Público-alvo: como é definido e sua importância para a clínica odontológica

Público-alvo: como é definido e sua importância para a clínica odontológica

23/11/2022 - Por: Dabi Atlante

Definir um público-alvo para o seu negócio, fazendo com que esse grupo encontre a sua marca e reconheça nela um trabalho relevante e de qualidade, exige o uso de algumas estratégias.

Assim, pesquisas do comportamento de compra, entendimento do perfil da clínica odontológica e identificação de oportunidades são apenas alguns fatores, que devem ser levados em consideração na hora de definir o público-alvo.

Nesse texto, você encontra dicas que irão ajudar na hora de escolher o público ideal para o seu negócio. Confira!

Quem é público alvo?

O público alvo é caracterizado por um grupo de pessoas que tem características de compras semelhantes, para o qual as empresas de marketing irão preparar estratégias personalizadas, a fim de fazê-las se identificarem com o produto/serviço.

Para que um público alvo seja definido, deve-se aplicar técnicas de segmentação do mercado, que irão definir os principais comportamentos de consumo das pessoas avaliadas.

Assim, a partir da definição do público-alvo, a empresa terá a capacidade de mirar em determinado segmento, a fim de satisfazer as necessidades e desejos desse grupo. A partir daí, será possível a aplicação da estratégia 4ps.

Nesse tipo de estratégia, avalia-se o preço, produto, praça e promoção, levando em consideração a persona (tipo ideal de cliente da marca).

Por fim, o empreendedor pode optar por atender a um ou mais segmentos do mercado. Contudo, o mesmo deverá promover diferentes maneiras de se conectar a cada um desses segmentos.

Como definir o público-alvo para minha clínica odontológica

Para compreender qual é o seu público alvo, você precisará analisar quais tipos de serviços a sua clínica odontológica oferece. Elencando os tipos de procedimentos, as especialidades dos profissionais atuantes, a capacidade diária de agendamentos e a quantidade de material que cabe no seu estoque.

Pode parecer loucura, mas até os mínimos detalhes precisam ser levados em consideração, no momento de entender o que representa uma marca e para quem ela foi criada.

Nesse sentido, pergunte-se qual o seu cliente ideal. Seria ele um homem de meia idade, uma criança ou adolescente? Essa pessoa é dona de casa ou empresária? Ela é solteira, casada, vaidosa, prática?

São muitos adjetivos para se ter em mente, mas, ao criar uma persona ideal, será mais fácil entender qual é o seu público-alvo e de que maneira você pode atingi-lo, seja com as estratégias de marketing ou com os atendimentos presenciais.

público-alvo

Como saber qual o meu público alvo?

Confira o passo a passo para a definição do público-alvo da sua clínica odontológica:

1.   Entenda qual “problema” o seu serviço resolve

As clínicas odontológicas oferecem tratamentos para diversas situações, proporcionando a melhora da funcionalidade bucal e da aparência facial. Nesse sentido, você deve olhar para dentro da sua clínica e pensar em:

  • Quais são os tratamentos oferecidos (quais tipos de problemas ela soluciona);
  • Por que as pessoas contratariam esses procedimentos;
  • Quais benefícios os tratamentos oferecem.

2.   Faça pesquisas de mercado

Depois de entender o seu produto, procure olhar para o mercado em geral, identificando o comportamento dos consumidores, suas principais necessidades e formas de solucioná-las.

Sob esse aspecto, as pesquisas de mercado tendem a ser as melhores ferramentas. Assim, você pode acessar os dados obtidos por institutos, associações e profissionais da área, ou realizar a sua própria investigação, através de questionários, entrevistas e grupos de discussão.

3.   Analise os concorrentes

Durante as pesquisas de mercado, você deve dar atenção especial ao comportamento dos concorrentes. Isso vai te ajudar a criar mecanismos para concorrer com clínicas odontológicas que disputam o mesmo público-alvo que o seu.

É esse tipo de análise que permitirá a visualização de lacunas (situações nais quais os pacientes não veem suas necessidades atendidas). Além disso, estudar os concorrentes permitirá a construção de uma marca que se diferencia das outras.

4.   Divida o mercado em segmentos semelhantes

Após definir a situação do mercado, é hora de determinar qual será o seu público-alvo. Mas, para isso, é importante escolher as bases de segmentação adequadas. Assim, as mesmas podem se referir a geografia, demografia, psicologia e atitudes comportamentais das quais os pacientes fazem parte.

Além disso, ainda é possível segmentar os grupos entre homens, mulheres, conservadores, inovadores, pacientes ocasionais ou recorrentes, entre outros.

5.   Entenda o potencial de cada segmento

Entender o potencial do segmento irá te ajudar a definir se o serviço em questão possui uma base de clientes ou se está em defasagem. Nesse caso, você deverá avaliar o volume de pacientes, a faixa aquisitiva que eles ocupam e a viabilidade de atendimento dos problemas apresentados por esse grupo.

Ao identificar a potencialidade do segmento, você pode, até mesmo, encontrar novas oportunidades de atendimento, ampliando o alcance da clínica odontológica.

6.   Defina o seu público-alvo

A definição final do público-alvo exigirá a criação de critérios e características específicas do segmento escolhido, o que otimiza as estratégias para a captação dos pacientes.

Você pode optar por atender a mais de um segmento do mercado, mas deve compreender que esta escolha implica na criação de diferentes estratégias, que abarque cada um dos segmentos escolhidos.

7.   Acompanhe as mudanças do mercado

Devido a versatilidade do mercado, que recorrentemente apresenta novas tecnologias, procedimentos, concorrentes, produtos, entre outros, é muito importante manter o olhar aberto.

Assim, ao acompanhar o mercado, você poderá definir se seu público assumiu novos comportamentos ou, até mesmo, se ele deixou de existir. Mas você não precisa ficar apavorado!

Ao acompanhar as mudanças mercadológicas, você poderá garantir que a clínica odontológica permanecerá atualizada, e que a mesma irá se aperfeiçoar com o passar do tempo, permanecendo relevante em seu nicho.

Por que definir um público-alvo para minha clínica?

Ao definir o público alvo para sua clínica, será possível o desenvolvimento de um posicionamento relevante, que tenha uma base fundamentada no perfil de potenciais clientes.

Assim você poderá estabelecer ferramentas de marketing relevantes para o seu segmento, gerar estratégias de identificação dos pacientes, garantir a diferenciação do seu serviço em relação aos concorrentes, atender as necessidades ignoradas pelo setor e evitar esforços direcionados ao público que não tem interesse pelos procedimentos oferecidos.

Foto de Dabi Atlante

O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

Veja mais de "Dabi Atlante" >

Leia também: