face podem ser acionadores desse tipo de aflição.

O que pode levar ao surgimento da dor?

Existem vários gatilhos que podem levar ao surgimento da dor de dente. Desse modo, apenas o dentista poderá investigar as causas de forma efetiva e assim desenvolver um tratamento.

Contudo, existem alguns elementos aos quais devemos ficar de olho, e ao primeiro sinal de alerta, procurar um especialista. São eles:

Desgaste do esmalte dental

O esmalte do dente é responsável por resguardar a dentina, que é uma camada vascularizada. Assim, em casos de escovação incorreta e uso de produtos abrasivos, o esmalte pode sofrer desgaste, expondo a dentina e causando sensibilidade ao paciente.

Doenças bucais

Doenças como a cárie, gengivite, periodontite, bruxismo e retração gengival podem ocasionar danos graves à arcada dentária do paciente. Essas enfermidades geram alguns tipos de dor no dente muito agudos, e pode ocasionar a perda do dente, caso não tratadas habilmente.

Traumas

As dores de dente geradas por traumas, estão comumente ligadas ao impacto sofrido pela raiz, mesmo que a coroa não tenha sido afetada. Nesses casos, o especialista irá pedir radiografias e direcionar o paciente ao tratamento adequado.

Maus hábitos bucais

Os maus hábitos bucais podem levar a diferentes tipos de dor no dente, ocasionados pela escovação incorreta e hábitos alimentares prejudiciais, principalmente àqueles baseados em uma dieta rica em açúcares.

O consumo exagerado de bebidas e comidas açucaradas pode levar a cárie, que irá deixar o dente inflamado, o que causará muita dor ao paciente e o levará ao consultório odontológico.

Como tratar o quadro?

Ao procurar o especialista, os procedimentos relativos a cada caso serão indicados para tratar os diferentes tipos de dor no dente. Algumas medidas cabíveis estão descritas nos tópicos abaixo:

Sensibilidade

Caso a sensibilidade não seja provocada por um quadro de enfermidade, a mesma pode ter caráter genético. Assim, o paciente tem a oportunidade de comprar cremes dentais específicos, que oferecem fórmulas para proteger os dentes.

Obturação e canal

A obturação resolve alguns tipos de dores no dente, sofridas por pacientes acometidos por cárie. Assim, a parte comprometida pela infecção é retirada e restaurada. Já nos casos de canal, o especialista precisará retirar toda a polpa dentária, desinfectar e cimentar a área acometida.

Bons hábitos

Bons hábitos alimentares, com a redução de açúcares e realização correta da higiene bucal auxiliam na preservação dos dentes, evitando assim diversos tipos de dor no dente e suas complicações.

F.A.Q

Como identificar onde é a dor de dente?

A dor pode começar leve e se tornar mais intensa com o passar do tempo. Ao colocar os dedos sobre o local você poderá sentir a região dolorida e deve procurar um dentista rapidamente.

Como é a dor do nervo do dente?

A dor no nervo do dente é um dos tipos de dor de dente na qual é comumente descrita como uma sensação aguda e penetrante.

Como é a dor do dente inflamado?

A dor do dente inflamado é caracterizada por latejamento, sensibilidade nos dentes e inchaço na boca ou bochecha.

Quando devo me preocupar com a dor de dente?

Ao primeiro sinal de dor de dente o dentista deve ser procurado. Isso porque a dor representa um quadro de alerta, mesmo que não seja intensa. Além disso, quando a enfermidade é tratada de forma inicial, evita-se a perda do dente.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: