Exame para aparelho ortodôntico: veja o que é 1 e como funciona!

Exame para aparelho ortodôntico: veja o que é 1 e como funciona!

09/11/2022 - Por: Cassiano Pires

O exame para aparelho ortodôntico é muito importante para que o dentista possa entender quais são as reais necessidades do paciente. Dessa forma, toda a documentação realizada irá nortear o tipo de aparelho, o tempo de uso e as manutenções que serão realizados ao longo do tratamento.

Nesse texto, você descobre quais são os principais exames realizados para a colocação do aparelho, entende para quê funcionam e percebe a importância desse tipo de procedimento para um tratamento personalizado e eficiente.

Vamos lá?!

Exames solicitados para colocar aparelho

Um exame para aparelho ortodôntico é solicitado pelo dentista, com o objetivo de investigar a arcada dentária e face do paciente que receberá a implementação do aparelho.

Ao solicitar exames prévios, o especialista garante que a condição dos ossos da face, articulações e dentes do paciente estejam aptos para receberem o tratamento.

Dessa forma, uma série de exames e demais procedimentos podem ser solicitados, a depender da situação de cada paciente. Então, a partir das descobertas, o dentista irá implementar de forma personalizada o tratamento adequado.

Radiografia panorâmica

A radiografia é um procedimento muito amplo, que captura em uma única imagem toda a arcada dentária do paciente. Nesse sentido, é possível a visualização até mesmo de dentes oclusais (que ainda não nasceram).

Essa técnica é capaz de capturar problemas dentais como a cárie, por exemplo, e é ideal para que o dentista possa avaliar a saúde da boca de uma perspectiva geral.

Por essas características, a radiografia panorâmica é exame para aparelho ortodôntico um para aparelho ortodôntico muito importante, no qual o dentista pode avaliar a posição e condição de cada dente, estruturando a partir daí o melhor tratamento.

Radiografia em norma lateral

Também conhecida como telerradiologia em norma lateral do crânio, esse é um exame para aparelho ortodôntico que registra a face lateral do paciente. Dessa maneira, o mesmo é posicionado no aparelho, de forma que imagens dos dentes com os maxilares e dos maxilares com o esqueleto facial sejam produzidas.

Atuando de forma complementar a outros procedimentos, a radiografia em norma lateral é muito importante para a compreensão das estruturas que formam os ossos, e o posicionamento dos dentes em relação ao esqueleto facial.

Também indicada em procedimentos cirúrgicos ortognáticos, a radiografia em norma lateral é comumente associada à pasta de documentação para implementação de aparelho, auxiliando o dentista no realinhamento dos dentes.

Radiografia periapical

A radiografia periapical é responsável por oferecer o maior nível de detalhes do dente, capturando da coroa até a raiz, além dos componentes circundantes a essa região, de tal forma que apresenta de 2 a 3 dentes por imagem.

No geral, a radiografia periapical é um exame para aparelho ortodôntico, focado em evidenciar as condições dos dentes frontais (4 superiores e 4 inferiores). Apesar disso, pode ser realizada em qualquer dente, esteja ele presente na arcada inferior ou superior da boca.

Modelos de gesso

Os modelos de gesso são estruturas tridimensionais, que recriam fielmente as estruturas dentárias do paciente em questão. Assim, são extremamente importantes para que o dentista possa verificar os mínimos detalhes presentes na estrutura bucal do mesmo, identificando o posicionamento e tamanho dos dentes.

Além disso, o modelo de gesso é um exame para aparelho ortodôntico\procedimento que permite identificar o formato da arcada, demonstrando o tipo de mordida que o paciente apresenta.

Tudo isso é realizado graças a forma com a qual os modelos são produzidos, através da moldagem dos dentes e da arcada, que proporcionam uma representação fidedigna dos aspectos orais, oferecendo ao dentista a oportunidade de identificar o melhor tratamento para o paciente.

exame para aparelho ortodontico
Imagem: Freepik

Fotografia

Assim como os demais procedimentos de imagem, as fotografias são responsáveis por mapear os dentes de forma externa e interna, auxiliando no acompanhamento e progressão do tratamento desenvolvido pelo dentista.

Nesse sentido, as fotografias intrabucais (parte interna da boca) são responsáveis por registrar o estado oclusal, no qual o paciente se encontra antes da implementação do aparelho.

Já no caso das fotografias externas, tanto a face quanto o sorriso do paciente são registrados, a fim de servir como parâmetro no decorrer dos resultados alcançados pelo aparelho, ao longo do tratamento. Assim, as fotografias externas registram o paciente de frente, de lado e sorrindo.

Como me preparar para o exame de aparelho ortodôntico?

De forma geral, o exame para aparelho ortodôntico não exigirá uma preparação prévia, como jejuns ou outro tipo de restrição alimentar. Isso porque, em sua grande maioria, esses exames são compostos por imagens.

Assim, o único conselho é higienizar bem os dentes, tanto na escovação quanto no uso do fio dental, para que as imagens sejam realizadas da melhor forma possível.

Por fim, é importante salientar que, a depender do exame para aparelho ortodôntico, o tempo de entrega pode variar. Assim, alguns procedimentos como os de fotografia e radiografias podem ser mais rápidos, enquanto os moldes podem levar dias ou semanas para ficar prontos.

F.A.Q

Quais são os exames para aparelho ortodôntico?

Os principais exame para aparelho ortodôntico, são: radiografia panorâmica, radiografia em norma lateral, radiografia periapical, modelos de gesso e fotografias.

O que precisa fazer antes de colocar aparelho nos dentes?

Antes de implementar o aparelho, é preciso realizar todos os exames solicitados pelo especialista. Caso seja identificado algum problema, como cáries ou sisos que precisam ser removidos, por exemplo, o paciente deve se submeter a tratamentos anteriores.

Quanto custa todos os exames para colocar aparelho?

O valor do aparelho irá depender de cada clínica e profissional. Entretanto, de forma geral, a média de preço da documentação ortodôntica gira em torno de R$300,00.

Como é feita a documentação para colocar aparelho?

Através de um exame clínico, o ortodontista responsável irá solicitar os exames necessários, que irão compor a documentação para a inserção do aparelho dental.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: