Colocar aparelho ortodôntico: entenda como funciona o procedimento em 2 toques

Colocar aparelho ortodôntico: entenda como funciona o procedimento em 2 toques

09/11/2022 - Por: Samara Sampaio

O ato de colocar aparelho ortodôntico pode parecer algo misterioso, a princípio, e assustar aqueles que acabaram de descobrir que devem utilizar este aparato, por determinado tempo. Mas, não se apavore!

A colocação do aparelho ortodôntico é muito rápida e indolor, proporcionando ao paciente melhora nos aspectos estruturais e estéticos do sorriso. Assim, o mesmo pode ter maior segurança para falar e comer no dia a dia.

Quer descobrir mais sobre a aplicação de aparelho ortodôntico? Então, leia nosso artigo e tire suas dúvidas!

Como funciona a montagem de aparelho ortodôntico?

Logo após a realização dos exames necessários, o especialista irá colocar aparelho ortodôntico, levando em consideração as especificidades apresentadas pelo paciente. Dessa forma, o passo a passo será:

Primeiro passo: preparo da boca

A preparação da boca é fundamental para que a aplicação dos bráquetes seja realizada com sucesso. Nesse sentido, o dentista irá realizar uma limpeza profunda nos dentes do paciente, preparando-os para receber a aplicação do ácido fosfórico.

Isso porque, o ácido fosfórico é responsável pela fixação dos bráquetes, através de sua capacidade de tornar o esmalte do dente mais poroso. Esse tipo de líquido pode ser facilmente identificado, devido a sua marcante tonalidade azul.

Por fim, o ácido fosfórico é removido através do aparelho de sucção, deixando o dente apto para receber a colocação do adesivo.

Segundo passo: aplicação do adesivo

Com a higienização da boca completa, e a preparação com ácido fosfórico, o dentista poderá começar a colocar aparelho ortodôntico. Assim, deverá aplicar um adesivo em cada um dos dentes, realizando a polimerização dos mesmos.

Essa polimerização é um procedimento que “ativa” o adesivo, tornando-o apto para colar os bráquetes. Nesse sentido, certa quantidade de calor é emitida sobre os adesivos, para que os mesmos fiquem “colantes”. Algo que é indolor e não representa quaisquer riscos para o paciente.

Por fim, é adicionado aos dentes um anel chamado “banda”, que é grudado no fundo da boca, com o objetivo de fixar o arco.

Terceiro passo: colagem dos bráquetes

Para que a colagem dos bráquetes aconteça, a colocação das bandas, aplicação dos adesivos e a polimerização devem estar concluídos. Então, os bráquetes são colados em cada dente através da experiência e cuidado exercidos pelo dentista, para que fiquem no lugar certo e se fixem de forma eficiente.

Assim, para que o alinhamento fique assertivo, alguns dentistas podem usar instrumentos de medição que irão determinar a distância entre os bráquetes e seu correto alinhamento na arcada do paciente.

Em síntese, os bráquetes são empurrados contra cada dente, e a pressão ajuda na colagem adequada. Além disso, uma nova aplicação do agente polimerizado pode auxiliar nesta fixação.

A fixação é muito importante, por isso deve ser realizada com calma e habilidade, para que os bráquetes não descolem no futuro.

Passo quatro: remoção do excesso de resina e instalação do fio

Agora é a hora de retirar o excesso de cola (resina) que ficou ao redor dos bráquetes. Esse procedimento é importante para que o material não fique preso ao dente, e ofusque o brilho natural e o aspecto branco que a dentição apresenta.

Logo em seguida, o dentista irá colocar o fio ortodôntico, material que promoverá a tensão entre os dentes e irá conduzi-los para o local adequado.

Ao colocar aparelho ortodôntico, o dentista fixará os bráquetes com pequenos elásticos coloridos, que farão com que o fio se mantenha no lugar, protegendo as mucosas dos dentes.

Apesar da colocação ser livre de dor, o aparelho deve incomodar nos primeiros dias de uso, devido a sua função de movimentar os dentes.

Por fim, para que o aparelho ortodôntico funcione bem, a participação do paciente é fundamental. Isso porque, o mesmo deverá ser capaz de se dirigir às consultas de manutenção e realizar uma higienização adequada, podendo comprar escovas de dente adequadas para o auxiliar nesta tarefa.

IMPORTANTE: ressaltamos que os dados acima não são recomendações, e que apenas o especialista poderá indicar o tratamento/procedimento adequado, levando em consideração as especificidades de cada paciente.

Colocar aparelho ortodôntico
Imagem: Freepik

Com que frequência devo visitar o dentista?

Caso identifique algum sintoma, deve procurar o dentista imediatamente. Mas, nos casos em que a saúde da gengiva e dos dentes está adequada, você poderá realizar visitas periódicas em intervalos de 3 a 6 meses.

Quanto custa um aparelho ortodôntico

Os valores para colocar aparelho ortodôntico variam de clínicas e profissionais. Assim, contando com os exames, o aparelho chega a custar, no mínimo, R$700 reais.

Para informações precisas, consulte um especialista!

Bruxismo: saiba quais são suas causas, sintomas e tratamentos

O bruxismo é caracterizado pelo ranger involuntário dos dentes, o que pode causar desgaste da coroa a longo prazo.

Suas causas incluem fatores genéticos, neurológicos ou respiratórios (como ronco e apneia do sono), mas também podem estar relacionadas com fatores psicológicos, como estresse, ansiedade e tensão.

Os principais sintomas são:

  • Dentes desgastados, danificados ou sensíveis;
  • Dor no maxilar, face ou ouvidos;
  • Ruído derivado da fricção;
  • Mandíbula travada, que não abre ou fecha completamente.

Alguns tratamentos indicados para combater essa condição, são:

  • Placas miorrelaxantes: evitam a ocorrência de complicações dentárias;
  • Medicamentos como gabapentina e buspirona: indicados em alguns casos;
  • Uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos: usados somente por períodos breves, por questões de segurança.

Quanto tempo vou precisar usar aparelho dentário?

O tempo de uso do aparelho ortodôntico vai depender da necessidade de cada paciente. Dessa forma, algumas pessoas podem utilizar o aparelho por apenas alguns meses e outras por anos.

Mas, para saber a real necessidade, é necessário consultar um especialista!

F.A.Q

Quanto custa para colocar um aparelho ortodôntico?

O valor irá depender de cada clínica e profissional. Entretanto, contando com exames de checagem, a colocação do aparelho metálico pode custar, em média, R$700,00.

O que você precisa saber antes de colocar aparelho?

Colocar o aparelho não dói, mas o efeito que o mesmo tem sobre os dentes pode causar desconforto. Será necessário caprichar na higienização, que se tornará mais desafiadora, e é importante evitar alimentos duros, que podem quebrar as “pecinhas” do aparelho.

Quais as etapas para colocar aparelho nos dentes?

Para colocar o aparelho são necessárias 4 etapas. Na primeira, é realizado o preparo da boca, na segunda a aplicação do adesivo, na terceira a colagem dos bráquetes e na etapa final a remoção do excesso de resina e instalação do fio.

Quanto tempo leva para colocar um aparelho nos dentes?

Em média, leva-se apenas 40 minutos para o especialista colocar aparelho ortodôntico.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: