Sensor intraoral para dentistas: conheça essa nova tecnologia

Sensor intraoral para dentistas: conheça essa nova tecnologia

16/09/2022 - Por: Cassiano Pires

O sensor intraoral é um avanço da tecnologia para equipamentos odontológicos. A inovação visa trazer soluções e praticidade ao dia a dia de um consultório, como é o exemplo de sensores intraorais digitais.

Com maior qualidade de vida e trabalho para o profissional de odontologia, a digitalização do consultório pode trazer economias e muita agilidade. O mesmo acontece com sensores de radiografia.

O que é o digital intraoral sensor?

O sensor intraoral digital é um equipamento que substitui os tradicionais filmes radiográficos, captando imagens de alta qualidade em uma fração de segundo, dispensando totalmente a necessidade de gastar tempo e dinheiro com impressões físicas.

Sistema Radiográfico Digital Intraoral

O Sistema Radiográfico Intraoral Digital foi desenvolvido para acompanhar os avanços tecnológicos de diversas áreas. A odontologia não poderia ficar de fora. Buscando o maior conforto possível para todos os pacientes, o sensor intraoral captura imagens de alta definição e tem fácil instalação, o que permite diagnósticos precisos e sem a necessidade de impressões.

Qual o melhor sensor digital intraoral?

sensor intraoral

O melhor sensor intraoral digital é o modelo Eagle, da Dabi Atlante. Sua área ativa possui um tamanho reduzido, sendo leve e compacto. Como não utiliza químicos para realizar os exames, o Eagle Digital Sensor não gera resíduos, as imagens digitalizadas são armazenadas em computador e protegidas contra qualquer ação do tempo.

Vale ressaltar que este modelo ainda conta com várias ferramentas de edição, como rotação, ajuste de brilho, contraste, entre outras funções. O tamanho 2 pode captar até três elementos, considerando coroa e raíz.

Conheça o sensor Intraoral

É importante conhecer as características de cada modelo antes de tomar decisões de compra. Devido a grande variedade de opções no mercado, é sensato conhecer as funções e diferenciais de cada um.

A recomendação é que o profissional pesquise em sites de fabricantes, que contam com as descrições completas de cada modelo.

 

Sensor rx digital odontológico

O sensor de raio-x digital oferece um maior fluxo de trabalho e a melhor qualidade de imagem para auxiliar nos procedimentos odontológicos. Com a captura digitalizada das imagens, o uso de produtos químicos, revelação e impressão de filmes é totalmente dispensável. Isso economiza tempo, dinheiro e até mesmo espaço físico no consultório.

Como funciona o sensor de RX?

Um sensor de raio-x odontológico é o que permite eficiência no diagnóstico do paciente, além de acelerar o tratamento por fornecer imagens claras e precisas, com alta definição. O aparelho captura as imagens da gengiva, dentes e até mesmo raízes do paciente, fazendo um panorama completo da boca. As imagens são armazenadas em um computador ou até mesmo online, na nuvem.

F.A.Q

Qual a diferença entre sensores analógicos e digitais?

Os sensores intraorais analógicos geram radiação de alta voltagem para uma boa qualidade de imagem, que é rapidamente aplicada a um filme quando impressa. O profissional de odontologia está mais exposto aos riscos da radiação e possui um gasto maior com revelações e reposições de filmes.

Já os sensores digitais, substituem o uso de filmes para revelação por tecnologias mais avançadas, como a digitalização de imagens em altíssima qualidade, além de ter um tamanho compacto, promover redução de gastos, menor exposição à radiação ionizante e possibilitar o armazenamento de informações em nuvem.

Onde comprar um Sensor para Radiografia Digital?

É possível pesquisar os modelos e adquirir um sensor para radiografia digital através de sites de fabricantes de equipamentos odontológicos.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: