Radiografia periapical: entenda o que é e como funciona esse exame em 2 toques

Radiografia periapical: entenda o que é e como funciona esse exame em 2 toques

17/11/2022 - Por: Ademar Junior

Exames de imaginologia, como a radiografia periapical, são responsáveis por uma grande revolução nos tratamentos odontológicos. Assim, é através desse tipo de procedimento que os dentistas podem avaliar a situação dos dentes e demais tecidos que compõem a boca do paciente.

No caso da radiografia periapical, diversas enfermidades podem ser observadas e tratadas usando o exame como parâmetro, já que o mesmo é o mais indicado quando o assunto é a análise intraoral.

Nesse artigo, você irá descobrir o que é e como funciona a radiografia periapical. Entenderá como o exame funciona e para que é indicado, além de identificar em quais situações o especialista pode solicitar esse tipo de procedimento.

Vamos lá?!

O que é radiografia periapical?

A radiografia periapical, também conhecida como Raio-x periapical, é um procedimento que visa capturar imagens de um ou mais dentes, mapeando desde a coroa dentária até a sua raiz. Além disso, possibilita a identificação das áreas que circundam a região dos dentes, tudo isso com muita qualidade de imagem.

Nesse sentido, o exame periapical permite a análise de dentes molares, pré-molares, incisivos e caninos, estejam eles presentes na arcada inferior ou superior da boca do paciente.

Sem sombra de dúvidas, a radiografia periapical é o exame intraoral mais solicitado no consultório odontológico, abrangendo determinada área e possibilitando a visualização de 2 a 3 dentes por vez. Dessa maneira, oferece uma imagem detalhada de toda a formação dos dentes retratados.

Infelizmente, não existe um exame periapical que registre a boca de forma completa, a partir de uma única imagem, como no caso da ortopantomografia, por exemplo. Contudo, ainda é possível realizar um conjunto de imagens para que toda a área possa ser registrada, basta tirar a radiografia periapical de todos os dentes.

Indicações da radiografia periapical

A radiografia periapical é indicada para a análise, diagnóstico e tratamento de diversas condições orais, sejam elas ligadas a enfermidades ou possíveis anomalias, encontradas na arcada dentária do paciente.

De forma geral, as principais indicações do exame periapical, são:

  • Encontrar cáries nos dentes;
  • Controle endodôntico (no caso de tratamento de canal ou enfraquecimento dos dentes);
  • Com o objetivo de identificar lesões ao redor da raiz dos dentes;
  • Para detectar enfermidades e anomalias, que possam ocorrer nas coroas, raízes e osso alveolar;
  • Acompanhar a progressão da perda óssea;
  • Visualizar processos de obturação e restauração;
  • Diagnosticar quistos (ou cistos) e corpos estranhos;
  • Avaliar os implantes dentários;
  • Diagnosticar traumas oclusais.

Como é feito o exame periapical completo?

Existem duas técnicas que podem ser ministradas na realização da radiografia periapical, são elas o paralelismo (cone longo) e a bissetriz (cone curto).

Na radiografia de paralelismo, o feixe de Raio-x incide paralelamente ao dente e ao filme, gerando a radiografia. Assim a imagem não apresenta distorções, e auxilia na visualização das estruturas captadas com maior precisão.

Já na técnica de bissetriz, também chamada de “cone curto”, os raios incidem de forma perpendicular ao plano bissetor, entre o dente e o filme.

Tanto o paralelismo quanto a bissetriz são boas técnicas para conseguir imagens radiográficas intraorais, mas a sua eficácia dependerá do posicionamento da máquina e do paciente, realizados pelo profissional que irá fazer o exame.

Nesse sentido, um invólucro com a película receptora é colocada na boca para direcionar o feixe de Raio-x, formado após o disparo da radiação de forma controlada.

Esse tipo de exame é indolor!

Quanto tempo demora o exame?

O procedimento de radiografia periapical é muito rápido, podendo ser finalizado num prazo de 1 a 2 minutos, a depender da quantidade de radiografias solicitadas pelo especialista. Além disso, esse tipo de técnica não necessita de preparação prévia.

Em que lugar é realizado o exame periapical e quem pode fazer?

Esse exame é comumente realizado no próprio consultório odontológico, no entanto o paciente também pode ser conduzido para uma clínica radiológica.

Não existem complicações ou riscos associados a radiografia periapical, desde que seja realizada com um profissional adequado e numa clínica licenciada. Isso quer dizer que o exame pode ser realizado tanto em adultos quanto em crianças.

O que pode ser visto em uma radiografia periapical?

A palavra periapical é um termo médico que representa a zona à volta da extremidade da raiz de um dente. Assim, através do exame de radiografia periapical, o dentista será capaz de visualizar a coroa, a raiz, os ligamentos periodontais, e osso alveolar e as estruturas anatômicas que compõem a estrutura do dente.

Por mais que este tipo de exame apresente a anatomia de no máximo 3 dentes, um levantamento periapical pode ser exigido pelo dentista. Esse levantamento reúne uma avaliação completa das arcadas dentárias, com o total de 14 radiografias.

Nesse sentido, o levantamento periapical pode ser solicitado a fim de diagnosticar doenças e anomalias, bem como o planejamento de tratamentos.

Quando pedir uma radiografia periapical?

A solicitação do exame periapical é realizada por um profissional odontológico, quando existe a possibilidade de cáries, tanto na coroa quanto na extensão pulpar, e para avaliar se existe reabsorção dentária, entre outros.

Assim, o paciente deve se dirigir a um consultório de sua confiança para fazer uma avaliação clínica, e entender se esse exame é necessário para o seu tratamento.

Quanto custa uma radiografia periapical?

O valor de um exame periapical irá variar de acordo com o local no qual o mesmo será realizado, contudo, o valor médio é de R$20,00. Além disso, existem diversos planos odontológicos que cobrem esse tipo de radiografia, por isso alguns pacientes podem realizar o procedimento gratuitamente.

Todavia, nos casos em que o valor seja muito baixo, desconfie! Existem muitos locais que não são regulamentados, e que podem oferecer grandes riscos para a saúde. Por isso, procure informações a respeito do ambiente e dos profissionais que os compõem, para que sua saúde seja devidamente preservada.

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos Odontologicos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: