Para que serve o ultrassom odontológico? Entenda mais!

Para que serve o ultrassom odontológico? Entenda mais!

26/11/2022 - Por: Samara Sampaio

As transformações tecnológicas a cada dia tem avançado e sendo incorporadas naturalmente nos consultórios de odontologia. A inserção do ultrassom odontológico é uma das transformações que têm contribuído para otimizar e melhorar as condições de trabalho e atendimento aos clientes nas clínicas.

A rotina dos consultórios odontológicos costuma ser bastante intensa e requer diversos materiais, uns mais importantes que outros. São tantos aparatos que fica fácil confundi-los, mas todos possuem extrema importância, como o citado acima. Mas, afinal, para que serve o ultrassom odontológico ou dental?

É um equipamento que auxilia na rotina clínica, utilizado principalmente nas áreas de dentística, endodontia, limpeza dentária (profilaxia) e, especialmente, na periodontia, pois traz mais segurança, precisão e agilidade na realização dos procedimentos de tratamento.

O que é o ultrassom odontológico?

Os consultórios preocupados em oferecer um ótimo instrumento odontológico têm adotado o ultrassom dental, que é um equipamento desenvolvido com a finalidade de contribuir na realização dos procedimentos clínicos, como: a avaliação da condição bucal dos pacientes.

É principalmente utilizado, como já dito, nas áreas de dentística, periodontia, endodontia e profilaxia, visando um diagnóstico mais eficaz para que se tenha o melhor tratamento acerca de doenças que afetam a saúde dos dentes e da gengiva.

E como funciona esse equipamento?

Seu funcionamento ocorre mediante a ondas sonoras que produzem vibrações e, seguidamente, essas vibrações produzem o calor, impulsionando a produção de um jato de água (que pode ou não conter, de acordo com a indicação do profissional,  um jato de bicarbonato).

Ou seja, a partir das vibrações de pontas especiais para zonas de difícil acesso, há a realização do procedimento como: remoção de placa bacteriana, remoção de manchas, tratamento periodontal, etc.

Quais as vantagens do ultrassom odontológico?

O ultrassom odontológico pode trazer diversos benefícios tanto para o profissional quanto para o paciente. Neste momento de aceleração do tempo, o aparelho tem como vantagem a otimização do tempo de tratamento.

Ou seja, o procedimento que demandava um longo período, agora é realizado de forma mais rápida e eficaz. É também uma ótima opção para aqueles pacientes que possuem receios quanto sentir dor.

Além da otimização do tempo e da confortabilidade, o instrumento também é uma ótima opção quando fala-se de remoção do biofilme dental e promoção de uma boa assepsia.

Portanto, a utilização do ultrassom odontológico tem como vantagens:

  • A otimização do tempo de tratamento;
  • Conforto para o paciente;
  • Maior eficácia dos procedimentos técnicos.

Quais as indicações de uso do ultrassom odontológico?

O ultrassom odontológico se mostrou uma ótima alternativa tanto para o tratamento de uma série de doenças e infecções bucais, especialmente, em casos que são realizados abaixo da linha da gengiva e nas áreas subgengivais, quanto para casos de intervenção cirúrgica.

Visto sua versatilidade, segue abaixo os principais casos em que o instrumento pode ser bem utilizado, segundo recomendações médicas:

  • Tratamentos periodontais (doença gengival);
  •  Remoção de placas bacterianas, tártaros e manchas superficiais;
  • Tratamento endodônticos (remoção da polpa do dente);
  • Remoção do tecido pulpar ou necrótico;
  • Remoção de nódulos calcificados na região dental (polpa);
  • Auxiliação de cortes em cirurgias que demandam precisão.

Quais as contraindicações do ultrassom odontológico?

Cabe ressaltar a importância do diálogo entre o paciente e o médico acerca dos sintomas e possíveis inferências da sua saúde, para que assim possa ser indicado um bom tratamento, segundo as necessidades do paciente.

Assim como todos os equipamentos, métodos odontológicos e medicamentos, o ultrassom também possui contraindicações.

Pacientes que são portadores de marca-passo, bem como do uso de eletroestimuladores (TENS) utilizados para desprogramação da oclusão (mordida) e estimulação salivar, bem como quem utiliza medidores eletrônicos em tratamentos de canais e bisturi elétrico, não é recomendado a utilização do ultrassom odontológico, uma vez que pode ocasionar risco de parada cardíaca.

FAQ

O que é limpeza com ultrassom?

A limpeza odontológica realizada por ultrassom é um método que ocorre por meio da cavitação. Esse processo consiste em bolhas microscópicas que são geradas por meio do contato da água com a solução de higiene escolhida pelo dentista.

Quais são as indicações dos instrumentos ultrassônicos?

O uso do ultrassom odontológico é recomendado em tratamentos relativos à endodontia e periodontia, visando a limpeza das raízes comprometidas. A remoção ocorre de forma semelhante a instrumentação manual, com o diferencial de menor prejuízo ao dente.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: