Qual a importância de um Kit odontológico e quais são suas peças?

Qual a importância de um Kit odontológico e quais são suas peças?

25/10/2022 - Por: Samara Sampaio

O Kit odontológico é formado por diversas peças e, embora elas pareçam iguais para um observador desatento, cada uma tem sua função específica durante o trabalho de um dentista e sua importância é inestimável.

Neste texto, você vai entender melhor o funcionamento de cada item e os momentos em que são utilizados. Acompanhe.

O que é um Kit Odontológico?

O Kit odontológico é um conjunto de peças mecanizadas para a rotação de brocas, pontas diamantadas e escovas de polimento dental.

São peças essenciais para qualquer dentista em suas atividades do dia a dia. Elas são usadas desde a faculdade e acompanham o profissional durante toda a sua jornada.

É comum se referir a esses equipamentos simplesmente como peças de mão. Eles estão presentes em praticamente todos os atendimentos e auxiliam o profissional a:

  • Alcançar regiões cariadas sem esforço;
  • Fazer cortes precisos durante uma odontosecção;
  • Fazer a preparação de um dente para o recebimento de uma prótese;
  • Polir uma faceta em resina;
  • Realizar ajustes oclusais;
  • Acessar um canal.

Conheça melhor as peças de um Kit odontológico

kit odontologico

As peças de mão de um kit odontológico podem ser subdivididas considerando-se sua capacidade de rotação. Geralmente, encontramos os seguintes instrumentos: Alta rotação, Baixa rotação, Micromotor e Peça reta.

Alta rotação

A alta rotação é chamada assim porque atinge até 300 mil rotações por minuto, chegando a ser 10 vezes mais rápida do que uma turbina de avião.

Toda essa capacidade faz com que ela seja a peça perfeita para o uso de brocas de corte e desgastes mais cuidadosos. Trata-se de um equipamento extremamente versátil que é um dos mais utilizados pelos profissionais e considerado um grande avanço tecnológico e um marco na profissão.

Baixa rotação

A peça de baixa rotação de um kit odontológico conta com um RPM que varia de 5 a 10 mil. Recebe esse nome a junção entre o micromotor pneumático e a peça reta ou o contra-ângulo. Cada variação é usada para um fim específico.

A combinação com o contra-ângulo ocorre quando não há a necessidade de um poder tão grande de corte, por exemplo em procedimentos em dentes mais macios ou quando há risco de exposição pulpar durante a remoção de cáries.

Nessa combinação também é possível encaixar as chamadas escovas de Robinson ou as taças profiláticas de borracha, muito usadas em profilaxias dentais.

Micromotor e peça reta

Para uso mais externo, a combinação de Micromotor e peça reta é ideal, pois eles não possuem tanta angulação e podem ser usados em trabalhos protéticos, incluindo protetores bucais e placas rígidas que ajudam a controlar o bruxismo.

Também há outros casos em que essas peças do kit odontológico desempenham um ótimo trabalho, como em cirurgias buco-maxilo-faciais, desgastes ósseos e a secção de dentes durante o procedimento de remoção do siso.

Onde comprar um bom Kit odontológico?

kit odontologico

A Dabi Atlante é uma das marcas mais conhecidas quando o assunto é kit odontológico. Pois, a empresa trabalha com equipamentos modernos, que possuem uma bela estética e anatomia com bordas arredondadas.

Isso garante mais conforto durante a operação dos equipamentos. Além disso, a Dabi tem as peças com a maior potência do mercado, o que ajuda na durabilidade.

Para concluir, as peças de mão da empresa ainda pesam 40% menos que outros modelos disponíveis no mercado, unindo qualidade, design e tecnologia para facilitar o trabalho do profissional.

Quais os instrumentos básicos na bandeja de um dentista?

Uma bandeja de dentista precisa estar equipada com Pinça clínica, Espelho intra oral e Sonda exploradora que são tão úteis quanto o próprio kit odontológico. É possível usá-los durante a avaliação de pacientes, e a falta de qualquer um deles pode representar um sério problema.

Veja abaixo mais informações sobre o uso de cada um desses equipamentos.

Pinça clínica

A pinça clínica deve ter um formato anatômico e um tamanho adequado à mão do dentista e à boca do paciente. Pois, ela é usada no manuseio de pequenos objetos na região intra oral, seja para colocá-los ou retirá-los.

Podemos citar como exemplo, a colocação de uma bolinha de algodão para secar um dente que será restaurado.

Espelho intra oral

O espelho intra oral é fundamental para que o dentista tenha uma visão completa da boca do paciente. Com ele, é possível visualizar de forma clara regiões da boca que não seria possível ver sem auxílio, como por exemplo as áreas por trás de alguns dentes.

Além disso, o espelho pode proporcionar uma imagem fiel à realidade ou até mesmo aumentada, o que é muito útil na hora de identificar qualquer anormalidade.

Sonda exploradora

Como o próprio nome sugere, esse equipamento permite que o dentista explore a boca do paciente de forma mais cuidadosa, verificando cada detalhe para identificar cáries, trincas, fissuras e degraus entre próteses ou restaurações.

A Sonda exploradora também é capaz de retirar objetos que exigem uma maior precisão do que a pinça clínica é capaz de oferecer.

Outros equipamentos importantes para o dentista além do kit odontológico

Além do Kit odontológico e dos objetos básicos de sua bandeja, um dentista vai precisar de outras ferramentas em seu dia a dia.

Até em um trabalho comum, como na confecção de uma restauração, será necessário outras peças, como uma espátula para manipular a resina e outros itens que vão ajudar na hora de dar a forma. Os alicates também são indispensáveis.

Quais os instrumentos básicos em um tratamento ortodôntico?

A ortodontia é uma especialidade dentro da odontologia com diversas possibilidades. Nesse meio estão inseridos estudos matemáticos relacionados aos pontos ósseos da face, e para realizar trabalhos tão importantes é preciso uma série de instrumentos que vão além do kit odontológico.

Na hora de fazer a manutenção e remover aparelhos fixos e móveis, o profissional vai precisar dos três itens da bandeja que citamos acima, mas também podemos acrescentar uma série de alicates, pinças ortodônticas e chaves para ativação e desativação de dispositivos intraorais.

Todos esses equipamentos são importantes para otimizar o atendimento e garantir os melhores resultados.

 

 

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: