10 dicas de marketing digital para dentistas

10 dicas de marketing digital para dentistas

24/11/2022 - Por: Dabi Atlante

O marketing digital para dentistas é composto por um conjunto de estratégias, implementadas por diversos estabelecimentos, com base no seu público alvo e na divulgação dos serviços que a clínica/consultório oferecem.

Nesse sentido, é muito importante entender como o marketing digital funciona e como ele pode ajudar a alavancar o meio odontológico, visto que este é o futuro, quando o assunto é tecnologia digital presente na palma da mão dos pacientes.

Isso porque, o comportamento dos clientes está mudando, e tem evoluído para a busca em redes sociais, sites, blogs e outros meios virtuais, fazendo com que as empresas fora da internet se tornem invisíveis.

Quer promover a sua clínica/consultório usando as estratégias de marketing? Então, confira nosso artigo e descubra como colocar em prática o marketing digital para dentistas!

Quais as melhores estratégias de marketing odontológico?

As melhores estratégias de marketing digital para dentistas estão relacionadas a como esse profissional entende seu público e de que forma o mesmo deseja se posicionar em meio às redes sociais.

Dessa forma, o marketing envolve a criação de perfis profissionais, tanto em redes como o Instagram, Facebook, WhatsApp, quanto em sites e blogs. Isso porque é importante criar uma vitrine ampla, na qual o paciente poderá encontrá-lo facilmente e conhecer o seu trabalho.

Assim, ao divulgar o serviço odontológico, é importante ressaltar suas qualidades, particularidades, formas de pagamento e benefícios que um tratamento adequado pode gerar na vida dos pacientes.

Mas, colocar essas estratégias em prática pode ser mais complicado do que se imagina. Por isso, muitos profissionais optam por contratar o serviço de uma empresa especializada, que irá criar um calendário de postagens e desenvolver o conteúdo necessário para as mídias digitais.

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Imagem: Laço digital

Como desenvolver uma estratégia de marketing digital?

Uma estratégia de marketing digital para dentistas, satisfatória, deve levar em consideração ferramentas como SEO on page e off page, produção de conteúdo e monitoramento de resultados.

Nesse sentido, o profissional poderá investir em Outbound Marketing, que funciona como a publicidade tradicional, conquistando novos clientes através de anúncios, e-mail marketing, páginas de venda, entre outros. Por outro lado, temos a opção Inbound Marketing, também chamada de marketing de atração, que funciona através de publicações de conteúdos relevantes nas redes sociais, blogs e e-mails.

Para qualquer estratégia, é importante que você conheça o seu público alvo!

Confira, logo abaixo, outras estratégias para trabalhar com o marketing digital para dentistas:

1. Construa a sua persona

A persona é o tipo de cliente ideal para o qual você irá criar conteúdo online. Desse modo, é muito importante defini-la antes de começar.

Você pode definir essa persona através de pesquisas, realizadas a partir de estudos da sua base de clientes, pesquisas na internet e outros testes.

2. Defina seus objetivos

Saber onde você está e aonde quer chegar é muito importante. Assim, é preciso definir quais regiões irá atender, o que está disposto a oferecer e porque investir em marketing digital para dentistas;

3. Crie uma identidade visual

A maior parte das redes sociais, como o Instagram, Facebook e TikTok, são predominantemente visuais. Isso quer dizer que as imagens são as primeiras a chamar a atenção. Por isso, é preciso trabalhar na identidade visual da sua marca.

Nesse sentido, um profissional de design pode te ajudar a criar uma logomarca, escolher as cores, símbolos e o estilo que seus canais de divulgação irão utilizar para divulgar seu conteúdo.

4. Escolha seus canais de Marketing

Descobrir quais são as plataformas ideais para divulgar seu trabalho pode não ser tão fácil, principalmente quando falamos sobre o marketing digital para dentistas. Por isso, o ideal é investir de forma moderada em vários canais.

Dessa forma, com o passar do tempo, você terá métricas que definirão quais deles são mais eficazes para o seu nicho.

5. Monte uma equipe de produção de conteúdo

Produzir conteúdo, seja para sites, blogs, redes sociais ou emails, não é tão simples como parece. Além disso, esse tipo de produção demanda tempo e habilidades. Por isso, o indicado é que você construa uma equipe de marketing digital para dentistas, que irá te ajudar a colocar as estratégias em prática.

Você pode encontrar pessoal especializado em agências de publicidade, nas plataformas de marketing e conteúdo e, até mesmo, através freelancers.

6. Use as ferramentas certas

Existem ferramentas adequadas para cada tipo de empreendimento e necessidade dos clientes. Assim, para montar um repertório satisfatório, você pode optar por ferramentas de marketing digital oferecidas por gerenciadores de conteúdo e relacionamento, através de plataformas de automação e criação de materiais interativos, entre outras.

Como captar clientes para dentistas?

Com o advento das redes sociais, captar novos clientes se tornou algo mais fácil, desde que esse passo seja feito com sabedoria e responsabilidade. Assim, divulgar seu conteúdo através do marketing digital para dentistas, é uma das melhores formas de conseguir novos pacientes.

Desse modo, algumas dicas para arrasar nessa busca são:

  • Faça uma análise SWOT: esta é uma ferramenta que te ajudará a entender quais são as suas forças, fraquezas e oportunidades em relação aos seu público alvo;
  • Observe os concorrentes: avaliar como grandes empresas odontológicas atuam é uma ótima forma de entender o que você pode oferecer de melhor e como pode usar estratégias parecidas para chegar mais longe;
  • Mostre o seu trabalho de forma séria e responsável: possibilitando as pessoas entendam que você é um bom profissional e que realmente se importa com o tratamento realizado;
  • Faça parcerias com outras empresas: algumas estratégias de marketing digital podem conectar empresas de segmentos próximos, criando uma relação para além das redes. Por isso, busque conhecer de perto seus fornecedores e aliados, criando uma corrente que irá beneficiar ao consultório e ao cliente;
  • Tenha equipamentos e materiais modernos: os pacientes estão em busca dos melhores tratamentos, com preços acessíveis. Evidencie o que existe de melhor na sua clínica e mostre como ela pode ser fundamental na vida dessa pessoa;
  • Proporcione pagamentos flexíveis: infelizmente nem todos têm a oportunidade de pagar por um procedimento à vista. Por isso, é uma ótima estratégia de marketing digital mostrar ao seu cliente que sua empresa oferece várias formas de pagamento, abrangendo tecnologias modernas como: parcelamento, pix, transferências e muito mais.

10 dicas de marketing digital para dentistas

  1. Conheça seu público alvo;
  2. Identifique os pontos fortes da sua marca e trabalhe para torná-la única;
  3. Contrate uma equipe especializada em marketing e conteúdo;
  4. Pense em formas de tornar o seu conteúdo Instagramável (o Instagram é uma das maiores plataformas de conteúdo do mundo, e é acessada diariamente por milhões de brasileiros;
  5. Acompanhe as métricas de engajamento das plataformas com sua equipe de marketing digital, levando em consideração as situações que necessitam de mudança e adaptação;
  6. Compartilhe as experiências e bastidores do seu consultório/clínica com o seu público;
  7. Ofereça métodos de pagamento acessíveis e modernos;
  8. Realize pesquisas sobre palavras-chave para serem usadas no seu perfil profissional (sua equipe poderá ajudá-lo nessa tarefa);
  9. Atenda o público online de forma rápida e educada, tirando dúvidas e realizando pesquisas para entender como eles pensam e o que querem;
  10. Invista numa equipe de marketing diversa, com profissionais qualificados e que acompanham as tendências do mercado.
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O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

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