Público-alvo: O que é e como usá-lo a favor da odontologia!

Público-alvo: O que é e como usá-lo a favor da odontologia!

25/11/2022 - Por: Ana Luísa Rezende

O mapeamento do público-alvo possibilita a criação de estratégias de marketing mais eficazes, direcionando os esforços para um grupo em específico. Dessa forma, a clínica odontológica consegue suprir as suas necessidades, de forma eficiente.

Além da criação de um marketing assertivo para atrair mais clientes, definir um público-alvo também ajuda a conhecer melhor os seus pacientes, para fidelizar a preferência pela sua clínica odontológica.

Por essa razão, criamos este artigo, onde você encontra a definição de público-alvo e aprende a definir o seu próprio público, através de um passo a passo detalhado.

Neste texto, você também encontrará um tópico sobre a importância de conhecer o público-alvo do seu negócio, para esclarecer possíveis dúvidas a respeito do assunto.

Quem é o público-alvo?

O público-alvo consiste em um grupo de pessoas que apresentam características ou gostos semelhantes. Por exemplo, as crianças são o público-alvo das lojas de brinquedos, pois têm os mesmos interesses.

Entender que existem grupos de pessoas que possuem alguns pontos de convergência, ajuda a identificar com mais facilidade possíveis clientes, devido ao reconhecimento dos seus interesses em comum.

Ou seja, para ter sucesso na sua clínica odontológica, é importante selecionar os indivíduos que possivelmente se interessariam pelos seus serviços, e criar estratégias de captação voltadas para eles.

Para isso, o profissional responsável por definir o público-alvo da clínica precisa realizar uma cuidadosa análise de dados, a fim de identificar corretamente qual é o público da instituição.

Afinal, fazer uma seleção errônea pode acarretar em grandes consequências. Como por exemplo, investir em campanhas de marketing direcionadas para pessoas que não se interessam pelos serviços ofertados pela sua clínica odontológica.

publico-alvo
Imagem: Freepik

Como definir público-alvo para minha clínica odontológica

As segmentações de mercado possibilitam a definição do público-alvo, tendo como base as principais características de diferentes grupos.

Nesse sentido, para descobrir qual é o público-alvo da sua clínica odontológica, você deve combinar as diferentes segmentações, para ter uma definição específica de público.

Para encontrar o público-alvo da sua clínica odontológica, é necessário conhecer os principais tipos de segmentação. São eles:

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica reúne as características sobre o local em que o público-alvo mora, trabalha ou frequenta. Ou seja, ela especifica se o seu público é da área rural ou urbana, residencial ou comercial, em que estado, cidade ou país ele se encontra, e qual é o clima da região na qual ele reside.

Segmentação demográfica

Diferente da segmentação geográfica, a segmentação demográfica busca utilizar informações mais específicas, como idade, gênero, cor ou raça do público.

Ela também avalia qual é a renda familiar do público-alvo, a ocupação e escolaridade dessas pessoas.

Segmentação psicográfica

Na segmentação psicográfica, são observadas as características da individualidade e subjetividade dos clientes. Por exemplo, quais são os seus valores e crenças, além dos seus interesses.

Para montar um perfil assertivo, procure observar também o estilo de vida e a personalidade das pessoas que tendem a procurar os seus clientes.

Segmentação comportamental

Conhecer a forma como os clientes agem no mundo, ajuda a definir o seu perfil comportamental. O objetivo de analisar esse segmento é criar campanhas de marketing que sejam efetivas.

A segmentação comportamental serve para ajudar a definir o público-alvo de acordo com o seu comportamento diário, como a sua reação a preços baixos, médios ou altos, e a sua frequência de compra.

Como saber qual o meu público-alvo?

A seguir, veja o passo a passo de como saber qual é o seu público-alvo:

1. Conheça a sua clinica odontologica

Quais são os tratamentos que a sua clínica oferece? Qual é o público que está em busca desses tratamentos? Por que as pessoas contratam os seus serviços? Essas são algumas questões que precisam de atenção.

2. Entenda o comportamento dos clientes

Busque olhar para os consumidores em geral, por meio de pesquisas de mercado, para identificar quais são as principais necessidades dos clientes e como solucioná-las.

Afinal, entender o comportamento dos clientes é essencial para montar um perfil para o seu público-alvo.

3. Aprenda com a concorrência

Observar as ações dos concorrentes ajuda a criar estratégias para definir o seu próprio público-alvo. Pois, tal observação possibilita a visualização de lacunas, as quais você pode preencher na criação da sua campanha de captação de pacientes.

Além do fato de que, ao observar a concorrência, você pode pensar em estratégias para diferenciar o seu empreendimento dos demais, criando uma marca única.

4. Entenda cada segmento

As segmentações de mercado norteiam a definição do público-alvo, de acordo com as características de diferentes grupos. Entender cada segmento é essencial para construir uma base assertiva de clientes.

Ao entender e aplicar a potencialidade de cada segmento, você amplia as oportunidades da sua clínica odontológica, alcançando o público certo.

5. Defina o seu público-alvo

Existe a possibilidade de atuar em mais de um segmento de mercado ao mesmo tempo. Isso ocorre porque, os segmentos de mercado apresentam diversas características que podem ser exploradas, de forma a ampliar as estratégias de captação de clientes.

Contudo, definir muitos segmentos implica na necessidade de criar diferentes estratégias de captação, o que deixa as campanhas de marketing mais complicadas.

Por que definir um público-alvo para minha clínica?

Definir um público-alvo para a sua clínica odontológica, é a melhor maneira de estabelecer uma comunicação direta com as pessoas que estão procurando pelos seus serviços.

O marketing costumava ser feito de forma ampla, com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possíveis. Contudo, esse estilo de campanha de captação de clientes vem perdendo espaço.

Isso porque, criar estratégias de marketing sem se preocupar em olhar para o mercado, dificulta o direcionamento das campanhas. Nesse sentido, usando a técnica do marketing massivo, um maior número de pessoas conhece a sua clínica, mas grande parte desse público não irá se interessar de fato pelos seus serviços.

O conceito de público-alvo começou a ser utilizado após a popularização do termo Marketing 2.0, quando Philip Kotler se tornou um dos principais autores do marketing moderno.

Foi a partir desse momento, que as empresas começaram a reavaliar a forma como suas estratégias de marketing eram feitas, buscando entender melhor os seus consumidores.

Assim, as campanhas eram direcionadas exatamente para os possíveis clientes, aumentando a possibilidade de atrair pessoas de forma efetiva, para os seus negócios.

Ou seja, o marketing para a captação de clientes deixou de ser focado nos interesses das empresas, e passou a ser centrado nos interesses dos clientes, por meio da definição do público-alvo.

Foto de Ana Luísa Rezende

O Autor

Ana Luísa Rezende

Cirurgiã-dentista pela FORP-USP. Mestre em ciência (FMRP-USP). Especialista em Odontologia Legal (FORP-USP). Especialista de Produtos da área de Consultórios e Biossegurança na Alliage.

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