Marketing digital para sua clínica odontológica

Marketing digital para sua clínica odontológica

25/11/2022 - Por: Dabi Atlante

O marketing digital para sua clínica odontológica é a melhor forma de atrair mais pacientes para o seu negócio. Afinal, por meio dele, um maior número de pessoas conhecem o seu trabalho e podem acabar se interessando por ele.

Sendo assim, o marketing digital para dentistas precisa ser bem explorado, com o objetivo de ampliar a sua clínica odontológica, de forma orgânica. Até porque, o mundo se modernizou, e o marketing tradicional está perdendo posição.

Nesse sentido, é necessário investir em boas estratégias, fazendo a sua clínica chamar a atenção na internet, para conquistar e fidelizar o maior número de pacientes possíveis. Veja a seguir, como usar essa ferramenta ao seu favor.

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma ferramenta criada para ajudar as empresas a comercializarem os seus produtos/serviços na internet. O seu principal objetivo é atrair novos clientes e estabelecer um relacionamento que seja duradouro.

O seu funcionamento não se distancia muito do marketing tradicional, que busca promover estratégias que beneficiem o estabelecimento, mas ao mesmo tempo satisfaça as necessidades dos clientes.

O que diferencia o marketing tradicional do marketing digital é o seu meio de transmissão. O marketing tradicional usa os meios de comunicação clássicos, como rádio, mídia impressa e televisão. Já o marketing digital explora o ambiente das redes sociais e web.

Marketing odontológico: funciona?

Sim, o marketing odontológico apresenta bons resultados quando é feito por um profissional especialista, que conhece a fundo as ferramentas de engajamento e as utilizam de maneira sábia.

Quando o marketing digital para sua clínica odontológica é feito da forma correta, ele é capaz de aumentar significativamente a quantidade de pacientes, além de destacar a sua clínica entre as demais concorrentes.

O marketing para dentistas ajuda o profissional a ter mais visibilidade na sua área de atuação, pois divulga os seus serviços mostrando os melhores resultados, de forma a persuadir as pessoas com sua excelência.

Marketing digital
Imagem: Freepik

Como atrair clientes para dentistas?

Abaixo, você encontrará dicas de como atrair clientes para a sua clinica odontologica, usando o marketing digital:

  • Criar um site

O primeiro passo para ter uma maior visibilidade é criar um site para a sua clínica odontológica. Por meio dele, você pode divulgar informações relevantes, como os horários de funcionamento do seu negócio e endereço.

Além de poder publicar artigos explicando os procedimentos realizados na sua clínica, e outras informações de valor para os pacientes.

  • Perfil do Google Meu Negócio

Criar um perfil no Google Meu Negócio faz com que os pacientes cheguem mais facilmente até você. Isso porque, basta pesquisar por dentistas na sua região, que o Google mostrará a sua clínica odontológica como uma das opções disponíveis.

  • Ter redes sociais

As redes sociais são um enorme sucesso e as pessoas costumam estar sempre conectadas. Esse é um cenário perfeito para apresentar e oferecer os seus serviços, para uma vasta quantidade de possíveis clientes.

Estrutura de marketing

Para criar um bom marketing digital para a sua clinica odontologica, confira a seguir quais são as estruturas do marketing:

  • Determine seu público-alvo

Antes de criar qualquer estratégia de marketing digital para a sua clínica odontológica, é necessário ter em mente qual é o seu público-alvo. Dessa maneira, as suas ideias serão mais objetivas e melhores desenvolvidas.

Então, quem são as pessoas as quais você deseja atrair para o seu negócio? Invista em uma campanha de marketing voltada para elas.

  • Análise os concorrentes

Ficar de olho na concorrência é a melhor forma de entender o que funciona ou não, nas campanhas de marketing, além de poder comparar preços e grau de satisfação dos clientes.

Assim, você poderá aplicar no seu negócio as estratégias que apresentam melhores resultados. Lembrando que, o ideal é buscar inspiração nas ideias de sucesso, e não copiá-las.

  • Crie estratégias para atingir seu público

Com o público-alvo definido, crie estratégias que o atinjam diretamente. Por exemplo, se a sua clínica é voltada para implantes e dentaduras, busque criar campanhas de marketing voltadas para a terceira idade.

  • Tenha uma clínica de acordo com seu público

O seu público é mais jovem e descolado, ou mais maduro e sistemático? Busque adequar a sua clínica de acordo com os gostos dos seus pacientes, para que eles se sintam acolhidos.

Como ter resultados com marketing digital

A seguir, veja algumas ferramentas para ter sucesso no marketing digital:

Já pensou em anunciar os serviços da sua clínica odontológica em grandes sites, com milhares de acessos diários? Pois usando o Google ADS, ferramenta de anúncios pagos, você consegue alcançar uma vasta gama de pessoas.

  • Facebook ADS

As campanhas pagas, usando ferramentas de propagandas como o Facebook ADS, ajudam a entregar o seu conteúdo para um público selecionado. Afinal, o Facebook ADS permite ao usuário escolher o seu público-alvo, na hora de montar a sua campanha de divulgação.

  • Site profissional

Postar artigos otimizados, usando corretamente as ferramentas de SEO, conecta a sua clínica odontológica às pessoas que estão em busca de informações, referentes ao seu trabalho.

O que o CFO fala sobre marketing?

O marketing odontológico é de extrema importância para a divulgação das clínicas e consultórios odontológicos. Entretanto, é necessário prestar atenção ao Código de Ética Odontológica, para não ferir nenhuma regra estabelecida.

As regras de anúncio se encontram no Capítulo 14 do Código, e servem de norma para todos os profissionais que desejam promover a sua clínica odontológica por meio de propagandas.

Todas as regras foram aprovadas pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO, por meio da resolução CFO-118/2012. Elas possuem o objetivo de regularizar a forma como deve ser feita a comunicação e a divulgação de propagandas odontológicas, para evitar condutas indevidas.

Pode divulgar os serviços da clínica na internet?

Sim, não existe nenhuma regra ou lei que impeça os dentistas de usarem o marketing digital para a sua clínica odontológica. Contudo, o profissional deve se atentar para as regras de anúncio aprovadas pelo CFO.

Isso porque, práticas como: criticar outros profissionais, realizar diagnósticos através de veículos de comunicação, realizar sorteios, anunciar especialidades fora do CFO, usar meios que promovam concorrência desleal, entre outros, são proibidos na publicidade odontológica.

Foto de Dabi Atlante

O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

Veja mais de "Dabi Atlante" >

Leia também: