15 dicas de marketing para clínica odontológica aparecer na internet

15 dicas de marketing para clínica odontológica aparecer na internet

23/11/2022 - Por: Dabi Atlante

Vista no passado como uma prática reprovável, o marketing para clínica odontológica se tornou fundamental para promover a marca e o trabalho dos profissionais que atuam no ramo. Assim, passou a ser visto como um conjunto de estratégias, criado para aproximar os pacientes dos serviços de qualidade e profissionais capacitados.

Nesse artigo, você irá descobrir o que é e como funciona o marketing para clínica odontológica e poderá conferir 15 dicas essenciais para implementar as ferramentas corretas na divulgação da sua clínica.

Vamos lá?!

Marketing para clínica odontológica
Foto Por Alena Darmel no Pexels

O que é o marketing odontológico?

Você provavelmente já viu o perfil de um dentista no Instagram e observou vídeos e fotos de procedimentos que o ele realizou, notando que é muito procurado e que tem uma base de clientes satisfeitos.

Isso nada mais é que o marketing digital em ação. Nesse sentido, é possível que este dentista tenha um site, um blog e que pague anúncios que irão aparecer em diversas plataformas, incluindo o Instagram.

Desse modo, o marketing para clínica odontológica se baseia em diversas ferramentas, que tem a função de divulgar a marca para o público-alvo, trazendo notoriedade para ela. O marketing pode ser feito através de rádios, propagandas, redes sociais, sites, blogs, entre outros.

Veja, nos tópicos abaixo, as diferentes categorias em que o marketing se divide:

Inbound marketing

Também conhecido como marketing de atração, essa categoria é responsável pelo marketing para clínica odontológica feito através de blogs, vídeos, ebooks, podcasts, newsletters, whitepapers, SEO, entre outras ferramentas de conteúdo.

Esse tipo de serviço está baseado na procura do cliente, que ocorre devido às ações realizadas para atraí-los até o blog ou site da clínica. Assim, o paciente é recebido com um conteúdo personalizado e autoral, capaz de educá-lo a respeito do funcionamento da clínica e tirar dúvidas acerca de procedimentos e demais serviços.

Outbound marketing

Esta modalidade também é conhecida como marketing tradicional. Nesse sentido, busca atingir o cliente diretamente, oferecendo serviços e produtos através de propagandas em rádio, tv, jornal, patrocínio, revistas, cartazes, entre outros métodos tradicionais de publicidade.

Contudo, o Outbound marketing também se encontra nos meios digitais, aparecendo através de pop-ups e em propagandas nos vídeos, como aqueles que aparecem no Youtube, por exemplo.

Diferente do Inbound, o Outbound é um tipo de publicidade bem mais cara que necessita de um investimento mais planejado. Além disso, a divulgação ocorre por um tempo limitado.

Marketing digital

O marketing para clínica odontológica, em caráter digital, se dá através das mídias digitais. Assim, é uma das formas mais utilizadas por grandes empresas para atingir seu público.

O marketing digital engloba ferramentas como os blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mails, entre outras. Assim, através de postagens personalizadas, as clínicas odontológicas buscam mostrar seu trabalho, criar uma relação próxima com futuros pacientes e tirar dúvidas.

15 dicas para fazer um bom marketing odontológico

1. Comunique-se pelo WhatsApp

O WhatsApp é o app de mensagem mais utilizado no Brasil.  Por isso, uma dica de marketing para clínica odontológica é usar essa ferramenta para agendar consultas, tirar dúvidas, conferir se o paciente está bem, após um procedimento, e para divulgar vídeos, imagens ou fotos que mostrem os serviços prestados.

2. Use softwares odontológicos

Além de organizar os atendimentos, os softwares são capazes de enviar e-mails ou sms para os pacientes. Dessa forma você cria um vínculo mais íntimo, felicitando-os em datas especiais, com um recurso que pode ser programado na ferramenta de software.

3.  Atenda com excelência para fidelizar clientes

Ser bem recebido e acolhido, principalmente num momento de enfermidade, é extremamente importante. Por isso, não existe ação de marketing para a clínica odontológica mais eficaz que um atendimento de excelência.

Então, receba bem o paciente, ouça-o com atenção, preste o melhor serviço e capacite os demais profissionais da clínica para fazerem o mesmo.

4.  Conheça o público-alvo e a persona

Primeiramente, você deve compreender que público-alvo é aquele que você deseja atingir, que serão os potenciais pacientes para os procedimentos realizados pela clínica. Já a persona, é formada pelo cliente ideal, aquele que se encaixa perfeitamente na especificidade do seu negócio.

Assim, definir o público geral e específico é muito importante para que o marketing odontológico seja realizado, já que é a partir da identificação desses públicos que os canais  de comunicação  serão definidos.

5. Tenha um site

O site irá possibilitar uma relação mais próxima com os seus pacientes, através de conteúdos que chamem a atenção e que os ajudem a tirar dúvidas. Assim, montar um site é uma ótima estratégia para mostrar seus produtos e serviços, além de estabelecer sua marca em uma ferramenta de pesquisa acessada por milhares de pessoas.

6. Esteja nas redes sociais

Todos os dias milhões de pessoas passam horas em frente a tela de um celular, seja navegando no Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, ou visitando outras redes sociais. Por isso, estar presente nesses meios tão acessados, e dos quais diversas marcas fazem parte, vai te ajudar a aplicar o marketing digital para a clínica odontológica de forma eficiente.

7. Faça um perfil no Google Meu Negócio

Abrir uma página no Google Meu Negócio é muito importante. Isso porque a ferramenta permite que o público local passe a avaliar a sua clínica, mandar perguntas e acessar informações essenciais, como endereço e canais de contato da mesma.

8. Mostre os benefícios dos tratamentos

Entenda que, na maioria das vezes, as pessoas que irão acessar o seu conteúdo não saberão identificar termos técnicos. Assim, é muito importante que você utilize uma linguagem acessível e que demonstre como os procedimentos são realizados, para que os pacientes entendam a sua importância e benefícios.

9. Faça cursos de marketing digital

Os cursos de marketing digital para clínica odontológica irão aumentar seu repertório, e te fazer entender a melhor forma de aplicar a propaganda na sua clínica. Assim, é possível realizar cursos de marketing digital gratuitos, como o oferecido pela FGV.

10. Invista no Google ADS

O Google ADS é a plataforma de impulsionamento e realização de anúncios, na qual o cliente pode pagar para que sua clínica apareça no Youtube, Gmail, Play Store e demais ferramentas online.

11. Faça um planejamento

Elabore um documento com os passos que devem ser tomados a curto, médio e longo prazo, para que o marketing para clínica odontológica seja bem implementado.

12. Monitore suas ações

Ao implementar o planejamento, é importante realizar ações de monitoramento para entender como a estratégia de marketing está funcionando e se possíveis alterações devem ser realizadas.

13. Respeite o Código de Ética Odontológica

É muito importante consultar o código de ética, antes de realizar qualquer ação de marketing para clínica odontológica. Nesse sentido, ações como anúncio de preços, serviços gratuitos e modalidades de pagamento, estão vedadas para o cirurgião-dentista.

O mesmo ainda deve se abster de anunciar terapias e procedimentos que não possuem comprovação científica, entre outros.

14. Crie uma identidade visual

Um profissional de design poderá te ajudar a definir cores, símbolos e formatação, a fim de construir uma identidade visual para a sua marca. Dessa forma, as cores e símbolos ficarão presentes na lembrança dos pacientes, além de ajudar com materiais impressos e demais tipos de publicidade.

15. Contrate profissionais especializados

Realizar a implementação do marketing para clínica odontológica é uma tarefa processual, que envolve muitas ferramentas, tempo, investimento e disposição. Contudo, existem profissionais preparados para te ajudar!

Basta entrar em contato com uma empresa ou profissional confiável, para solicitar serviços e tirar dúvidas.

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O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

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