Abscesso odontológico: como é o tratamento dessa  patologia

Abscesso odontológico: como é o tratamento dessa patologia

25/11/2022 - Por: Samara Sampaio

O abscesso odontológico é uma patologia muito comum na rotina diária dos cirurgiões dentistas. Apesar de muitas pessoas acreditarem que a saúde da boca está relacionada apenas com os dentes, isso não é verdade, pois todas as estruturas devem estar integras e saudáveis, como é o caso da gengiva.

O nome pode parecer complexo, mas o problema é muito comum e pode ser consequência de uma periodontite ou outras patologias não tratadas que evoluíram e favoreceram a proliferação de certas bactérias, gerando um acumulo de pus em certos locais.

Nesse artigo separamos todas as informações que você precisa saber sobre os abcessos odontológicos como conceito, tipos, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamentos. Fique atento a todas as informações e sempre que possível visite seu cirurgião dentista.

Qual bactéria causa abscesso odontológico?

O abscesso odontológico é causado pela proliferação de algumas bactérias que atingem a polpa dos dentes ou a gengiva. Alguns fatores podem favorecer o aparecimento e proliferação dessas bactérias como é o caso das cáries profundas ou dentes quebrados.

A fisiopatologia do abcesso odontológico é explicada da seguinte maneira: após as bactérias se alastrarem, o corpo ataca a infecção com muitos leucócitos (glóbulos brancos). Os glóbulos brancos que são mortos se transformam em pus e esse pus é responsável por formar o abcesso, dessa forma, podemos dizer que o abcesso é uma bolsa repleta de pus.

O que é abscesso odontológico?

Como mencionamos anteriormente, o abscesso odontológico é uma infecção bacteriana caracterizada por um acúmulo de pus no interior do dente (polpa dentária) ou na gengiva.

Quando as bactérias se proliferam, elas se espalham até a raiz do dente e causam inflamação e inchaço. Essa inflamação empurra a coleção de pus para um espaço reduzido na ponta da raiz e o abcesso é então formado.

Quais são os tipos de abscesso odontológicos?

Existem dois tipos de abscesso odontológico, o periodontal e o periapical, sendo que, seus nomes fazem referência ao local em que a patologia acometeu. O abcesso periodontal acomete a região em torno do dente e o abcesso periapical acomete a ponta da raiz do dente.

Quais os sintomas do abscesso odontológico?

Muitos são os sinais e sintomas do abscesso odontológico, sendo os principais deles a dor persistente que pode ser de leve a insuportável, aumento da sensibilidade em relação à temperatura, febre, edema no rosto, linfonodos locais sensíveis e edemaciados, acúmulo de pus e sangramentos.

Apesar de esses serem os sintomas mais comuns, alguns pacientes podem apresentar outros quadros álgicos específicos como dores de cabeça, incômodo na parte interna das bochechas e vários outros.

abscesso odontologico
Imagem: Freepik

Fatores de risco do abscesso odontológico

Alguns fatores de risco estão diretamente relacionados com alto índice de abcessos odontológicos, dentre eles os seguintes:

  1. Maus hábitos de higiene bucal: a falta de escovação ou a escovação incorreta pode favorecer o aparecimento dos abcessos.
  2. Consumo exagerado de açúcar: o excesso de açúcar é super maléfico para a saúde, inclusive para os dentes. O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar pode causar cárie e consequentemente um abscesso odontológico.
  3. Diabetes: a diabetes aumenta consideravelmente o risco de desenvolvimento de problema bucais como é o caso do abcesso.
  4.  Doenças autoimune: essas doenças tendem a aumentar a probabilidade de um abscesso odontológico, diante disso, manter bons hábitos de cuidados bucais e visitas regulares aos dentistas são essenciais.

Quando você deve consultar seu dentista?

As visitas ao dentista devem ser regulares para que sua avaliação odontológica esteja sempre em dia. Entretanto, caso você note a presença de um dos sintomas relacionados com o abcesso odontológico, procure imediatamente por um profissional de sua confiança para que o tratamento possa ser iniciado.

Você deve ter em mente que a única forma de aliviar a dor e resolver o problema é receber o tratamento odontológico adequado. Preste bastante atenção a todos os sinais e sintomas, pois caso o abcesso se rompa a infeção pode se espalhar e se tornar uma sepse, que é uma infecção generalizada grave.

Exames de RX para diagnóstico do abcesso odontológico

O raio x pode ser usado como exame complementar no diagnóstico do abcesso odontológico. Associado a ele, o cirurgião dentista deve fazer uma boa avaliação com anamnese e inspeções físicas.

Além dos exames de imagem e anamnese, o dentista pode fazer outros testes e até pedir exames laboratoriais.

  • Teste de percussão: consiste em pressionar o dente afetado, pois quando existe um abcesso a sensibilidade à dor é alterada.
  • Exames laboratoriais: a coleta de pus ajuda o profissional a descobrir de que tipo de bactéria se trata e dessa forma é mais fácil traçar um plano de tratamento para o paciente.

Tratamentos para o abscesso odontológico

Os tratamentos mais comuns dentro dos consultórios odontológicos do país são a drenagem do abcesso odontológico e posterior eliminação da infecção.

Em alguns casos o tratamento de canal ajuda a salvar o dente afetado, mas muitas vezes é preciso extrai-lo completamente.

Além do tratamento de canal e extração do dente afetado, o dentista ainda pode receitar tratamento medicamentoso com antibióticos potentes e eficazes.

Ao realizar um dos procedimentos citados acima (canal ou extração), o dentista pode solicitar que o paciente faça bochechos frequentes com água morna, sal e às vezes analgésicos.

Além desses tratamentos, o abcesso também requer técnicas de tratamento periodontal, como a raspagem, pois ela elimina o acúmulo de tártaro que é o responsável por proliferar as bactérias.

Prevenção dos abscessos odontológicos

A prevenção dos abcessos odontológicos não é difícil e você pode fazer todas as técnicas de cuidados todos os dias.

A técnicas de prevenção consistem basicamente em cuidar bem dos dentes, ou seja, escovar de forma correta com o tipo de escova ideal, fazer uso regular do fio dental, fazer uso de enxaguantes bucais, seguir uma dieta saudável e fazer avaliações odontológicas regulares.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: