A diferença entre clínica e consultório odontológico pode não ser tão clara, por isso, criamos esse texto que irá ajudar com as principais diferenças entre esses dois estabelecimentos. Dessa forma, você entende qual a funcionalidade de cada um deles, identifica a importância do marketing digital na odontologia e confere dicas de gerenciamento para ambos.
Nesse sentido, basta ficar atento às informações presentes nos tópicos seguintes, assim você poderá descobrir, ainda, como o auxiliar de saúde bucal pode representar um importante parceiro para a sua clínica ou consultório.
Confira!
Diferenças entre clínica e consultório de odontologia
A diferença entre clínica e consultório está ancorada nas atividades realizadas nesses estabelecimentos, e na infraestrutura que cada um deles apresenta. Então, para que você possa diferenciá-los de forma efetiva, confira os tópicos seguintes!
Infraestrutura
Em relação a infraestrutura, a diferença entre clínica e consultório está baseada no fato de que o consultório tem tamanho reduzido, apresentando uma média de 20m². Dessa forma, o consultório permite uma quantidade limitada de atendimentos diários, enquanto as clínicas têm dimensões maiores.
Nesse sentido, as clínicas contam com ambientes diversos, como consultórios de especialidades e salas de exames, de forma que é mais completa, permitindo ao paciente acessar muitos serviços odontológicos.
Atividades
A diferença entre clínica e consultório, quando o assunto são as atividades realizadas nesses estabelecimentos, é que o consultório realiza procedimentos como profilaxia, rotina, diagnósticos e pequenas cirurgias, mas isso não é uma regra.
Isso porque, para atender a todas as atividades, o profissional terá que ser formado em muitas especialidades, além de que, devido a infraestrutura reduzida, poucos pacientes podem ser atendidos por dia.
Já em relação às clínicas, o ambiente vasto propicia a realização de muitos serviços, proporcionando comodidade para os pacientes, ofertando a realização de exames, cirurgias e procedimentos de maior complexidade.
Isso se deve ao fato, da clínica reunir um time maior de funcionários e especialistas, possuindo várias cadeiras odontológicas e permitindo a execução de diversas especialidades. Esses fatores reduzem o tempo de espera e deixam o paciente mais confortável.
Como um auxiliar de saúde bucal ajuda o dentista
O auxiliar de saúde bucal tem a função de ajudar o dentista em diversas tarefas da clínica ou consultório. Nesse sentido, o mesmo poderá cuidar dos instrumentais, do atendimento ao paciente e no apoio para a realização dos procedimentos.
Por outro lado, o auxiliar de saúde bucal não pode realizar procedimentos invasivos, que cabem somente ou cirurgião dentista.
Segundo o Manual do auxiliar de saúde bucal, produzido pelo CFO, o mesmo deverá:
- Promover a execução das atividades de higiene bucal;
- Realizar o processamento do filme radiográfico;
- Deixar o paciente preparado para o atendimento;
- Ajudar o dentista com a instrumentação nas intervenções clínicas, incluindo os ambientes hospitalares;
- Organizar materiais odontológicos;
- Realizar a preparação de moldes de gesso e selecionar moldeiras;
- Realizar os procedimentos de biossegurança, necessários para a manipulação, transporte e descarte de produtos e resíduos odontológicos, entre outras.
É preciso investir em marketing odontológico?
As estratégias de marketing fazem parte de negócios de sucesso pelo mundo todo, e os consultórios e clínicas odontológicas fazem parte desses estabelecimentos. Nesse aspecto, não existe diferença entre clínica e consultório, quando o assunto é marketing digital.
O marketing representa um grande aliado, quando o assunto é a divulgação da marca e serviço, fazendo com que a mesma se torne sinônimo de modernidade e referência para novos pacientes.
Dessa forma, o marketing digital não está baseado em vendas, mas em uma estratégia de competitividade de mercado, capaz de evidenciar a potencialidade do empreendimento odontológico e ressaltar suas vantagens, frente às opções atualmente disponíveis.
Por que o marketing odontológico pode ser um diferencial para minha clínica?
Com um mercado inflacionado, a diferença entre clínica e consultório está além de espacialidades e serviços, mas também se constitui no destaque que cada um deles pode ter frente a seu público alvo.
Nesse sentido, a partir da aplicação do marketing digital, é possível gerar credibilidade e autoridade, demonstrando sua atuação e o que ela tem de melhor para oferecer. Dessa maneira, mais clientes irão conhecer e indicar seu trabalho, o que criará maior oportunidades de expansão do seu negócio.
6 dicas para gestão de consultório odontológico
- Estabeleça processos otimizados e simplificados, proporcionando mais agilidade no dia a dia;
- Invista em tecnologia para otimizar sua agenda e tempo, o que garante a reunião de dados dos pacientes em um único lugar;
- Proporcione muita qualidade no seu atendimento (o acolhimento e cuidado serão importantes para fidelizar seu público);
- Invista em estratégias de marketing digital, fazendo com que seu negócio seja divulgado para um amplo número de pessoas, demonstrando os tratamentos e especialidades oferecidas;
- Use uma ferramenta de software para relacionamento e gestão, essa ferramenta irá otimizar os atendimentos, proporcionando maior organização;
- Trabalhe no seu controle financeiro (você pode contratar um profissional especializado para isso).
Lembre-se que, devido ao fato de o consultório ser menor e atender um público específico, é importante se destacar nessa área. Assim, ao investir seu tempo nas funções necessárias e delegar algumas tarefas complicadas, os atendimentos do dia a dia tendem a fluir e serem menos massivos.
6 dicas para gestão de clínica odontológica
- Programe treinamentos contínuos para os profissionais envolvidos na gestão;
- Invista na sua equipe de trabalho, proporcionando benefícios, possibilidade de crescimento e espaço para participação nas tomadas de decisão;
- Delegue e compartilhe responsabilidades com os demais profissionais, focando em situações mais urgentes e necessárias, lembrando que você não precisa ser especialista em tudo (existem pessoas boas para o que você precisa);
- Invista em tecnologia, deixando os processos mais ágeis, digitais e modernos;
- Se certifique que a equipe sabe como “vender o tratamento”, já que muitos pacientes desistem de realizar procedimentos que não compreendem;
- Mantenha o fluxo de contato com o paciente, disponibilizando canais de atendimentos e benefícios para os frequentadores mais assíduos.