Tipos de radiografias odontológicas: veja sua importância, modalidades e funcionalidades

Tipos de radiografias odontológicas: veja sua importância, modalidades e funcionalidades

24/11/2022 - Por: Cassiano Pires

Os diferentes tipos de radiografias odontológicas permitem que os profissionais da área acessem imagens nítidas, com riqueza de detalhes e muito modernas, capazes de evidenciar partes internas da boca e face do paciente.

Nesse sentido, a radiografia representa o que há de mais moderno neste setor, tornando a avaliação dos pacientes mais efetiva e ampliando os métodos de tratamento, através da visão personalizada a respeito de cada paciente.

Neste artigo, você irá encontrar informações relevantes, acerca dos tipos de radiografias odontológicas, entendendo para que cada um deles funciona e qual a importância desse tipo de exame para os profissionais e pacientes do setor.

Confira!

Importância do rx na odontologia

Os diferentes tipos de radiografias odontológicas são fundamentais para a análise, diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes. Isso porque, as mesmas permitem uma visão aproximada ou ampliada da dentição, ossos e tecidos, revelando situações de má formação ou doenças, que possam vir a acometer tanto adultos quanto crianças.

No caso dos adultos, as radiografias são capazes de revelar:

  • Complicações, devido a quadros de infecção;
  • Cáries, que podem estar escondidas sob restaurações ou entre os dentes (interproximais);
  • Alguns tipos de tumores ou cistos;
  • Disposição da arcada dentária, muito útil para a colocação de aparelho ortodôntico;
  • Abcessos, que podem acometer os dentes ou raízes;
  • Problemas desencadeados por episódios de bruxismo;
  • Perdas ósseas na mandíbula;
  • Inflamação da polpa dentária, sinalizando para a necessidade ou não de realização de canal.

No caso do público infantojuvenil, as radiografias podem:

  • Retratar problemas que mantém os dentes inclusos (dentro da gengiva);
  • Permitir o acompanhamento do desenvolvimento da arcada;
  • Identificar o espaço da boca, para entender se existe espaço suficiente para que todos os dentes surjam;
  • Retratar o desenvolvimento dos dentes e da ossatura.

Tipos de radiografia odontológica

Os tipos de radiografias odontológicas se dividem em dois grupos, os intraorais (realizados dentro da boca do paciente) e os extraoriais (realizados do lado de fora da face). Nesse sentido, os exames mais comuns no consultório são os intraorais, que tem como objetivo mostrar diferentes aspectos da boca.

Por outro lado, os extraoriais servem para auxiliar na identificação de problemas nos dentes, mandíbula, maxilar e, até mesmo, no crânio.

Veja, nos itens abaixo, os principais tipos de radiografias odontológicas utilizadas pelos dentistas, e entenda quais áreas elas abrangem.

tipos de radiografias odontológicas
Imagem: Freepik

Panorâmica

O exame de radiografia panorâmica é responsável por retratar toda a arcada dentária, incluindo as arcadas superior e inferior, tudo isso numa única incidência (imagem).

Assim, esse tipo de exame é responsável por identificar a formação dos dentes emergidos (aqueles que já nasceram).

Além disso, numa radiografia panorâmica é possível visualizar algum dente que está incluso e que ainda não rompeu a linha da gengiva. Isso torna a panorâmica um dos tipos de radiografias odontológicas mais importantes, na construção da documentação ortodôntica, necessária para a implementação de aparelhos fixos ou móveis.

Projeção cefalométrica lateral

O exame de radiografia cefalométrica lateral é realizado do lado de fora da face do paciente, e tem como finalidade retratar um lado inteiro de sua cabeça. Assim, serve para que o dentista possa analisar a posição dos dentes, em relação a mandíbula e perfil do indivíduo.

A principal especialidade a ser beneficiada por esse tipo de radiografia é a ortodontia, que usa essa imagem para traçar o melhor tratamento de realinhamento da arcada, levando em consideração a especificidade de cada paciente.

Em suma, a radiografia cefalométrica lateral pode ser decisiva para que o paciente tenha um tratamento eficaz, que, ao realinhar sua arcada, irá proporcionar melhor mastigação, fala e sorriso, devolvendo a sua autoestima.

Interproximal

O exame de radiografia interproximal é fundamental para a identificação de cáries em seus estágios iniciais, já que permite a análise entre as coroas, tornando visíveis pontos que não podem ser observados a olho nu.

Além disso, quando a sua realização se dá com o posicionamento da máquina de forma vertical, esse tipo de imagem pode mostrar cáries secundárias, escondidas sob restaurações anteriores, e que não foram encontradas em outros tipos de radiografias.

Por fim, o exame interproximal ainda permite a identificação de alterações na estrutura óssea, isso se comparada à situação dos demais dentes da arcada.

Sialografia

A sialografia é um exame odontológico diferente, no qual o dentista insere um líquido específico nas glândulas salivares, fazendo com que as mesmas produzam mais saliva e permitindo analisar se existem pontos de bloqueio dessa produção.

Diferente dos outros tipos de radiografias odontolóticas, esse não é radiográfico e está desassociado da arcada dentária. Mas, ainda sim, sua importância é gigantesca para a saúde da dentição como um todo.

Isso porque a sialografia serve para detectar a Síndrome de Sjögren, responsável por causar a secura da boca, propiciando o surgimento de cáries que, se não tratadas rapidamente, podem evoluir para a perda do dente.

Oclusal

O exame oclusal é um dos tipos de radiografias odontológicas capazes de mostrar o desenvolvimento e posicionamento completos dos dentes. Além disso, ainda é possível identificar o osso maxilar e da mandíbula.

Por esse motivo, o exame de radiografia oclusal é recorrentemente realizado em crianças, a fim de retratar o desenvolvimento da arcada e crescimento dos dentes, de forma geral.

Por fim, alguns dentistas tendem a utilizar as radiografias oclusais para visualizar dentes retidos (que ainda não nasceram) e para fazer o acompanhamento da progressão do aparelho ortodôntico.

Tomografia computadorizada

A tecnologia de tomografia computadorizada é inovadora, e permite que o dentista analise as estruturas internas da boca de forma tridimensional (3D). Nesse sentido, ela é utilizada para identificar problemas nos ossos faciais, sendo eles cistos, fraturas, tumores, entre outros.

A tomografia computadorizada conta ainda com uma técnica chamada de feixe cônico, que tem o objetivo de realizar uma varredura em toda a cabeça. Dessa forma, é possível identificar dentes, tecidos moles, nervos e ossatura.

A tomografia computadorizada de feixe cônico, além de permitir a análise dos problemas citados anteriormente, ainda auxilia na implementação de aparelho ortodôntico.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: