Ortopantomografia: para que serve, o preço e onde fazer?

Ortopantomografia: para que serve, o preço e onde fazer?

16/11/2022 - Por: Cassiano Pires

Apesar de ser um nome complicado, a ortopantomografia nada mais é que a famosa radiografia panorâmica.

Ela é um tipo de exame de imagem muito solicitado pelos cirurgiões dentistas nos consultórios odontológicos para avaliar a condição bucal de cada paciente e dessa forma, elaborar um bom diagnóstico e traçar um plano de tratamento adequado.

Por possibilitar a visualização de toda a arcada dentária em uma única imagem, esse exame é o mais pedido pelos profissionais pois poupa tempo do profissional e reduz o tempo de exposição aos raios x por parte dos pacientes.

A tecnologia usada nos aparelhos de raio x panorâmico mostra com clareza todos os detalhes dos dentes e seus anexos e dessa forma são ótimos aliados dos dentistas em suas rotinas diárias.

Nesse artigo, iremos descrever as principais características da ortopantomografia, como realizá-la de forma correta, quais os preparos específicos para sua realização e também suas principais indicações e contraindicações.

Além disso, você vai conhecer tudo sobre a tecnologia de exames digitais que tem conquistado os profissionais por sua versatilidade e praticidade.

Ortopantomografia: o que é?

A ortopantomografia ou raio x panorâmico é um exame de imagem complementar de extrema importância para os cirurgiões dentistas, principalmente nos casos onde o paciente o procura pela primeira vez.

Normalmente, a ortopantomografia é solicitada no momento da avaliação para que o profissional possa conhecer com clareza todos os detalhes anatômicos e atual situação da condição odontológica de cada paciente em uma única imagem.

Em uma breve explicação, podemos dizer que a ortopantomografia nada mais é que uma radiografia única de todos os elementos da cavidade oral como dentes, mandíbula, maxila e outros.

Entretanto, apesar de parecer que a ortopantomografia possibilita a visualização de todas as estruturas, isso não é verdade, pois ela é mais indicada para a visualização de tecidos duros.

Normalmente, as imagens capturadas no exame são visualizadas instantaneamente, principalmente no modelo de exame digital, sendo assim, agiliza muito os processos e tratamentos a serem realizados pelos dentistas.

Com a tecnologia da ortopantomografia, os cirurgiões dentistas afirmam que ela é um dos exames mais completos da história, pois possibilita a análise de vários tecidos odontológicos ao mesmo tempo, podendo ser realizada em todos os tipos de público inclusive nas crianças e gestantes.

Além disso, a ortopantomografia pode ser feita para avaliar condições odontológicas de várias especialidades como: traumatologia maxilo facial, cirurgia, implantodontia e periodontia, intervenções estéticas e intervenções de funcionalidade oral como a dentística, a prótese e a ortodontia.

– Para que serve?

Agora que você já conhece o conceito de ortopantomografia ou radiografia panorâmica, certamente deve estar se perguntando sobre sua principal serventia.

No geral, a radiografia panorâmica serve para ajudar o dentista na tomada de decisões e para auxiliá-lo em um diagnóstico preciso e rápido.

Com as imagens obtidas no exame, o dentista consegue estudar com cautela qual a origem dos problemas apresentados pelo paciente, ou seja, ela consegue observar se os problemas odontológicos são provenientes dos dentes, da mandíbula, da área nasal, dos seios nasais ou das articulações existentes na face.

Após chegar a um diagnóstico, o profissional ainda consegue elaborar com maior precisão o tratamento mais adequado para cada paciente.

Além de ser usado para elaborar diagnóstico e traçar planos de tratamento, a ortopantomografia também serve como um meio de acompanhamento dos casos.

Quando o paciente começa com um tratamento, o profissional precisa acompanhar de perto se o tratamento está com resultados positivos e a melhor maneira de acompanhar essa evolução é comparando algumas radiografias panorâmicas.

Outra serventia muito importante da ortopantomografia é em relação à prevenção, pois ela pode ser solicitada apenas para esse fim.

Algumas das possibilidades de prevenção da ortopantomografia é quanto à prevenção de cáries, pois muitas vezes elas não são visíveis a olho nu e precisam de um exame complementar para serem diagnosticadas. Ao ser diagnostica pela ortopantomografia, os pontos cariosos geralmente estão começando e consequentemente ocorre uma intervenção precoce que evita tratamentos mais complicados e incômodos.

Outras indicações e serventias da ortopantomografia são:

  • Identificação de dentes tortos e avaliação da posição dos dentes na boca;
  • Avaliação da constituição óssea dos dentes;
  • Identificação de fraturas dentárias;
  • Identificação de dentes inclusos;
  • Investigação de alterações na articulação temporomandibular;
  • Investigação sobre o tipo de aparelho a ser usado;
  • Comparação dos lados direito e esquerdo;
  • Visualização de ausência dental, fossa nasal, seios maxilares, canais mandibulares e outros;
  • Investigação de infecções e muito mais.

ortopantomografia

– Como se realiza a ortopantomografia?

Ao observar as vantagens e conceito da ortopantomografia, você pode imaginar que seja um exame complicado de ser feito. Entretanto, esse tipo de radiografia é muito tranquilo, rápido e indolor.

Por ser uma imagem grande e única da boca, algumas pessoas acreditam que a exposição aos feixes de raio x é grande, mas ela é precisamente calculada e é menor do que você pode imaginar (cerca de 90 microsieverts).

Ainda assim, esse número pode assustar algumas pessoas, mas fique tranquilo pois ele está bem abaixo do valor estimado anual que é cerca de 550 vezes esse número.

O processo de realização da ortopantomografia é muito simples e rápido. Independentemente de ser no próprio consultório dos dentistas ou em um laboratório especifico, um afastador de lábios é colocado na boca do paciente para afastar os dentes dos lábios.

Após colocar o afastador, um colete de chumbo é colocado sobre o peito do paciente para proteger as demais regiões do corpo dos feixes de raio x.

Feito isso, o paciente deve aproximar seu rosto do equipamento, chamado de ortopantomógrafo, e se manter extremamente quieto e imóvel para que as imagens capturadas tenham uma qualidade excelente.

As posições mais usadas para captura das imagens são de pé ou sentado a depender das condições de cada paciente. Além disso, o profissional responsável pelo manuseio do equipamento deve solicitar que o paciente permaneça o tempo todo com a língua no céu da boca.

O funcionamento do ortopantomógrafo é feito com giros em torno da cabeça do paciente, para que todas as estruturas anatômicas de sua boca possam ser capturadas.

Além disso, para realizar o exame, não é necessário preparo, ou seja, você precisa apenas seguir algumas orientações básicas dos profissionais no momento de realizar o exame como é o caso de remover itens metálicos do corpo.

Após realizar todos os processos para captura das imagens, elas são enviadas para um dispositivo (computador ou celular) para serem analisadas pelo seu dentista.

– Duração do teste

No geral, a ortopantomografia é um exame rápido e muito fácil de ser feito. Em média, o tempo estimado para realização da radiografia panorâmica é cerca de 3 a 6 minutos, a depender das condições de cada paciente.

Ao comparar os benefícios do exame com o tempo gasto para realiza-lo, podemos notar o qual importante ele é, pois são poucos minutos de exame para obtenção de uma imagem perfeita e muito detalhada de toda arcada dentária.

Ortopantomógrafo tradicional x ortopantomógrafo digital

Como mencionado anteriormente, a ortopantomografia é um exame de imagem complementar muito importante na rotina dos cirurgiões dentistas, pois permite que eles conheçam todas as estruturas anatômicas da boca do paciente e dessa forma, são capazes de planejar tratamento mais precisos e eficientes.

Muitas clínicas e consultórios possuem o aparelho de ortopantomografia analógico que é aquele que precisa de um filme radiográfico para a obtenção e impressão das imagens capturadas.

Com o avanço da tecnologia os aparelhos e equipamentos de diagnóstico e acompanhamento odontológicos estão cada vez mais modernos e sofisticados e os aparelhos de ortopantomografia digitais já são a realidade de muitos cirurgiões dentistas.

Nesses casos, as imagens obtidas no exame são mais claras e nítidas e isso facilita ainda mais a vida dos profissionais.

No caso dos aparelhos de ortopantomografia digital, as imagens são capturadas sem o uso do filme radiográfico, o que o torna um equipamento altamente sustentável e a favor da proteção do meio ambiente.

Nesses casos apenas um sensor é utilizado e as imagens são enviadas diretamente para o computador ou celular que está conectado ao equipamento. Por ter as imagens impressas em filmes radiográficos, esse tipo de equipamento ajuda a natureza pois reduz a poluição devido ao menor descarte de resíduos no ambiente.

As indicações dos exames são as mesmas, o que os difere é a qualidade das imagens e as possibilidades de melhora na mesma, pois os computadores possuem programas específicos para melhorar ainda mais a qualidade das imagens. Além disso, os dentistas podem usar recursos simples como o zoom para observar com mais clareza detalhes pequenos contidos nas radiografias.

Contraindicações da ortopantomografia

A ortopantomografia parece ser perfeita devido as enormes vantagens que ela apresenta. Entretanto, alguns pontos precisam ser observados em relação às contraindicações do exame.

A verdade, é que a radiografia panorâmica não possui contraindicações apenas algumas precauções que precisam ser levadas em consideração.

Essas precauções dizem respeito às mulheres grávidas, às crianças e às pessoas que possuem implantes metálicos na região de cabeça e pescoço. Essas precauções também são válidas para pacientes que façam uso de marca passo.

– Ortopantomografia na gravidez é possível?

As gestantes são um grupo especial de pacientes, pois alguns cuidados precisam ser tomados come esse público.

A ortopantomografia é um exame com nível baixo de radiação e por esse motivo pode ser realizado em qualquer tipo de pessoa desde que todas as orientações sejam fornecidas de forma correta.

A era digital chegou para ajudar as pessoas em relação aos exames, pois graças a eles muitas pessoas passaram a poder usar as tecnologias mesmo estando em grupos de atenção especial.

No caso das gestantes, elas podem realizar a radiografia panorâmica desde que avise o cirurgião dentista sobre a última vez que realizou uma radiografia, pois existem dosagens mínimas que essas mulheres podem ser expostas anualmente.

Além disso, é preciso estar atento ao período gestacional em que a mulher se encontra, pois, alguns períodos são mais críticos que outros, como é o caso do período entre a terceira e a oitava semana de gestação.

– Ortopantomografia infantil

As crianças também são consideradas um público especial e que merece uma atenção adicional.

Essa atenção se deve ao fato de as crianças serem muito imprevisíveis e muitas vezes elas têm medo do exame.

Dessa forma, é preciso ter conhecimento e dinâmica para conseguir mantê-las quietas e sem medo do procedimento. Nesses casos, você pode usar de diversas técnicas diferentes para conseguir manter o foco da criança como montar salas destinadas apenas a esse público com desenhos e brinquedos e muito mais.

Onde fazer a ortopantomografia?

As radiografias panorâmicas podem ser feitas nos próprios consultórios dos dentistas ou em clínicas e laboratórios especializados na área.

O importante no momento de escolher o local para realizar o exame é observar a comodidade, localização e valor do exame, pois todos esses fatores associados podem contribuir de forma positiva em sua vida.

– Preço da ortopantomografia

No Brasil, os valores dos exames odontológicos variam muito conforme cada região pois dependem de vários fatores como disponibilidade do equipamento no local, ambientes que fornecem a realização do exame, concorrência, demanda e muito mais.

Dessa forma, podemos dizer que o preço médio da ortopantomografia está entre R$50,00 e R$150,00 reais, um preço considerado acessível se você observar a complexidade das imagens e os benefícios que ela apresenta para seu tratamento.

F.A.Q

Quanto custa fazer uma radiografia panorâmica?

As radiografias panorâmicas possuem valores diversificados a depender de vários fatores. No geral, o preço médio está entre R$50,00 e R$150,00 reais.

Como é feito ortopantomografia?

A ortopantomografia é feita de pé ou sentado com o rosto apoiado no equipamento, onde você deve permanecer imóvel por aproximadamente 5 minutos ou menos.

O que é o exame ortopantomografia?

A ortopantomografia é um exame de radiografia que possibilita a visualização de todas as estruturas anatômicas da boca em uma única imagem, principalmente de tecidos duros.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: