Exame de imagem: o que é, como funciona e quais são utilizados na odontologia em 2 toques

Exame de imagem: o que é, como funciona e quais são utilizados na odontologia em 2 toques

24/11/2022 - Por: Cassiano Pires

O exame de imagem representa um salto gigantesco para a área da saúde, revelando estruturas internas do corpo e possibilitando a identificação de inúmeras doenças e anomalias. Nesse sentido, é possível a realização de exames para diversas áreas do corpo, incluindo a face, que é amplamente estudada pela odontologia.

Nesse artigo, você encontra informações valiosas a respeito do exame de imagem, identifica sua definição, funcionalidade e relação com os procedimentos odontológicos. Assim, poderá tirar as principais dúvidas e identificar os exames mais solicitados por dentistas.

Confira!

O que é um exame de imagem?

Um exame de imagem é um tipo de procedimento que permite ver as partes internas do corpo. Nesse sentido, existem exames de imagem no formato digital (a partir da utilização de sensores especiais) e exames com filmes radiográficos (como as incidências realizadas nos exames odontológicos).

Os exames de imagem fazem parte da imaginologia, uma área ampla que estuda diversas formas de se observar e analisar as estruturas internas corporais. Dessa forma, um exame de imagem pode observar o tórax, as pernas, a cabeça, os braços e muito mais.

Os principais tipos de exames de imagem, são:

  • Radiografias;
  • Mamografias;
  • Densidade óssea;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética;

Esses tipos de procedimentos são responsáveis pela análise, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes. Assim, os médicos podem olhar para dentro do corpo, observando se a anatomia está adequada para uma pessoa daquele sexo e idade.

Como funciona um exame de imagem?

Os exames de imagem possuem diferentes métodos de realização, de tal forma que, podem ser realizados através de radiação, como no caso das radiografias, tomografias computadorizadas, angiografias e cintilografias, por meio de ondas sonoras, como no caso das ultrassonografias e, por fim, utilizando campos eletromagnéticos, como no caso das ressonâncias.

Os exames de imagem, comumente, são indolores, rápidos e muito eficientes. Além disso, grande parte deles não necessita de preparação prévia por parte dos pacientes, podendo ser realizados em pessoas de diversas idades, como no caso das radiografias, por exemplo.

De forma geral, o exame de imagem pode ou não se valer de métodos de contraste, visando ampliar a resolução da imagem ou dar enfoque para uma área específica, assim, existem substâncias especiais, usadas para auxiliar nessa busca por contraste.

exame de imagem
Imagem: Freepik

Quais exames o dentista utiliza?

No ranking de exames comumente solicitados pelos dentistas, a radiografia é a vencedora. Isso porque as estruturas bucais e faciais tendem a ser representadas com muita fidedignidade por esse procedimento, que usa radiação para revelar a anatomia interna oral.

Veja, na lista abaixo, os principais exames de imagem utilizados pelo dentista:

  • Radiografia periapical: a radiografia periapical mostra o dente de forma detalhada, desde a coroa até a sua raiz, inclusive destacando as regiões do entorno do mesmo;
  • Radiografia interproximal: também chamada de bitewing, esse tipo de exame de imagem evidencia as regiões circundantes a coroa (área entre os dentes), sendo muito utilizado para identificar cáries difíceis de serem vistas a olho nu;
  • Radiografia oclusal: evidencia tanto a maxila quanto a mandíbula, e possibilita a avaliação de dentes impactados, inclusos, supranumerários, raízes residuais, processos patológicos, entre outros;
  • Radiografia panorâmica: evidencia as arcadas inferior e superior, em uma única incidência. Assim, a partir de uma única radiografia, o médico poderá avaliar todos os dentes, parte da articulação, partes do nariz e dos seios maxilares;
  • Telerradiografia: procedimento que auxilia na identificação de ossos da face e do crânio, possibilitando a avaliação do crescimento, desenvolvimento, simetria e processos patológicos do paciente. Assim, costuma ser utilizada para o tratamento ortodôntico (introdução de aparelhos móveis e fixos);
  • Radiografia de ATM: exame de imagem responsável por registrar a região da articulação temporomandibular, normalmente realizado em oclusão (paciente com mordida fechada ou em abertura máxima);
  • Tomografia Computadorizada: captura imagens da boca de forma tridimensional, permitindo o estudo aprofundado a partir do modelo de uma área específica.

Esses são alguns dos principais exames solicitados pelo dentista, além da documentação ortodôntica e do escaneamento intraoral.

Quais exames de imagem o dentista pode pedir?

Em suma, o dentista irá solicitar o exame de imagem adequado para cada necessidade, levando em consideração as particularidades do paciente. Assim, poderá solicitar fotografias, radiografias panorâmicas, periapicais, interproximais, telerradiologias, ressonâncias e tomografias.

Além disso, o profissional ainda poderá solicitar modelos de gesso ou computadorizados, para ver a boca de uma perspectiva tridimensional, principalmente nos casos de implantes e aparelhos.

Para identificar qual é o exame de imagem indicado no seu caso, procure um especialista!

O dentista pode ter um aparelho de RX?

Sim! O dentista que possui certificação para realizar os procedimentos ou que tenha uma clínica odontológica com profissionais preparados para utilizar o equipamento, podem ter um aparelho de Raio-x.

Inclusive, existem aparelhos de raio-x muito modernos e, até mesmo, na versão portátil. É o caso do Eagle X-Ray, modelo da Dabi Atlante que cabe na palma da mão e é destinado a produção de radiografias intraorais.

Além de funcionar com tecnologia de ponta, possibilitando uma imagem detalhada e de alta qualidade, o Raio-x portátil da Dabi ainda conta com colimador de material radiopaco, evitando a exposição desnecessária do usuário, direcionando a radiação para o local exato do exame.

Outro modelo ergonômetro, compacto e muito eficiente é o scanner intraoral, e aqui devemos ressaltar o modelo Eagle IOS da Dabi Atlante, que conta com algoritmos de Inteligência Artificial no reconhecimento das interfaces de escaneamento.

O Eagle IOS foi desenvolvido pensando em imagens de qualidade e arquivamento em nuvem, já que este é um equipamento digital, com uso de sensores específicos, dispensando a utilização de filmes radiográficos.

Entre os principais benefícios desse tipo de aparelho, estão:

  • Qualidade de imagem e digitalização;
  • Arquivamento na nuvem;
  • Mapa de oclusão, que pode ser acessado com apenas um clique;
  • Software com interface amigável e muito intuitiva, o que permite agilidade e fluidez no atendimento dos pacientes.
Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: