Gestão na odontologia: aprenda como administrar seu negócio!

Gestão na odontologia: aprenda como administrar seu negócio!

25/11/2022 - Por: Dabi Atlante

Durante a graduação, grande parte dos alunos de odontologia pensam em abrir o seu próprio consultório odontológico, depois de formados. Mas, é necessário ter certa noção de como fazer uma boa gestão na odontologia, para ter sucesso nessa empreitada.

Afinal, apenas o conhecimento técnico dos processos odontológicos não é o suficiente para manter um consultório aberto. Isso porque, o dentista precisará administrar o consultório, lidando com a parte burocrática do negócio.

Neste artigo, você pode esclarecer possíveis dúvidas a respeito da gestão na odontologia, além de encontrar dicas para uma boa gestão de consultório odontológico.

O que é gestão na Odontologia?

A gestão na odontologia é uma ferramenta que serve para auxiliar na tomada de decisões assertivas, visando uma administração consciente. Ou seja, é um conjunto de ações que busca desenvolver o consultório odontológico, otimizando o seu funcionamento.

Nesse sentido, investir em uma boa gestão em odontologia permite que o dentista tenha uma visão panorâmica de todos os aspectos do seu negócio. Assim, fica mais fácil analisar os dados, com a finalidade de criar estratégias de crescimento para o consultório.

Uma boa gestão na odontologia facilita o estudo mais profundo das métricas, para medir o sucesso do empreendimento através de dados efetivos e confiáveis.

Como administrar bem um consultório odontológico?

Para administrar bem o seu consultório odontológico, é necessário que você conheça alguns dos objetivos da gestão na odontologia. São eles:

  • Criar estratégias para reduzir os números de faltas e cancelamentos de pacientes;
  • Desenvolver um plano para o melhor gerenciando das finanças do consultório;
  • Criar campanhas de marketing assertivas, após a análise do panorama geral do seu negócio;
  • Otimizar a rotina no consultório, diminuindo o risco de possíveis falhas;
  • Buscar sempre o melhor orçamento, para a redução de custos.

Usando os objetivos da gestão na odontologia como norte para a sua tomada de decisões, o profissional consegue administrar o seu negócio de modo prático. Afinal, uma boa gestão prepara o dentista para enfrentar e superar qualquer adversidade que possa surgir.

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Imagem: Freepik

Vale a pena o dentista fazer um MBA em Odontologia?

Sim, partindo da máxima de que todo conhecimento é válido. Contudo, o MBA não é um curso obrigatório para ter sucesso na área da odontologia. Sendo assim, o indicado é avaliar individualmente se ter um MBA vale a pena ou não.

O Master in Business Administration é um curso de pós-graduação lato sensu, que ajuda o dentista a desenvolver habilidades para liderar e atuar em sua área. Ou seja, um curso voltado para a Administração e à prática profissional.

Entretanto, apesar de investir em conhecimento ser a melhor maneira para alcançar grandes objetivos, existem profissionais de administração disponíveis e qualificados para oferecer consultorias ou até mesmo dar suporte na gestão do seu consultório odontológico.

Sendo assim, basta o dentista ter um conhecimento básico sobre os processos de administração, para acompanhar a evolução do seu negócio, e deixar os processos burocráticos para o profissional de administração contratado.

Todavia, caso o seu objetivo seja apenas administrar o seu consultório odontológico, sem participar das práticas clínicas diárias, será necessário possuir um conhecimento mais profundo de gestão na odontologia, e o MBA é uma excelente opção para dominar a área de gestão de negócios.

Dicas para uma boa gestão de consultório odontológico

Confira a seguir, 7 dicas de como fazer uma boa gestão na odontologia:

1- Dê prioridade para o atendimento humanizado

O que define o sucesso de um consultório odontológico é a sua clientela. Afinal, são os pacientes que possibilitam o pagamento de todas as contas do consultório, além de dar um retorno financeiro para o investimento realizado. Portanto, busque cuidar dos seus pacientes de forma humanizada. Assim, eles se sentiram mais acolhidos e confortáveis para retornar ao seu consultório.

2- Crie um bom marketing digital

O marketing digital é uma excelente maneira de atrair o seu público-alvo. Então, invista em um bom marketing para aumentar o número de pacientes do seu consultório odontológico. Esse marketing digital pode ser feito por meio das redes sociais, em um site próprio do consultório e através de propagandas pagas, como no Google ADS e no Facebook ADS.

3- Organize a sua agenda

Não adianta ter uma agenda cheia, se você não consegue administrá-la de forma satisfatória. Portanto, ao invés de quantidade busque por qualidade! Para uma melhor gestão na odontologia, organize a sua agenda para atender todos os seus pacientes dentro do horário marcado, sem precisar remarcar a consulta para outra data, ou então deixá-los esperando na recepção. Até porque, ninguém gosta de esperar por horas para ser atendido, ou então ter a sua consulta reagendada. Dessa forma, uma agenda mal organizada pode te fazer perder pacientes.

4- Otimize processos contratando um software de gestão

As pessoas podem cometer falhas, mesmo quando estão prestando o máximo de atenção possível em suas tarefas. Nesse sentido, para evitar falhas humanas, o indicado é contratar um software de gestão. Além dele minimizar possíveis erros que poderiam causar futuras dores de cabeça, o software de gestão também ajuda a otimizar processos, como agendamentos e a organização das fichas dos pacientes.

5- Tenha um melhor controle financeiro

Algumas simples ações como criar uma conta jurídica, com o objetivo de não misturar as suas finanças pessoais com as finanças do consultório, já ajuda muito a ter um maior controle financeiro dentro da gestão na odontologia. Ter um diário financeiro para registrar todas as entradas e saídas, também facilita na hora de verificar os lucros ou dívidas, no fim do mês.

6- Busque fidelizar os seus pacientes

Além de oferecer um atendimento humanizado, acolhendo os seus pacientes, para ter resultados positivos usando a gestão na odontologia, também é preciso desenvolver estratégias para fidelizá-los na sua clínica odontológica. Nesse sentido, as pessoas gostam de se sentirem valorizadas. Então, busque mandar mensagens para os seus pacientes em datas comemorativas e tenha sempre uma mesa de café com guloseimas, em sua recepção.

7- Crie metas

As metas ajudam a traçar planos que norteiam o futuro do consultório odontológico. Sendo assim, se você deseja ampliar o seu negócio, crie metas para ter estratégias de gestão na odontologia, que estejam alinhadas com seus planos de futuro. Seja realista na hora de criar as suas metas visando resultados realistas, para evitar o sentimento de frustração, caso suas ações apresentem resultados inferiores ao esperado.

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O Autor

Dabi Atlante

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