Quando a cárie começa a doer? Saiba tudo sobre a doença mais comum da odontologia

Quando a cárie começa a doer? Saiba tudo sobre a doença mais comum da odontologia

25/11/2022 - Por: Samara Sampaio

A cárie dentária é uma das doenças mais comuns em todo o mundo e como é de se esperar a cárie dói e causa vários tipos de incômodos nos pacientes.

Essa patologia é causada por vários tipos específicos de bactérias, que produzem ácidos que destroem o esmalte dos dentes. Em casos mais graves, essas bactérias podem chegar até locais mais profundos (dentina) e danificar ainda mais a estrutura dos dentes.

Os resíduos alimentares que ficam na boca após uma escovação incorreta associados à saliva e as bactérias presentes na cavidade oral, formam uma placa bacteriana que quando não é removida pode evoluir para uma cárie dental.

As bactérias encontradas nesse tipo de patologia são capazes de transformar o açúcar e carboidratos dos alimentos em ácidos que desmineralizam o esmalte dos dentes.

Nesse artigo vamos entender um pouco mais sobre os vários tipos e tamanhos de cáries, porque elas doem e também quais os possíveis tipos de tratamento para que você possa se livrar de uma vez desse tipo de incômodo.

Como lidar com a dor da cárie?

Analisando o conceito das cáries podemos afirmar que elas doem e incomodam muito os pacientes. Dessa forma, é preciso tomar algumas medidas para que os pacientes possam lidar com a dor.

A cárie dói quando a lesão chega próxima do nervo e essa dor pode variar entre leve e intensa, dependendo da evolução do quadro e do comprometimento da região. Diante dessas informações podemos afirmar que identificar os sintomas da cárie de forma precoce é a melhor maneira de lidar com a dor, pois você conseguirá tratar o problema antes que ele traga complicações maiores.

Quando a cárie começa a doer?

As cáries nem sempre doem e quando começam a doer é porque já atingiu níveis profundos. A evolução dessa patologia é lenta e progressiva e á medida que a escovação se torna deficiente, mais grave o quadro se torna.

Em um estágio inicial, ela não dói, porém com o avançar do tempo a dentina pode ser afetada e o paciente passa a sentir dor por fatores externos do tipo calor, frio, sabores doces ou ácidos.

À medida que a lesão avança e atinge níveis mais profundos, a dor se torna mais intensa e constante e é somente nesses casos que os pacientes procuram por tratamento odontológico especializado.

Sintomas associados à dor da carie dentária!

A cárie dói de diferentes maneiras e tudo varia conforme a evolução da doença. No geral, a dor pode ser classificada entre leve e insuportável e essa classificação está diretamente relacionada com a gravidade da patologia.

Alguns sintomas são específicos da patologia como é o caso da sensibilidade alterada principalmente ao ingerir alimentos frios ou quentes, dor moderada a intensa, infecções, ardência local, descoloração dos dentes, manchas dentárias, abscessos dentários, inchaço, náuseas, febre, dor na mandíbula, nas orelhas ou na gengiva e muito mais.

Causas da cárie dental

As principais causas dessa patologia são os resíduos alimentares que permanecem nos dentes quando os mesmos não são escovados de forma correta. Esses restos alimentares que ficam nos dentes podem corroer a superfície do dente e abrigar bactérias perigosas para a saúde bucal.

Dessa forma, podemos dizer que as pessoas que ingerem muito açúcar são mais propensas a desenvolver cáries, principalmente quando a escovação não é frequente e correta. Vale lembrar que, mesmo com a escovação adequada, você deve visitar o dentista regularmente, pois somente a avaliação de um profissional é capaz de diagnosticar patologias precocemente.

carie
Imagem: Freepik

Como aliviar a dor da cárie dental?

Caso você já esteja com cáries instaladas e as mesmas estejam com quadro álgico muito intenso, você pode aliviar a dor com algumas técnicas e receitas especificas. No entanto, essas técnicas de alivio devem ser feitas apenas quando não houver a possibilidade de ir a um consultório odontológico.

  • Uso de géis anestésicos: a maioria das farmácias possuem géis anestésicos que são capazes de aliviar o quadro álgico temporariamente. Apesar disso, esse alívio não é permanente e você deve procurar seu dentista o mais rápido possível.
  • Uso de enxaguante bucal: os enxaguantes bucais são ótimos para auxiliar na limpeza dos dentes e você pode associar seu uso com água salgada morna, pois ela é capaz de eliminar as bactérias e aliviar temporariamente a dor.
  • Uso de óleo de cravo: esse óleo possui propriedades que aliviam a dor.
  • Uso de analgésicos: alguns medicamentos como o ibuprofeno e o paracetamol podem ajudar a aliviar temporariamente os sintomas álgicos.
  • Uso de compressas: alternar compressas frias e mornas na parte externa da boca pode ser uma ótima alternativa para aliviar as dores.
  • Usar corretamente o fio dental: o fio dental é capaz de remover as impurezas que ficam entre os dentes e dessa forma contribui positivamente para o alivio e a prevenção das dores.

Tratamento da cárie dental

A cárie dental é uma patologia dolorosa muito comum entre os pacientes que frequentam os consultórios odontológicos. O tratamento da cárie é feito especificamente com um cirurgião dentista, pois ele é o único profissional capaz de executar técnicas para tratar a cárie.

O tipo de tratamento escolhido pelo dentista, depende da gravidade da cárie e de onde ela se encontra. Dentre as opções de tratamento existentes podemos citar as mais comuns: preenchimento dentário ou restauração, tratamento de canal que é especifico para casos mais graves, medicamentos que devem ser usados quando há uma infecção grave que precisa ser amenizada, cuidados ortodônticos e muito mais.

Assistência odontológica na dor da cárie dental

Ao ser diagnosticado com dor de cárie dental, você deve imediatamente procurar por uma assistência odontológica. O cirurgião dentista é o profissional responsável por tratar esse tipo de patologia e também é capaz de passar as devidas orientações para preveni-la.

F.A.Q

É normal cárie doer?

No geral, esse tipo de condição odontológica dói quando atinge níveis profundos e graus avançados da patologia. Nesses casos, a lesão chega próxima dos nervos dos dentes e a dor pode variar de leve a insuportável.

Quanto tempo a cárie começa a doer?

Em relação ao tempo, ela pode doer de acordo com a evolução de cada paciente, ou seja, elas podem começar a doer com dias, meses ou até anos do início da lesão. Tudo depende dos cuidados que o paciente tem com a higiene bucal.

O que fazer quando a cárie começa a doer?

Quando ela dói, você precisa imediatamente procurar por um cirurgião dentista, pois ele é o profissional responsável por diagnosticar e tratar esse tipo de lesão.

Como saber se a cárie está grave?

A principal forma de saber a gravidade da patologia é procurar por ajuda odontológica e prestar atenção aos sinais e sintomas, pois somente você é capaz de conhecer seu corpo.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: