Implantodontia: conheça melhor essa área fundamental da odontologia!

Implantodontia: conheça melhor essa área fundamental da odontologia!

25/11/2022 - Por: Cassiano Pires

A implantodontia vem ganhando muito destaque na área odontológica, e isso se deve ao fato da mesma oferecer saúde e qualidade de vida para muitos pacientes. Isso ocorre devido a mesma conta com procedimentos inovadores, capazes de devolver um sorriso harmonioso para pacientes que sofreram perdas dentárias.

Para compreender melhor do que se trata essa técnica, qual a sua importância, quem a executa e quais tipos de implantes existem, basta acompanhar o nosso artigo.

Vamos lá?!

O que é implantodontia?

Implantodontia é uma área que estuda e realiza a implementação de implantes dentários em pessoas que perderam um ou mais dentes. Nesse sentido, os implantes contam com ótimos resultados e tecnologia avançada, para deixar o sorriso mais natural e os dentes mais funcionais.

Desse modo, os implantes vêm substituindo as dentaduras, devido a sua capacidade de simular a raiz do dente perdido, prendendo-se ao osso da arcada e, de forma fixa, cumprindo a função do dente que ali existia.

Esse método de implante também é conhecido como pino, e é muito procurado por pacientes que desejam mais firmeza para mastigar e segurança na hora de sorrir e conversar.

Além de ser uma especialidade moderna cheia de inovação, a implantodontia garante a durabilidade de suas próteses, sendo que, a depender do cuidado do paciente, algumas podem durar a vida toda, passando apenas por algumas manutenções.

Qual é a importância da implantodontia?

Os implantes dentários recuperam diversas funções prejudicadas pela perda dos dentes. Nesse sentido, é muito importante quando o assunto é:

Mastigação

Ao implantar um dente perdido, uma das principais áreas impactadas é a mastigação. Isso porque, cada dente tem um papel importante na hora de triturar os alimentos, então a perda de um deles já prejudica a mastigação, o que pode vir a impactar tanto a absorção de nutrientes quanto a digestão.

Problemas de fala

A perda dos dentes leva ainda a dificuldades da fala. Isso ocorre devido a perda de dentes em locais específicos, ou de mais de 1 dente por região, já que os mesmo auxiliam na articulação de alguns sons relacionados à fala.

Assim, implantar um novo dente irá sanar esse problema, permitindo que o paciente consiga se comunicar normalmente.

Posicionamento da arcada

Ao não repor o dente perdido com a eficiência necessária, pode ocorrer a perda óssea, condição que irá afetar os demais dentes da arcada. Nesse sentido, a implantodontia serve para evitar que o osso que sustenta a raiz se perca.

Além disso, impede a sobrecarga das estruturas faciais, que ocorre quando o paciente tenta se adaptar à ausência dos dentes, mudando seu padrão de mastigação.

Autoconfiança

Com a perda dos dentes vem também os quadros de baixa autoestima. Assim, tal perda impede que as pessoas sorriam normalmente, se relacionem e se sintam bonitas.

Dessa forma, a implantodontia é fundamental para recuperar a autoconfiança nos pacientes, possibilitando a eles um sorriso harmônico e funcional, tanto dos dentes mais visíveis quanto daqueles que ocupam o fundo das arcadas.

Quais são os tipos de implante?

Os diferentes tipos de implantes, disponíveis na área de implantodontia, dizem respeito a técnicas que abordam desde a inserção de um dente a implementação de prótese em toda a arcada.

Nesse sentido, cada procedimento abarca as necessidades de determinado tipo de paciente.

Veja alguns deles abaixo:

Implante unitário

O implante unitário é um pino que será colocado na região que o paciente perdeu apenas um dente. Entretanto, caso o paciente tenha perdido mais de um dente, mas em áreas diferentes da boca, esse tipo de procedimento também pode ser indicado.

Implante com carga imediata

Feito para que o paciente já deixe a clínica com o implante instalado, o implante com carga imediata também é unitário. Assim, diferente dos implantes tradicionais, que precisam aguardar pelo processo de osseointegração, a implementação do método de carga imediata é feita no mesmo dia.

Implante zigomático

Indicado para pacientes que precisam implantar dentes na arcada superior, a técnica de implante zigomático fixa a prótese no osso zigomático ao invés do osso alveolar. O osso zigomático é comumente conhecido como osso da bochecha ou malar, e faz parte da órbita ocular.

Implante dois por três

Pacientes que perderam 3 dentes sequenciados podem contar com a técnica de implantodontia dois por três. Assim, a prótese terá 3 moldes que substituirão os dentes antigos, entretanto serão instalados apenas dois pinos nos dentes externos (o dente do meio não tem pino).

Esse tipo de técnica auxilia na redução da invasividade, além de ter um ótimo custo benefício.

Implante com prótese protocolo

Essa técnica é reservada para aqueles pacientes que precisarão implementar todos os dentes da arcada. Nesse sentido, o procedimento consiste na implementação de 4 implantes, sobre os quais será encaixada uma prótese com a dentição completa.

Apesar de incluir todos os dentes de uma única vez, esse tipo de prótese dentária é fixa, e não pode ser retirada pelo paciente em sua casa.

Implante com prótese overdenture

Semelhante a técnico com prótese protocolo, a prótese overdenture também substitui todos os dentes da arcada, mas usando apenas dois pinos para a instalação. Ademais, esse tipo de prótese é móvel, e o paciente pode desencaixar e encaixar novamente, o que auxilia na hora da higienização.

implantodontia
Imagem: Freepik

É importante salientar ainda, que os implantes dentários são contraindicados para pacientes com algumas enfermidades, como a diabetes, hipertensão e doenças cardíacas que não estão sendo tratadas.

Já no quesito idade, apenas pessoas que passaram pelo período de desenvolvimento poderão realizar o implante. Dessa maneira, o mesmo é contraindicado para crianças e adolescentes em fase de crescimento.

Como reconhecer bons profissionais da área?

O melhor profissional é aquele que possui um atendimento humanizado, que é realmente especializado em implantodontia e que está atualizado em relação às novas técnicas do mercado.

Por isso, ao visitar esse profissional, certifique-se de que ele tem a formação necessária e de que o consultório está preparado para atendê-lo, tanto no quesito estrutural como na equipe que fará parte do tratamento.

Lembre-se que é possível pesquisar pela reputação do médico e clínica na internet, além de consultar o CRM (registro do médico junto à classe odontológica).

F.A.Q

Qual o valor de um implante de dente?

O valor irá depender da quantidade de dentes a ser implementada, da técnica utilizada e do lugar onde a mesma ocorrerá. Faça uma consulta para descobrir os valores no seu caso.

O que faz um especialista em Implantodontia?

O especialista em implantodontia é responsável por recuperar os dentes que o paciente perdeu através da implementação de próteses e implantes dentários modernos e funcionais.

Quem pode fazer Implantodontia?

A especialização em implantodontia pode ser feita por cirurgiões-dentistas que desejam atuar nessa área.

Quanto tempo dura o curso de Implantodontia?

A especialização em implantodontia pode durar de 12 a 24 meses, a depender da instituição onde a mesma será realizada.

 

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: