Sensor RX digital odontológico

Sensor RX digital odontológico

16/11/2022 - Por: Ademar Junior

O sensor RX digital odontológico é um equipamento usado na radiografia digital que ajuda os cirurgiões dentistas a elaborar diagnósticos e planos de tratamento adequados.

Esse tipo de tecnologia é muito importante para o dia a dia dos profissionais da odontologia, pois os auxilia nas avaliações odontológicas diárias.

As radiografias digitais estão ganhando grande destaque nos últimos tempos, pois possuem muitos benefícios quando comparadas com as radiografias analógicas.

As imagens obtidas através dos sensores de RX digital odontológico são de excelente qualidade e ótima resolução, o que possibilita uma margem de erro muito pequena.

Essa tecnologia pode ser usada em diversas áreas da odontologia como na ortodontia, na implantodontia e na periodontia. Em todas essas áreas, o cirurgião dentista precisa das imagens para visualizar a condição odontológica de cada paciente antes de tomar qualquer decisão em relação aos procedimentos que poderão ser realizados.

Nesse artigo vamos aprender um pouco mais sobre os sensores de RX digitais odontológicos e conhecer todas as vantagens dessa nova tecnologia para os consultórios e clínicas odontológicas.

O que é um Sensor RX digital odontológico?

A radiologia é usada para a área da saúde desde muitos anos atrás e ela tem ajudado muito os profissionais na tomada de decisões e na elaboração de bons planos de tratamento.

Com o avançar dos anos, a tecnologia tem se modernizado cada vez mais e os aparelhos de radiografia tem se tornado cada vez mais precisos e eficientes.

Além de serem equipamentos de alta precisão, eles também são capazes de gerar imagens muito nítidas e precisas, que retratam com perfeição a realidade.

A radiologia digital é uma técnica moderna e inovadora que vem ganhando grande destaque no mundo e é uma alternativa para a radiografia tradicional, também chamada de radiografia analógica.

A antiga radiografia ou radiografia analógica, faz uso de filmes radiográficos para a obtenção das imagens. Já as radiografias digitais são capazes de gerar imagens mais precisas e nítidas, sem o uso dos filmes, pois usam apenas sensores responsáveis por captar os feixes de raio x e emitir as imagens para um dispositivo eletrônico (celular, computador ou notebook).

As imagens são digitalizadas e enviadas para o computador quando o sensor gera um sinal elétrico ou luminoso após receber os feixes de raio x.

O não uso dos filmes radiográficos nas radiografias digitais é o grande diferencial desse tipo de exame, pois ele é considerado altamente sustentável.

sensor-rx-digital-odontologico

Quais as vantagens da radiologia digital?

A tecnologia sempre vem para ajudar os profissionais e o meio ambiente. Dessa forma, podemos dizer que umas das grandes vantagens da radiografia digital é o fato de não precisar de filmes radiográficos.

Além dessa, muitas outras vantagens podem ser observadas como as que citaremos a seguir:

– Dispensa filmes radiográficos:

Como mencionamos, o não uso dos filmes radiográficos é uma das vantagens mais marcantes das radiografias digitais. Além de contribuir com a natureza pela redução de resíduos lançados no meio ambiente, o não uso dos filmes radiográficos também economiza dinheiro e espaço de armazenamento, pois você não precisa comprar novos filmes e não precisa de pastas e arquivos físicos para guardar todos os registros.

– Precisão em resultados:

As radiografias são exames muito delicados que precisam do máximo de detalhes possível, para que sua avaliação seja perfeita. Dessa forma, as radiografias digitais são feitas para que os erros sejam reduzidos ao máximo aumentando a precisão dos resultados obtidos.

Além disso, o fato de as imagens serem projetadas diretamente nas telas dos computadores, possibilita o uso de ferramentas de edição para melhorar a qualidade das imagens capturadas em casos de avalição criteriosa e especifica de certa região.

Outras ferramentas que você pode usar para melhorar as imagens radiográficas são: melhorar a nitidez da imagem ou o contraste, ampliar (zoom), adicionar anotações, criar uma imagem em negativo, realçar bordas e recortar onde precisar para mais detalhes.

– Armazenamento de arquivos com mais praticidade:

Outra grande vantagem das radiografias digitais é o fato de o armazenamento ser otimizado. Na era digital, os exames podem ser armazenados em pastas no Drive ou outro tipo de ferramenta destinada a esse fim.

– Menor exposição à radiação:

A exposição aos feixes de raio x são significativamente menores nas radiografias digitais pois os sensores são mais sensíveis que os filmes e dessa forma exigem menor quantidade de radiação.

– Agilidade:

Os resultados das radiografias digitais são enviados aos profissionais e aos clientes em tempo ágil pois a tecnologia permite que elas sejam enviadas diretamente para dispositivos cadastrados.

Aplicações da radiologia digital na odontologia

A radiografia digital está presente em todas as áreas da odontologia, assim como em outras áreas da saúde.

Dentre as várias especialidades odontológicas existentes algumas fazem maior uso desse tipo de radiografia como é o caso das especialidades que citaremos a seguir:

– Ortodontia:

As clinicas especializadas em ortodontia devem pensar na possibilidade de investir em um equipamento de radiografia digital, pois todos os procedimentos realizados dependem muito da avaliação de radiografias.

– Periodontia:

A periodontia faz uso das radiografias digitais para avaliar perdas ósseas ou ganho ósseo alveolar, e é muito importante para os profissionais.

– Patologias:

Através da radiografia digital, os profissionais conseguem elaborar diagnósticos patológicos precisos e certeiros, com pouquíssimas margens de erro. Além disso, elas permitem o acompanhamento de certos casos para observar evoluções e regressões da patologia em questão.

– Endodontia:

A radiografia digital nesses casos, permite a visualização nítida de todos os detalhes anatômicos da cavidade oral.

Tipos de radiologia digital

Na radiografia digital, existem dois métodos de funcionamento do exame de imagem que serão analisados a seguir:

  • Radiologia Digital Indireta (CR): esses equipamentos possuem um chassi para receber uma placa de fósforo digital sensível a radiação, onde as imagens são digitalizadas. Após a emissão dos raios x, a placa recebe a imagem e é preciso coloca-la em um leitor para só então obter as imagens em um computador.
  • Radiologia Digital Direta (DR): o funcionamento desses equipamentos é semelhante ao anterior, porém dispensa o uso da placa digital e do leitor da placa, pois as imagens são imediatamente enviadas para o computador.

F.A.Q

Como funciona RX digital odontológico?

O RX digital funciona de maneira semelhante ao modelo analógico, porém dispensa o uso dos filmes radiográficos. Feixes de RX são emitidos e capturados pelos sensores e a imagem é projetada na tela de um computador.

Qual melhor sensor de RX digital?

Existem muitas marcas e modelos de sensores de radiografia digital odontológica, mas os modelos das marcas Loja.DabiAtlante.com.br e Dabi Atlante são os mais recomendados pelos dentistas.

Quais os detectores digitais utilizados em radiografias intraorais?

Os detectores mais usados nas radiografias intraorais são os CMOS que chegaram para mostrar modernidade e tecnologia aos profissionais.

Quais são os tipos de radiografias digitais que podem ser utilizadas dentro de um consultório odontológico?

Existem vários tipos de radiografias digitais dentro de um consultório odontológico como é o caso das radiografias digitais intraorais e extraorais (panorâmica, interproximal, oclusal, periapical e outras).

Foto de Ademar Junior

O Autor

Ademar Junior

Administrador. Mestrando em administração. MBA em gestão empresarial. Especialista de Produtos Odontologicos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Ademar Junior" >

Leia também: