Ortodontia: veja como funciona essa especialidade

Ortodontia: veja como funciona essa especialidade

25/11/2022 - Por: Cassiano Pires

A correção do desalinhamento dos dentes com fins estéticos é o principal fator que faz as pessoas procurarem por atendimento com um especialista em Ortodontia.

No entanto, o profissional dessa especialidade da Odontologia também atua realizando tratamentos com outras finalidades.

Para entender melhor como a Ortodontia funciona, leia abaixo algumas informações que trouxemos sobre esse assunto.

O que é a Ortodontia?

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que atua no diagnóstico e no tratamento das maloclusões e do desalinhamento dos dentes e de suas bases ósseas.

Além disso, o Ortodontista é o profissional da Odontologia responsável pelo acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento ósseo e dentário do indivíduo desde a primeira infância.

Dessa forma, é possível realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoces do mal posicionamento dos dentes que pode aparecer ainda na dentição decídua.

Além disso, a Ortodontia atua na correção da dentição mista (composta por dentes decíduos e permanentes) e da permanente utilizando diferentes tipos de dispositivos ortodônticos.

Como é a especialização de Ortodontia?

O primeiro passo para a realização do curso de especialização em Ortodontia é a conclusão do ensino superior em Odontologia.

O Cirurgião-Dentista deve, então, realizar um curso de Ortodontia que seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

A especialização tem o objetivo de capacitar o profissional para atendimento ao público de todas as idades, desde crianças até adultos, fornecendo o conhecimento teórico e prático necessários para a realização do diagnóstico e do tratamento ortodôntico.

Será que preciso de um aparelho ortodôntico?

Para um indivíduo saber se possui ou não a necessidade de submeter-se a um tratamento com aparelho ortodôntico é preciso passar por avaliação com um Cirurgião-Dentista Ortodontista.

O profissional avaliará as condições bucais e solicitará exames complementares para a obtenção de um diagnóstico preciso e elaboração de um plano de tratamento adequado.

Além do exame clínico, os exames complementares necessários para a avaliação da necessidade de tratamento com aparelho ortodôntico são: exames radiográficos (radiografias ou raios X), fotografias intra e extraorais, modelos de estudo das arcadas dentárias e registro de mordida em cera, que fazem parte da Documentação Ortodôntica.

Assim, o profissional poderá indicar o melhor tipo de aparelho ortodôntico e poderá planejar o tempo médio de duração do tratamento.

Qual é a diferença entre Dentista e Ortodontista?

Ambos possuem formação em Odontologia, mas o Ortodontista possui o curso de especialização em Ortodontia, enquanto os Cirurgiões-Dentistas que não possuem uma especialidade definida, são profissionais clínico gerais ou generalistas.

Sendo assim, o Ortodontista é o profissional capacitado para realizar o diagnóstico e o tratamento de problemas relacionados a maloclusão e a má posição dos dentes e das arcadas dentárias.

Tratamento ortodôntico: como funciona?

O tratamento ortodôntico engloba uma série de procedimentos que visam a correção das maloclusões e do mal posicionamento dos dentes utilizando diferentes tipos de dispositivos ortodônticos.

Além disso, o tratamento ortodôntico possui a finalidade de melhorar a estética, proporcionar o equilíbrio entre os ossos da face e os dentes, e amenizar os problemas que o desalinhamento dentário pode causar, como: desgaste dentário, doenças periodontais, disfunções na articulação têmporo-mandibular, dores nos músculos da face, fraturas dentárias, entre outros.

ortodontia
Imagem: Freepik

Procedimentos na Ortodontia

O procedimento mais comum da Ortodontia é a instalação do aparelho ortodôntico fixo. No entanto, existem diversos outros procedimentos que fazem parte da Ortodontia.

Antes de dar início a um tratamento ortodôntico é extremamente importante que o paciente esteja com uma boa saúde bucal. Assim, procedimentos como profilaxia (limpeza), raspagem, restaurações e tratamentos endodônticos devem ser realizados antes da instalação de um aparelho ortodôntico.

Essa etapa, chamada de adequação do meio bucal, é extremamente importante pois o aparelho ortodôntico fixo pode atrapalhar no tratamento dessas doenças, além de ser um fator que pode auxiliar na retenção do biofilme e, consequentemente, no desenvolvimento de doenças bucais.

No entanto, é válido ressaltar que somente o aparelho ortodôntico fixo não é um fator que causará essas doenças, é necessário apenas que paciente tenha consciência da importância da realização de uma higienização bucal eficiente e do comparecimento nas consultas periódicas com o Ortodontista durante o tratamento.

Em alguns casos, além desses procedimentos, pode ser necessária a realização de extrações dentárias, como no caso da presença de dentes supranumerários ou da extração de pré-molares para a obtenção de mais espaço na arcada dentária possibilitando a correção do posicionamento dos dentes.

Tipos de Ortodontia que existem

A Ortodontia pode ser classificada em: preventiva, interceptativa e corretiva.

Ortodontia Preventiva

A Ortodontia Preventiva possui o papel de orientar e acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do complexo craniofacial desde o nascimento do bebê com a finalidade de evitar possíveis problemas relacionados à posição dos dentes e de suas bases ósseas.

Os procedimentos preventivos incluem atenção especial a: amamentação natural, respiração, deglutição, mastigação, fala, hábitos orais e equilíbrio da oclusão.

Alguns dos procedimentos que fazem parte da Ortodontia Preventiva são: uso de mantenedores de espaço quando ocorrem exodontias prematuras de dentes decíduos e o diagnóstico precoce e eliminação de hábitos deletérios que possam interferir no desenvolvimento normal da dentição.

Ortodontia Interceptativa

A Ortodontia Interceptativa tem a finalidade de corrigir um problema já instalado eliminando os fatores que atrapalham o desenvolvimento e crescimento normal da face e dos dentes.

As intervenções clínicas da Ortodontia Interceptativa incluem tratamentos precoces não complexos como: descruzamento de dentes posteriores e anteriores, recuperação de espaços, eliminação de sobremordidas incipientes, frenectomias, extração de dentes decíduos.

Ortodontia Corretiva

A Ortodontia Corretiva envolve tratamentos mais complexos, que possuem a finalidade de corrigir problemas de oclusão e do alinhamento dos dentes na dentição permanente ou no fim da fase da dentição mista.

Essa é forma mais comum de ser realizar correções do mal posicionamento dos dentes pois a maioria dos pacientes procura por atendimento com um Ortodontista em uma fase mais tardia, quando os problemas já estão instalados.

Os tratamentos mais comuns da Ortodontia Corretiva incluem o uso de aparelhos ortodônticos fixos ou removíveis e procedimentos cirúrgicos mais complexos como a extração de dentes supranumerários e a cirurgia ortognática.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: