Conheça as 10 doenças bucais mais comuns e sua principais causas

Conheça as 10 doenças bucais mais comuns e sua principais causas

26/11/2022 - Por: Cassiano Pires

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo são afetadas pelas doenças bucais. No Brasil, esse número também é alto e as doenças periodontais (gengivite e periodontite) são as mais prevalentes dentre os agravos bucais.

Considerando que a melhor forma de prevenir e tratar essas doenças é através de cuidados com a saúde bucal e consultas frequentes ao Cirurgião-Dentista, trouxemos, neste artigo, mais informações sobre as doenças bucais mais comuns no Brasil e no mundo.

Doenças Bucais
Foto cedida por Pixabay.

10 doenças bucais mais comuns e suas principais causas:

Cárie

A cárie é a doença bucal mais comum no Brasil e no mundo. Sua etiologia é multifatorial, ou seja, diversos fatores estão envolvidos no desenvolvimento da cárie, e o principal deles é a presença do biofilme bacteriano.

O biofilme é formado por restos alimentares e bactérias e, se não removido adequadamente na escovação, torna-se uma das principais causas da cárie e de outras doenças bucais.

As bactérias cariogênicas produzem substâncias ácidas, a partir da degradação do açúcar presente nos restos alimentares, que causam a desmineralização da superfície dos dentes.

As lesões de cárie iniciais são caracterizadas por manchas brancas, que, se não tratadas, evoluem para cavitações que podem progredir até atingir a polpa dentária e causar a necrose pulpar.

Gengivite

A gengivite também se encontra na classificação de doenças bucais periodontais causada pelo acúmulo de biofilme nas superfícies dos dentes.

A presença do biofilme causa uma resposta inflamatória do tecido gengival que torna-se, então, avermelhado, edemaciado e com alto potencial de sangramento.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o sangramento gengival na grande maioria das vezes está relacionado a um quadro de gengivite e, nestes casos, deve-se eliminar o fator causador – que é o biofilme – através de uma higiene bucal eficiente com escova, creme dental e fio dental, além de consultar um Cirurgião-Dentista.

Periodontite

A periodontite é uma doença bucal periodontal onde os tecidos de suporte do dente (osso alveolar e ligamento periodontal) também são afetados.

A principal causa da periodontite é o acúmulo de cálculo dentário, também chamado de tártaro, que se forma a partir da mineralização do biofilme acumulado por um certo período.

O cálculo dentário dificulta a higienização, além de deixar a superfície dentária rugosa, o que facilita ainda mais o acúmulo de biofilme.

Esse processo leva a uma resposta inflamatória que causa a destruição dos tecidos e consequentemente a reabsorção óssea, levando a formação de bolsas periodontais e mobilidade dentária. A periodontite é a principal causa da perda dos dentes.

Abscessos odontogênicos

Os abscessos odontogênicos são processos infecciosos caracterizados pelo acúmulo de secreção purulenta.

Eles podem ser classificados conforme sua localização e origem, como: abscessos periapicais (endodônticos), quando se iniciam na estrutura interna do dente (canais radiculares); abscessos periodontais, quando se iniciam a partir do acúmulo de bactérias em uma bolsa periodontal; e abscessos pericoronários, quando ocorrem na região do opérculo gengival que recobre um dente semi-incluso.

Os principais fatores causadores dos abscessos são: cárie, necrose pulpar, doença periodontal, dificuldade de higienização de um dente semi-incluso, pós-operatório cirúrgico, trauma ou fratura, entre outros.

Afta

A afta é uma lesão ulcerada que pode aparecer em diversas regiões da cavidade bucal e geralmente possui o centro esbranquiçado ou amarelado e as bordas avermelhadas.

Existem diversos fatores que podem estar relacionados ao aparecimento das aftas como: machucados por traumas, ingestão de alimentos ácidos, deficiência do sistema imunológico e até fatores emocionais como o estresse.

Herpes labial

O herpes labial é uma doença viral causada pelo vírus herpes simples 1 (HSV-1), e é caracterizado por lesões bolhosas ou ulceradas nos lábios.

Não existe um medicamento capaz de eliminar o vírus e, portanto, uma vez infectado, o indivíduo passa a ser portador do patógeno.

No entanto, as lesões só aparecem em determinadas fases, principalmente quando o sistema imunológico encontra-se debilitado por diversos fatores, como: má alimentação, consumo excessivo de álcool, estresse, exposição excessiva ao sol, entre outros.

A transmissão do vírus se dá por contato direto com as lesões ou pelo compartilhamento de objetos contaminados.

Candidíase oral

A candidíase oral é uma doença causada principalmente pelo fungo Candida albicans. As lesões causadas pela candidíase podem ser: pseudomembranosas, eritematosas, hiperplásicas, mucocutâneas e queilites angulares.

As espécies de Candida colonizam naturalmente a cavidade bucal, porém, na presença de fatores que favorecem o seu crescimento, tornam-se patogênicas, e o indivíduo passa a apresentar candidíase.

Os fatores relacionados ao desenvolvimento da candidíase oral são: idade avançada; uso de próteses dentárias; tabagismo; alterações salivares, hormonais, nutricionais e imunológicas.

Câncer bucal

O câncer bucal é um tumor maligno que geralmente manifesta-se através de lesões que não cicatrizam em qualquer região da cavidade bucal, orofaringe e nos lábios.

A neoplasia maligna bucal mais comum é o carcinoma espinocelular (CEC) e suas principais causas são: tabagismo, consumo excessivo de álcool, infecção pelo papilomavírus humano (HPV), exposição prolongada à radiação solar, uso de produtos químicos carcinogênicos, próteses mal adaptadas, má higienização bucal, entre outras.

Dentre as doenças bucais existentes, essa com certeza é a mais temida pelas pessoas, pois a evolução da doença é incerta, assim como seus sinais e sintomas.

Por isso, aprenda a identificar esse problema do jeito certo:

8 passos essenciais para identificar o câncer bucal. Reprodução: YouTube, por Dental Speed.

 

Bruxismo

O bruxismo não é exatamente uma doença, mas sim um transtorno caracterizado pelo apertamento e ranger dos dentes.

O bruxismo é uma das principais causas da disfunção da articulação temporomandibular (DTM) e sua etiologia não é totalmente definida, ou seja, existem diversos fatores que podem levar ao desenvolvimento do bruxismo.

Os principais fatores envolvidos nos casos de bruxismo são o estresse e a ansiedade, e seu tratamento deve ser focado na eliminação da causa e no uso de placas oclusais ou placas de mordida.

Xerostomia

A xerostomia também não é classificada entre as doenças bucais, mas é um sintoma caracterizado pela sensação de boca seca.

Existem diversas causas para a xerostomia como: efeito colateral de medicamentos, doenças sistêmicas que afetam o fluxo salivar, radioterapia, deficiência de vitaminas do complexo B, entre outras.

Como tratar uma doença na boca?

As doenças bucais devem ser sempre diagnosticadas e tratadas por um Cirurgião-Dentista. Portanto, sempre que identificar algum sinal ou sintoma diferente, procure um profissional.

Para manter uma boa saúde bucal é fundamental realizar uma higienização correta e comparecer às consultas periódicas com um Cirurgião-Dentista.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: