Proteção radiológica: veja como se proteger da radiação em 5 passos

Proteção radiológica: veja como se proteger da radiação em 5 passos

16/11/2022 - Por: Ademar Junior

A proteção radiológica se caracteriza como o cuidado que os radiologistas têm com os pacientes que precisam ser submetidos a exames de raio x.

As radiografias estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e por esse motivo a proteção radiológica tem avançado cada vez mais no sentido de proteger os pacientes e os profissionais contra todos os riscos oferecidos pela técnica.

No geral, os riscos só são percebidos quando algo não é feito de forma correta, ou seja, quando o paciente é mal posicionado ou quando os equipamentos de proteção individual não são usados.

Nesse artigo iremos conhecer um pouco mais sobre a proteção radiológica e entender alguns conceitos de radiação e radioproteção para que você como profissional ou paciente possa estar seguro no momento de realizar os exames radiográficos.

Conheça os princípios gerais da proteção radiológica!

A proteção radiológica é no geral um conjunto de técnicas usadas para proteger os pacientes e os funcionários que estão submetidos aos feixes de raio x.

Essa proteção garante que as pessoas envolvidas no exame de imagem não sofram com consequências irreversíveis por meio da radiação ionizante usada no exame radiográfico.

Antes de conhecer os princípios gerais da proteção radiográfica, você deve entender o que é a radiação e consequentemente o que é a radioproteção ou proteção radiológica.

O que radiação?

A radiação ionizante usada nos equipamentos de radiografia é uma espécie de energia capaz de modificar as moléculas, sendo que, suas fontes podem ser naturais ou artificiais.

As fontes naturais são aquelas onde os materiais existem no meio ambiente são capazes de emitir a radiação ionizante. Já as fontes artificiais são aquelas emitidas por equipamentos criados por mãos humanas.

Além dos diferentes tipos de fonte, existem ainda diferentes tipos de radiação ionizante.

Os principais tipos de radiações ionizantes usadas na área da saúde para as ações de proteção radiológica são: os raios x (mais comuns), raios gama, radiação beta e radiação alfa.

O que é irradiação e contaminação?

Para que uma radiografia seja feita de forma correta, os profissionais que trabalham na área precisam compreender com precisão sobre vários conceitos como é o caso de radiação, irradiação e contaminação.

O termo irradiação significa a exposição de uma pessoa à radiação propriamente dita, com o objetivo de chegar a um diagnóstico. Vale lembrar que, é perfeitamente possível que ocorra a irradiação sem existir contaminação.

Já o termo contaminação diz respeito à presença de um material radioativo em contato com um objeto ou com o corpo, o que o torna extremamente perigoso.

protecao-radiologica
Imagem: SP Rad

O que é a Radioproteção ou Proteção Radiológica?

Como mencionado anteriormente, a proteção radiológica nada mais é que algumas técnicas usadas para minimizar os riscos do paciente e do profissional no momento de realizar as radiografias.

Para que essa proteção radiológica seja eficaz, alguns princípios devem ser seguidos com cautela pelos profissionais responsáveis pelas radiografias.

Os três princípios gerais que norteiam a proteção radiológica são o tempo, a distância e a blindagem.

  1. Tempo: quanto menor o tempo de exposição à radiação ionizante, menor o risco para o paciente.
  2. Distância: quanto maior a distância da fonte de radiação, menor os riscos para os pacientes e profissionais.
  3. Blindagem: o uso de blindagens adequadas contra a exposição dos feixes de raio x reduzem o risco dos pacientes e dos profissionais.

F.A.Q

Quais são as Proteções Radiológicas?

As proteções radiológicas são todas as regras e normas utilizadas para proteger os paciente e profissionais. Dentre os acessórios mais usados nessa área podemos citar os aventais, óculos e protetores feitos com chumbo.

Quais são os 3 princípios de proteção radiológica?

Os três princípios fundamentais para a proteção radiológica são o tempo, a distância e a blindagem.

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos Odontologicos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: