Odontopediatria: tudo sobre essa área da odontologia

Odontopediatria: tudo sobre essa área da odontologia

25/11/2022 - Por: Dabi Atlante

Os cuidados com a saúde geral e bucal de um indivíduo devem começar logo após seu nascimento. Dessa forma, é fundamental que existam profissionais da saúde especialistas em atendimento ao público infantil. Na Odontologia, a Odontopediatria é a especialidade responsável pelo atendimento das crianças.

O que é a odontopediatria?

A Odontopediatria é uma área da Odontologia voltada aos cuidados com a saúde bucal de bebês, crianças e até adolescentes.

O Cirurgião-Dentista Odontopediatra é essencial no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento do indivíduo e na prevenção e diagnóstico precoce de doenças bucais que acometem o público infantil.

Além disso, o profissional deve possuir conhecimento e habilidade para estabelecer um bom relacionamento com a criança que receberá o atendimento e com os pais ou responsáveis.

Em um consultório odontopediátrico é comum o atendimento de crianças que apresentam medo e insegurança frente ao atendimento odontológico.

Nesses casos, o profissional deve pôr em prática técnicas de manejo voltadas ao condicionamento da criança para que ela consiga vencer o medo e permitir ao profissional executar o tratamento necessário de forma eficiente.

As técnicas de manejo do paciente visam: estabelecer uma boa comunicação com a criança, educar o paciente orientando-o a cooperar durante o tratamento odontológico e construir uma relação de confiança.

Tudo sobre a especialização de odontopediatria

Para que um profissional consiga se especializar em Odontopediatria ele precisa, primeiramente, possuir formação em Odontologia.

Após isso, ele deve realizar um curso de especialização em Odontopediatria, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

O curso de odontopediatra tem o objetivo de capacitar os Cirurgiões-Dentistas para o atendimento de bebês, crianças e adolescentes, proporcionando o conhecimento sobre noções teóricas e práticas atualizadas e baseadas em evidências científicas.

Saúde bucal das crianças: como fazer?

O acompanhamento com um profissional especializado em odontopediatria é muito importante para o desenvolvimento dos bebês, principalmente quando os primeiros dentinhos começam a surgir. Apesar disso, o ideal é que os pais levem os pequenos nas consultas odontológicas desde os primeiros dias de vida.

Essa etapa é fundamental para a construção de uma boa relação dos pais e do bebê com o profissional responsável pelos cuidados com a saúde bucal.

odontopediatria
Imagem: Freepik

Dessa forma, o profissional pode acompanhar e orientar os pais ou responsáveis tanto sobre questões relacionadas à amamentação, quanto sobre os cuidados com a higiene bucal do bebê após a erupção dos primeiros dentes.

Higiene oral em bebês

Há uns anos os Odontopediatras orientavam os pais ou responsáveis a higienizar a cavidade bucal edêntula do bebê após a amamentação, com a justificativa de que a higiene poderia prevenir a colonização de microrganismos na cavidade bucal que poderiam causar, posteriormente, doenças como a cárie.

Além de habituar o bebê com a manipulação da cavidade bucal, podendo facilitar a higienização após a erupção dos primeiros dentes.

No entanto, estudos recentes mostraram que não há necessidade desse processo pois apesar da cavidade bucal dos bebês edêntulos apresentar colonização de bactérias, as mesmas não são responsáveis pelo desenvolvimento da cárie na primeira infância.

Isso porque essa colonização é transitória e a realização da higiene bucal após o irrompimento dos primeiros dentes pode ser suficiente para a prevenção de doenças bucais como a cárie.

Além disso, a microflora que se forma na cavidade bucal dos bebês é composta por microrganismos que são importantes para o desenvolvimento do sistema imune dos bebês e a higiene bucal nessa fase pode causar desequilíbrios no meio bucal e aumentar o risco de infecções.

Sendo assim, a higiene bucal deve ser iniciada a partir da erupção do primeiro dente decíduo (por volta dos 6 meses) e deve ser feita pelos pais ou responsáveis da seguinte forma:

  • Utilizar uma escova dental de cerdas extra macias e de cabeça pequena, compatível com a idade do bebê;
  • Utilizar creme dental fluoretado em quantidade mínima suficiente apenas para “sujar” as cerdas da escova dental;
  • Higienizar todas as faces dos dentes presentes na cavidade bucal a fim de remover o biofilme arrastando-o para “fora”, fazendo movimentos de cima para baixo nos dentes superiores e de baixo para cima nos dentes inferiores;
  • Enxaguar a boca do bebê com uma pequena quantidade de água.

O uso do fio dental deve ser introduzido assim que erupcionados dois dentes adjacentes, antes da escovação e uma vez ao dia. Para isso, os pais ou responsáveis podem utilizar o fio dental convencional ou o fio dental com haste.

Uso de aparelho em crianças

O acompanhamento da criança com um Cirurgião-Dentista Ortodontista deve ter início nos primeiros meses de vida.

Dessa forma, o profissional poderá avaliar as condições bucais do bebê e propor tratamentos preventivos ou interceptativos, se forem necessários, com a finalidade de prevenir ou tratar alterações que possam afetar a mastigação, a deglutição, a fonação e a respiração.

Se necessário, o Ortodontista poderá utilizar um aparelho ortodôntico móvel intra ou extraoral (conhecido como “freio de burro”) para a correção da posição dos dentes e das arcadas dentárias.

Dúvidas gerais sobre essa especialidade

  • O que faz o Odontopediatra?

O Odontopediatra realiza o atendimento ao público infantil (bebês, crianças e até adolescentes) relacionado à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças bucais, além de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo.

  • Qual a diferença entre Dentista e Odontopediatra?

Ambos possuem formação em Odontologia, mas a principal diferença entre um Cirurgião-Dentista com especialização em Odontopediatria para os Cirurgiões-Dentistas de outras especialidades está na faixa etária do público alvo. Sendo assim, o Odontopediatra, como o próprio nome já diz, realiza atendimentos voltados aos cuidados com a saúde bucal do público infantil.

  • Quando levar o bebê ao Odontopediatra?

As consultas com o Odontopediatra devem ocorrer, preferencialmente, desde os primeiros dias de vida, para que o profissional possa: avaliar a saúde bucal do bebê; avaliar a posição da língua, dos lábios e dos músculos da face durante a amamentação; e orientar os pais ou responsáveis sobre os cuidados com a saúde bucal do bebê e sobre a higienização dos primeiros dentes decíduos.

  • Qual o salário de um Odontopediatra?

O Odontopediatra é um profissional autônomo assim como outros Cirurgiões-Dentistas de outras especialidades e, portanto, não possui um salário fixo, ao menos que o profissional preste serviços para uma empresa de assistência à saúde que o remunere dessa forma.

  • Qual é a profissão que dá mais dinheiro?

Não podemos afirmar qual profissão do mercado de trabalho é mais bem remunerada, pois essa questão depende de muitos fatores como: tipo de serviço prestado, valor da mão de obra, tipo de público alvo, região de abrangência, entre outros.

  1. Qual a especialidade da Odontologia que ganha mais?

A remuneração de profissionais da Odontologia de diferentes especialidades depende de diversos fatores. No entanto, algumas pesquisas mostram que Cirurgiões-Dentistas Ortodontistas e Implantodontistas tendem a ter uma boa remuneração. Além disso, a Odontologia Estética e a Odontopediatria também são áreas em constante crescimento.

 

Foto de Dabi Atlante

O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

Veja mais de "Dabi Atlante" >

Leia também: