Documentação para aparelho ortodôntico: entenda como ela funciona!

Documentação para aparelho ortodôntico: entenda como ela funciona!

09/11/2022 - Por: Samara Sampaio

A documentação para aparelho ortodôntico desenvolve um importante papel no mapeamento das condições motoras e estruturais da arcada dentária e face do paciente.

Nesse sentido, a documentação para aparelho ortodôntico é comumente solicitada para pacientes que estão iniciando tratamentos de realinhamento dos dentes, proporcionando ao especialista maiores informações, para que o mesmo possa escolher o método correto em cada caso.

Assim, esse texto abordará as principais informações acerca da documentação para aparelho, visto que esclarecerá o que é esse tipo de documentação, como ela funciona e qual a sua importância.

O que é a documentação para aparelho ortodôntico?

A documentação para aparelho ortodôntico diz respeito a uma série de exames e demais procedimentos, que proporcionam a análise dos aspectos bucais do paciente. Isso porque investiga, de forma aprofundada, a arcada dentária e a formação óssea da face do mesmo.

Uma vez solicitada pelo ortodontista, a documentação para aparelho ortodôntico será analisada com muito cuidado, e a partir das informações coletadas nesse documento, o profissional irá planejar o tipo de tratamento que fará sentido para aquele paciente em específico.

Os exames solicitados para a pasta de documentação são variados. Entre eles, encontramos procedimentos como:

documentação para aparelho ortodôntico
Imagem: Fapes

Fotografias intra e extrabucais

As fotografias odontológicas oportunizam o mapeamento da situação bucal, através de máquinas fotográficas muito precisas. Assim, as fotografias extrabucais (fora da boca) são tiradas do paciente de frente, de perfil e sorrindo.

E no caso das intrabucais (dentro da boca), o foco está em capturar imagens da face oclusal dos dentes, sendo elas da superfície dos pré-molares e molares, o palato, referente ao céu da boca, e a mandíbula.

Telerradiografia em norma lateral

Esse exame, que compõe a documentação para aparelho ortodôntico, tem a finalidade de capturar imagens da lateral do rosto do paciente.

Radiografia Periapical

A radiografia periapical está incumbida de registrar imagens dos dentes incisivos, sendo eles compostos por 4 superiores e 4 inferiores. Desse modo, o especialista poderá detectar possíveis reabsorções radiculares e comprometimento das raízes.

Radiografia Panorâmica

A radiografia panorâmica proporciona a visualização da arcada dentária de forma ampla, capturando o máximo de detalhes em uma única imagem radiográfica.

Modelos em gesso

Através dos modelos ou moldes de gesso é possível verificar de forma tridimensional o posicionamento, tamanho e inclinação dos dentes.

Análises cefalométricas

A análise cefalométrica leva em consideração, tanto angularmente quanto linearmente, a posição dos dentes e ossos da face e do crânio. Assim, é um elemento importante na documentação para aparelho ortodôntico, servindo como base para o tratamento de má oclusão.

O que é preciso fazer antes de colocar aparelho ortodôntico?

O primeiro passo, antes de colocar o aparelho ortodôntico, é a realização do exame clínico. Assim, ao examinar a boca, o ortodontista irá analisar a presença de possíveis enfermidades, como cáries, lesões, inflamações, gengivite, entre outros.

Afinal de contas, é através do exame clínico que o dentista vai avaliar se o paciente precisa ou não usar aparelho.

Em seguida, caso identifique a necessidade de tratamentos prévios à colocação do aparelho, o especialista irá indicar ao paciente os procedimentos corretos. Então o paciente poderá ser submetido a procedimentos de restauração, tratamento de canal, retirada de dentes, sisos, etc.

Por fim, o paciente será encaminhado para a realização da documentação para aparelho ortodôntico. Assim, o especialista entenderá quais as necessidades e restrições que o mesmo apresenta.

O que é um aparelho ortodôntico?

Contando com materiais metálicos, acrílicos e cerâmicos, o aparelho ortodôntico é um mecanismo utilizado para corrigir a posição dos dentes do paciente. Nesse sentido, pode ser fixo ou móvel e instalado tanto na parte inferior quanto superior da arcada dentária.

O aparelho ortodôntico mais comum é aquele que tem pecinhas de metal na frente do dente, e é adornado por borrachinhas coloridas.

Por que usar um aparelho ortodôntico?

Existem duas principais razões que levam um paciente a utilizar o aparelho ortodôntico, são elas: a estética e a funcionalidade.

Dessa forma, a posição incorreta dos dentes, sejam eles tortos, espaçados, apinhados, inclusos, entre outros, prejudica a saúde do paciente, impedindo-o de comer, sorrir e falar com efetividade, além de deixar o sorriso desarmônico.

Em síntese, quando necessário, o uso do aparelho irá garantir maior qualidade de vida e autoestima, criando um sorriso harmonioso e funcional.

A importância da documentação ortodôntica

A documentação para aparelho ortodôntico é de extrema importância para que o dentista possa entender as particularidades de cada paciente, avaliando assim qual a melhor estratégia de tratamento e como o aparelho deve ser implementado.

Nesse sentido, é através dos exames clínicos e de imagem que as estruturas anatômicas de cada paciente podem ser reveladas, mostrando suas fragilidades, possíveis enfermidades, tratamentos anteriores, próteses e demais informações que irão auxiliar o profissional em sua tomada de decisão.

Por que não se deve colocar aparelho ortodôntico sem a documentação?

Colocar aparelho sem a documentação necessária é um erro muito grave, que pode ocasionar sérios problemas para o paciente a curto, médio e longo prazo.

Isso porque, a procura por economizar pode levar o paciente a buscar tratamentos em locais não licenciados e com profissionais inabilitados. Atitude que pode agravar algum problema que o paciente possa ter e nem saiba.

A documentação para aparelho ortodôntico serve justamente para que o tratamento surta efeito, não prejudique ainda mais a situação dos dentes e não desencadeie enfermidades que ainda não foram descobertas.

No pior cenário, um paciente que coloca aparelho sem a documentação pode vir a perder um ou mais dentes.

F.A.Q

Quanto custa para fazer a documentação ortodôntica?

Os valores vão depender do local e dos exames solicitados pelo especialista. De tal forma que, o valor médio é de cerca de R$300,00.

Como é feita a documentação do aparelho?

O dentista responsável irá realizar um exame clínico inicial, e a partir das descobertas realizadas, solicitar exames de imagem, análise e moldes necessários, que irão compor a pasta de documentos do paciente.

Pode colocar o aparelho no dente antes da documentação?

Não! A documentação é fundamental para que o aparelho seja implementado de forma efetiva.

Quanto tempo depois de fazer a documentação para pôr o aparelho?

A documentação fica pronta, em média, em 10 dias. Após esse prazo, o paciente poderá marcar a data para colocar o aparelho ortodôntico o quanto antes.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: