Sonda exploradora endodôntica: tudo sobre esse instrumento

Sonda exploradora endodôntica: tudo sobre esse instrumento

25/11/2022 - Por: Dabi Atlante

Venha entender tudo sobre, sonda exploradora endodôntica, trazemos esse artigo especialmente para você, com o intuito de proporcionar as melhores informações.

Lembrando que a fabricação desse instrumento deve ser feita de maneira correta para que os ângulos sejam todos precisos.

Para que ser a Sonda Exploradora Endodôntica?

Essa sonda em especial chamada de Sonda Exploradora Endodôntica é um instrumento bastante usado no ramo odontológico pelos especialistas da área.

Começaremos pela extremidade do próximo instrumento acompanhado de um gancho muito bem angulado e com a outra parte arredondada. Conseguimos encontrar também alguns outros modelos que consistem em dois ganchos nas duas extremidades do instrumento.

Bem na extremidade do gancho, encontramos um ponto bem afiado cujo objetivo é proporcionar a utilização do instrumento de uma maneira muito mais segura e eficaz. A sonda exploradora endodôntica é utilizada visando poder encontrar a existência presente de alguma cárie no esmalte do dente e também identificar a permanência de futuros preparos cavitários dentais para o asseguramento da substância restauradora dentária. Isso tudo só é possível quando o ponto afiado do gancho consegue se prender a uma cavidade.

Quais as melhores marcas de sonda exploradora endodôntica?

No mercado podemos encontrar diversas marcas de sonda exploradora endodôntica, tendo disponibilidade de vários tipos de qualidade desse instrumento.

As marcas que podemos citar são:

  • HU- FRIEDY
  • Golgran
  • DUFLEX
  •  Ice
  •  FAVA
  • Steel Max

Dentre todas as marcas citadas acima, o profissional da área odontológica que irá fazer o uso desse instrumento conseguirá realizar todos os procedimentos de verificação da permanência e existência de cárie no esmalte dentário.

Qual é a função da sonda exploradora?

A sonda exploradora endodôntica tem duas principais funções. Uma delas é responsável por investigar, durante o procedimento, o avistamento de cavidades fora do padrão que possam conter algum vestígio de cáries no dente. A outra função do instrumento é verificar o acúmulo e a concentração mecânica durante o seguimento que restaura a parte dentária.

Para que serve a Sonda de Rhein?

Essa sonda, muito utilizada no ramo odontológico também chamada de Sonda Endodôntica Curta Rhein ou Sonda Reta, é um instrumento muito significativo para os profissionais dessa área conseguirem entender a anatomia complexa que tem como formação toda a área da nossa boca.

Na primeira fase do tratamento onde se inicia o tratamento do paciente, ela é muito importante por prestar um grande suporte ao profissional, sendo um estágio frágil deste procedimento que pode ser considerado cirúrgico.

Onde é nesse exato momento que o rompimento causado pelas brocas estão em busca de canais considerados normais.

Para ocorrer de maneira correta todo esse processo e chegar no objetivo almejado, se faz necessário o uso específico da sonda endodôntica curta rhein, por conter sua ponta extremamente fina, bem robusta e com uma pegada ergonômica. Essa sonda possui todos os atributos citados anteriormente e que ainda acompanha de duas angulações da ponta, nas duas extremidades do instrumento.

Pelos registros feitos, podemos observar que o uso da Sonda endodôntica curta rhein é extremamente importante para o profissional realizar esse tipo de procedimento de maneira correta e eficaz em seu paciente, podendo assim fazer a diferença no momento de localizar os canais mais complexos e peculiares existentes, envolvendo diretamente na realização bem sucedida deste procedimento.

O que é a Sonda Odontológica?

Essa sonda é usada pelos profissionais de odontologia durante inúmeros procedimentos. Dentre as sondas existentes, conseguimos observar que algumas são mais usadas que outras, merecendo conhecimentos específicos para fazer o uso do instrumento de maneira correta.

Esse instrumento é muito utilizado pelo dentista diariamente, por isso, contém uma variedade de modelos que os profissionais da área podem optar.

sonda exploradora endodôntica
Imagem: Freepik

Cada uma das sondas tem suas particularidades e funções. Para fazer o uso da sonda, é importantíssimo lembrar que a ponta do gancho fixada na extremidade do instrumento esteja muito bem afiada, para assim se fazer com eficiência o procedimento no paciente.

Quais os tipos de sondas odontológicas que existem?

A sonda exploradora endodôntica é um dos instrumentos mais usados nesse ramo de atuação. Quase que diariamente ele é utilizado pelos especialistas para realizar diversos procedimentos. A seguir, iremos conferir alguns modelos mais utilizados pelos dentistas, podendo ser diferenciadas e identificadas pelos respectivos números em cada uma delas:

  • Número 5 — Essa sonda é revestida e construída em aço inoxidável, que concede alta durabilidade. Contém um tamanho de 4,5mm dependendo do modelo escolhido e possui um cabo super confortável que oferece muito eficiente em seu uso e uma pegada totalmente ergonômica. É muito indicada para diagnosticar se o paciente a ser tratado possui cárie dental de uma forma indolor, passando segurança a ele e confiabilidade ao profissional que está realizando o procedimento.
  • Número 23 — A sonda de número 23 é um instrumento odontológico que também é criada e revestida com aço inoxidável, com o diferencial de ser colocada a um tratamento contra a oxidação da sonda com o passar do tempo e do uso. Conseguimos encontrar o modelo de sonda que possui em sua extremidade um gancho super afiado e o outro modelo que possui o gancho nas duas extremidades do instrumento.
  • Exploradores endodônticos — Os modelos de sondas exploradoras foram criadas com o intuito de realizar a busca de canais radiculares de uma maneira muito simples. Essas também são construídas de aço inoxidável, aumenta a vida útil do instrumento e passando a mesma sensação de ergonomia e segurança que as outras.

Todas elas têm o mesmo mecanismo de realização do procedimento, se fixar a uma cavidade.

Pode existir algum tipo de risco ao fazer o uso desses instrumentos odontológicos?

Especialistas da área abordam esse tema com algumas dúvidas a serem sanadas. Alguns dizem que fazer o uso de exploradores dentais para realizar a busca de cáries nos dentes pode ser considerado uma falha. Isso ocorre pois em alguns casos, a cárie em sua fase inicial de proliferação pode ainda não apresentar qualquer tipo de falha em suas condições iniciais.

Porém, quando a sonda se desloca por essa área, onde já possa estar bem sensível, a ponta afiada do gancho colabora na formação de uma falha no esmalte do dente, acarretando diretamente na agilização do desenvolvimento da formação de cárie.

Foto de Dabi Atlante

O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

Veja mais de "Dabi Atlante" >

Leia também: