8 dicas de gestão para sua clínica odontológica

8 dicas de gestão para sua clínica odontológica

25/11/2022 - Por: Dabi Atlante

É essencial priorizar uma boa gestão, caso você deseje ter sucesso com a sua clínica odontológica. Isso porque, a gestão adequada é a responsável por garantir que o seu estabelecimento mantenha as portas abertas.

Por exemplo, depois de graduados, tendo se especializado em uma das áreas da odontologia, alguns dentistas abrem a sua clínica acreditando que o mais importante é a sua alta qualificação.

Contudo, para atrair e fidelizar os pacientes, além de demonstrar conhecimentos técnicos, também é necessário saber gerir o seu próprio negócio. Nesse sentido, confira as informações presentes neste artigo.

Clínica odontológica

O que é gestão da clínica odontológica?

A gestão da clínica odontológica é um conjunto de ações que tem como objetivo nortear a tomada de decisões, proporcionando uma administração consciente e efetiva do consultório.

Uma boa gestão é capaz de permitir a formulação de um plano de crescimento para a clínica, além de facilitar o trabalho na hora de analisar as métricas, para medir o sucesso do empreendimento.

Dentro dos objetivos da gestão da clínica odontológica, encontra-se os seguintes aspectos:

  • Melhorar o gerenciando das finanças da clínica;
  • Reduzir as taxas de cancelamentos de consultas ou faltas de pacientes;
  • Alocar os esforços de marketing de acordo com as áreas defasadas;
  • Fazer a revisão de fornecedores e custos de fornecimento, para um melhor orçamento;
  • Diminuir o risco de possíveis falhas e otimizar todo o processo de rotina.

Melhorando a gestão da sua clínica odontológica, você consegue ter acesso a aspectos que passariam facilmente despercebidos em uma administração confusa.

Dessa forma, é possível criar estratégias para deixar a experiência do paciente cada vez mais agradável. Afinal, são eles que fazem a clínica odontológica ter sucesso.

Como aplicar uma boa gestão em 10 dicas

A seguir, confira como aplicar em 10 dicas uma boa gestão para clínica odontológica:

1. Conforto dos pacientes

Como sabemos, o paciente é o ponto-chave para ter uma clínica odontológica de sucesso. Por esse motivo, é de extrema importância priorizar o seu conforto e bem-estar dentro do consultório.

Muitas pessoas não se sentem confortáveis em consultórios odontológicos.  Por isso, uma excelente dica para diminuir a ansiedade gerada pelos procedimentos é investir em um ambiente de recepção que seja acolhedor.

Nesse sentido, busque por colaboradores carismáticos e por assentos aconchegantes, como, por exemplo, as cadeiras odontológicas da Dabi Atlante.

2. Invista em alta tecnologia

O mercado tecnológico está em constante evolução. A cada dia surgem novidades na área da alta tecnologia, que otimiza o trabalho dos dentistas e oferece melhores resultados nos tratamentos.

Investir em alta tecnologia traz um diferencial para a sua clínica, a destacando das demais no mercado. Essa é uma estratégia importante para sair na frente da concorrência, já que o número de consultórios e clínicas odontológicas vem aumentando significativamente.

3. Tenha horários marcados e agenda

Na gestão efetiva, os horários de atendimento precisam ser definidos com antecedência, para que a agenda da semana possa ser fechada, respeitando o tempo gasto em cada procedimento. Ainda mais quando as pessoas costumam marcar sua ida ao dentista durante os horários comerciais.

Isso significa que tiraram um tempo de suas funções para cuidar da sua saúde bucal, mas terão que retornar para o trabalho após o tratamento.

Por isso, ter horários marcados e seguir a agenda faz com que nenhum paciente fique esperando por muito tempo para ser atendido, diminuindo o risco de cancelamentos ou faltas.

4. Software de gestão

Os softwares de gestão permitem aos pacientes agendarem as suas consultas de forma online, além de reagendar ou cancelar o seu comparecimento, de maneira rápida e prática.

Essa ferramenta foi criada para otimizar a rotina das clínicas odontológicas. Entre as suas principais funcionalidades, estão:

  • O agendamento de serviços de forma online;
  • Prontuário eletrônico de fácil acesso para consultas;
  • Controle do estoque de produtos;
  • Monitoramento financeiro por meio da visualização da entrada e saída de valores;
  • Relatórios gerados com os resultados alcançados.

Além disso, a incorporação do uso de um software de gestão minimiza a possibilidade de erros humanos devido a distrações ou cansaço.

5. Conta jurídica

Misturar as suas finanças pessoais com as finanças da sua clínica odontológica é uma excelente receita para o fracasso. Todo negócio precisa ter uma conta jurídica, para organizar as suas finanças.

Apenas assim, você terá maior controle do financeiro da sua clínica, e poderá analisar seus gastos e lucros, para saber se está fechando o mês no azul ou no vermelho.

6. Estacionamento para pacientes

Dificilmente alguém sentirá vontade de frequentar um estabelecimento que apresenta algum tipo de empecilho, como, por exemplo, a dificuldade de estacionar próximo ao local.

Nesse sentido, procure montar a sua clínica odontológica em um local de fácil acesso, principalmente um que ofereça estacionamento próprio para os pacientes. Afinal, é essencial que eles consigam chegar até você facilmente.

7. Atendimento humanizado

Os procedimentos odontológicos costumam assustar bastante gente. Portanto, é de extrema importância oferecer um atendimento humanizado, para entender e aprender a lidar com os medos e anseios dos seus pacientes.

Assim, eles se sentirão mais confortáveis para procurar o seu estabelecimento com o objetivo de realizar os tratamentos necessários para a saúde bucal.

8. Crie uma experiência positiva

São as experiências positivas que fidelizam a clientela. Ou seja, para manter os seus pacientes, busque criar estratégias que demonstrem valorizar a presença deles na sua clínica.

Algumas atitudes simples, como montar uma mesa de café na recepção, dar descontos para os pacientes fiéis e enviar cartões de aniversários e mensagens em datas comemorativas, são o bastante para estreitar os laços.

Conclusão

Em suma, este texto apresenta a importância de priorizar uma boa gestão dentro da clínica odontológica, e mostra quais são os caminhos que podem ser trilhados para atingir um resultado satisfatório.

Dentro das dicas apresentadas, está a necessidade de oferecer um serviço humanizado, para que o paciente possa ter uma boa experiência dentro das suas instalações.

Afinal de contas, são os pacientes que mantêm as portas da clínica odontológica abertas. Portanto, invista sempre no conforto deles, e crie estratégias para aumentar o seu bem-estar.

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O Autor

Dabi Atlante

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