Scanner Intraoral: o melhor aliado do seu consultório

Scanner Intraoral: o melhor aliado do seu consultório

16/09/2022 - Por: Cassiano Pires

Conforto e eficácia são os principais pontos para que a odontologia avance em inovações que facilitem o trabalho do dentista e a consulta do paciente. Uma dessas inovações é o scanner intraoral, que traz benefícios incríveis à rotina diária do consultório e está conquistando bastante espaço no mercado.

Por isso, em um futuro não tão distante, cada consultório odontológico precisará ter um scanner intraoral para trabalhar com Odontologia 3D. O escaneamento 3D e a tecnologia usada permitem a cópia digital de dentes e gengiva, simulações de procedimentos, decisões mais assertivas, resultados mais rápidos e alta qualidade de imagem.

Vale dizer que o scanner intraoral adiciona valor a um consultório. Não somente pelo seu custo, mas por tornar o local uma referência em agilidade e modernidade. Isso é, o avanço tecnológico desenvolve o profissional que se atualiza sobre as mais novas ferramentas e complementa a eficácia de todo o consultório.

O que é um Scanner Intraoral?

Na rotina diária de um consultório odontológico, o scanner intraoral é a ferramenta mais adequada para trabalhar com Odontologia 3D. É um equipamento sensível, com uma técnica de uso também sensível.

Portanto, a agilidade do uso desse equipamento depende da experiência do dentista. Isso significa que o aprendizado (sempre constante) do profissional de odontologia está diretamente ligado à sua eficácia nas consultas.

Como é feito o escaneamento nos dentes?

Substituindo a moldagem com gesso, o scanner intraoral faz uma leitura da arcada dentária do paciente de maneira digitalizada, com o uso de um computador com boas capacidades de processamento e qualidade de imagem adequada, para gerar um modelo 3D bem construído.

As imagens são então entregues a um laboratório especializado, que imprime o modelo em uma impressora 3D. Caso o profissional odontológico queira realizar todo o procedimento no próprio consultório, pode adquirir o scanner intraoral e a impressora em conjunto.

A comodidade do scanner intraoral garante uma experiência agradável ao paciente, se comparado ao procedimento de moldagem tradicional. Além disso, o potencial de contaminação também é bastante reduzido.

Para que serve o scanner intraoral?

scanner intraoral

O scanner intraoral serve para agilizar os procedimentos odontológicos e aumentar a precisão do diagnóstico, formando um modelo mais “vivo” e detalhado da arcada dentária do paciente.

Por eliminar a necessidade de modelos físicos de gesso, o scanner intraoral veio para trazer um espaço virtual ao ambiente odontológico. A armazenagem de exames é feita em nuvem, o que facilita a comunicação com laboratórios que emitem os resultados. A comunicação é em tempo real, o que faz toda a diferença.

Adquirir um scanner intraoral é um passo importantíssimo para a modernização de qualquer consultório odontológico.

Simulações de tratamentos ortodônticos

Simulações de procedimentos e tratamentos ortodônticos possibilitam resultados surpreendentes, em que o paciente e o profissional conseguem ter uma previsão simulada do procedimento que será realizado. Em outras palavras, o paciente verá uma animação 3D detalhada sobre o seu tratamento.

Topografia digital tridimensional dos dentes e gengiva

É o contorto externo da estrutura bucal (dentes e gengiva), feito pelo escaneamento do scanner intraoral. A Topografia digital permite o diagnóstico de fraturas e lesões ósseas nos maxilares, permite a análise das ATMs e propicia uma imagem mais detalhada sobre a região analisada.

Quem pode fazer o escaneamento intraoral?

Profissionais da odontologia que tenham conhecimento para operar o scanner de acordo com as instruções do fabricante. É importante estar a par de todo o procedimento, por tratar-se de um equipamento sensível.

Benefícios do escaneamento digital

Os benefícios imediatos de adicionar um scanner intraoral ao seu consultório são:

  • Aumenta sensivelmente a taxa de precisão dos exames, ao contrário dos moldes em gesso.
  • Maior conforto para os pacientes, por não ser um procedimento invasivo.
  • Produz uma simulação 3D que demonstra o procedimento a ser realizado no paciente.
  • O tratamento é feito em uma sessão, pois as imagens são enviadas diretamente para o laboratório que irá imprimi-las.
  • Agiliza o processo com imagens de alta qualidade.
  • Pode confeccionar próteses com a coloração idêntica aos dentes do paciente.

Velocidade

A velocidade em que o procedimento de mapeamento 3D da arcada é feito, é impressionante. Em apenas uma sessão, é possível fazer toda a análise e encaminhar o material para ser impresso.

Fácil de usar

Apesar de requerer cuidados sensíveis, o scanner intraoral é muito prático de utilizar. Os equipamentos vêm com instruções do fabricante, além de suporte para dúvidas.

Monitor integrado

Alguns scanners têm um monitor integrado, onde é possível realizar o procedimento de escaneamento 3D, além do acompanhamento das simulações. Isso agiliza o processo do profissional odontológico, porém, o equipamento pode ficar obsoleto e obrigar o dentista a adquirir um novo.

Por outro lado, scanners intraorais que requerem um computador independente permitem que os sistemas de imagem sejam sempre atualizados e melhorados ao longo do tempo. Em contrapartida, o scanner em si ficará obsoleto em relação aos computadores, o que poderá dificultar a manutenção e obrigar o profissional a adquirir um scanner mais recente.

Arquiva a análise

O arquivamento de modelos e exames digitalmente economiza espaço no consultório, já que torna a necessidade de modelos de gesso dispensável.

Contraindicações do scanner intraoral

– Não utilize as superfícies do scanner se estiverem molhadas. É necessário deixar todo o material seco.

– Evite reescanear áreas que já foram escaneadas previamente. Isso sobrecarrega o equipamento.

– Não ignore o brilho das restaurações metálicas. Opte por um opacificador quando necessário.

– Atente-se à mobilidade dos dentes de alguns pacientes, para evitar desenhos 3D distorcidos.

– Evite ângulos incorretos para a leitura de imagem.

Onde comprar seu scanner intraoral?

A internet é o melhor lugar para você pesquisar os modelos e valores de scanners intraorais disponíveis no mercado, além dos sites de fabricantes. Outra opção é comparecer a uma loja de equipamentos odontológicos. Dessa forma, você escolhe o melhor modelo para as suas necessidades.

O ideal é agendar uma visita de um representante comercial para demonstrar o uso do scanner e sanar quaisquer dúvidas que o profissional odontológico venha a ter.

Loja Dabi Atlante

A Dabi Atlante é uma fabricante de equipamentos odontológicos com as mais recentes tecnologias, sendo conhecida como uma marca inovadora. O scanner intraoral disponível no site da Dabi é o Eagle IOS.

Qual o melhor scanner intraoral?

De maneira geral, não existe um scanner intraoral que seja o melhor do mercado em absolutamente todos os pontos. Cada marca tem vantagens e desvantagens próprias, ficando a critério do profissional de odontologia escolher qual trará a maior satisfação à rotina do seu consultório.

Veja algumas marcas:

Scanner Eagle IOS

O Eagle IOS foi o primeiro scanner intraoral produzido no Brasil. Distribuído pela Dabi Atlante, é um scanner ergonômico e compacto, feito para digitalizar a rotina de um consultório odontológico. Em parceria com a empresa franco-americana 3Disc, o Eagle IOS será fabricado em Ribeirão Preto – SP, para depois ser distribuído em toda a América Latina.

Intuitivo, o Eagle IOS possui uma plataforma simples e intuitiva, com armazenagem em nuvem para facilitar o envio de exames a laboratórios. Algumas características:

– REPOSICIONAMENTO INTELIGENTE

Reconhecimento das interfaces de escaneamento feito com Inteligência Artificial e tecnologia de ponta.

– MAPA DE OCLUSÃO DE UM CLIQUE

Permite apoio ao dentista sobre os pontos de oclusão.

– QUALIDADE DA DIGITALIZAÇÃO

Detecta se os dados visuais foram suficientes para digitalização. Caso não sejam, o operador do scanner é sinalizado a refazer o escaneamento.

– CLOUD

O software é aberto e permite integrações, além de exportar em STL, OBJ e PLY.

H2 Estudos que falam da vantagem de ter um scanner intraoral

Um estudo da Universidade de Rio Verde – GO concluiu que o scanner intraoral tem uma usabilidade muito vantajosa para o consultório odontológico, reforçando a eficiência e resultados de exames mais rápidos, além da possibilidade de recuperar o investimento do equipamento em pouco tempo.

O scanner intraoral permite mais consultas em menos tempo e adiciona confiabilidade a qualquer consultório odontológico.

F.A.Q

Quanto custa um scanner intraoral?

O Eagle IOS custa em torno de R$60.000. É importante dizer que o investimento, apesar de alto, traz retornos em pouco tempo de uso do scanner. Com um consultório modernizado e ágil em seus resultados, pacientes ficarão mais satisfeitos e poderão usar o seu trabalho como referência.

O que é o scanner Eagle IOS?

É um scanner distribuído no Brasil pela Dabi, que em breve será produzido em Ribeirão Preto e comercializado no restante da América Latina. A qualidade superior e o menor número de cliques em suas operações fazem do Eagle IOS extremamente eficaz, permitindo o armazenamento de exames em nuvem.

O que é escanear os dentes?

O escaneamento é a leitura digitalizada da arcada dentária do paciente, transformada em uma imagem no computador. Com a imagem digital, é possível fazer uma leitura mais detalhada e precisa, ou seja, um diagnóstico rápido sobre a saúde bucal do paciente.

Além de facilitar o tratamento, a prevenção também se torna ampla com o scanner intraoral, que detecta prováveis doenças e abre portas para tratamentos preventivos.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: