Scanner de dentes: o que é e como funciona este equipamento em 2 etapas!

Scanner de dentes: o que é e como funciona este equipamento em 2 etapas!

24/11/2022 - Por: Cassiano Pires

Com a evolução da tecnologia odontológica, equipamentos como o scanner de dentes surgiram, permitindo a observação da arcada dentária de forma ainda mais precisa, e, neste caso, tridimensional. Assim, muito além de uma tecnologia interessante, esse tipo de aparelho é fundamental para o tratamento de diversas condições.

Neste artigo, você irá conhecer melhor o scanner de dentes e identificar os pontos fortes que esse tipo de equipamento apresenta. Além disso, conhecerá um modelo inovador da Dabi Atlante e compreenderá o que faz dele uma das melhores opções do mercado.

Confira!

O que é o scanner de dentes?

O scanner de dentes é um equipamento odontológico que realiza o escaneamento intraoral (dentro da boca), a fim de produzir uma imagem tridimensional das estruturas desejadas. Nesse sentido, essas estruturas dizem respeito tanto à arcada dentária quanto a regiões de tecidos moles, incluindo o palato e a gengiva.

Um scanner de dentes intraoral realiza o registro das superfícies dentárias, com o auxílio de pontos de luz, que serão responsáveis por formar a imagem final, criando assim um modelo perfeito em 3 dimensões.

O scanner de dentes representa um avanço gigantesco na odontologia, já que o mesmo substitui a moldagem tradicional, realizada a partir de uma massinha chamada alginato. Desse modo, o escaneamento proporciona maior praticidade no processo de planejamento do tratamento, deixando o paciente mais confortável. Além disso, a tecnologia de scanner intraoral conta com maior precisão no registro das imagens realizadas, apresentando menos distorções, como as que geralmente ocorrem com os modelos feitos com a moldagem tradicional.

Por fim, caso encontre um erro nas imagens realizadas pelo escaneamento tridimensional, que podem ocorrer devido a movimentação do paciente, existe a possibilidade da repetição do exame em poucos minutos.

Como funciona o escaneamento?

O scanner de dentes tem a função de copiar as estruturas dentárias e gengivais, reproduzindo essa cópia através de uma imagem tridimensional no computador.

Para isso, realiza a leitura dessas estruturas, registrando-as com o auxílio de pontos de luz que irão mapear a área, para enviá-la como uma imagem 3D finalizada.

Todas as imagens feitas a partir do scanner de dentes são enviadas para um programa computacional, e podem ser compartilhadas com profissionais de outras especialidades ou com fabricantes de alinhadores, por exemplo.

Além de criar um retrato tridimensional das arcadas dentárias, e permitir tratamentos mais efetivos, o scanner faz parte do futuro da saúde bucal, levando os procedimentos a um nível de interpretação e diagnóstico fantásticos.

scanner de dentes

Quanto custa um scanner intraoral?

O valor desse tipo de equipamento é variável, e irá depender da marca e do modelo escolhido. De forma geral, a média de preço é de R$80.000,00.

Como é feito um escaneamento intraoral?

Para realizar o procedimento de escaneamento intraoral, o paciente não precisa realizar nenhum preparo prévio. Além disso, o exame é completamente indolor e muito simples, ficando pronto em minutos.

Na hora do exame, o paciente é direcionado a ficar levemente inclinado ou deitado na cadeira. Logo após, o profissional coloca a ponto do scanner na via oral percorrendo as estruturas e permitindo que as imagens da arcada se formem no computador.

Em suma, assim que a imagem é obtida, o processo é finalizado e o profissional pode conferir a qualidade do exame, identificando se o mesmo está satisfatório para fins de diagnóstico.

Dabi Atlante scanner de dentes

O Scanner de dentes da Dabi Atlante é um equipamento moderno, além de ser o primeiro equipamento de escaneamento intraoral a ser fabricado no Brasil.  Seu nome é Scanner Eagle IOS, e sua tecnologia permite que o mesmo passe por processo de autoclavagem (pode ser colocado dentro de uma autoclave).

Algumas das principais características desse equipamento, são:

  • Leve, compacto e ergonômico;
  • Conta com rotação em 360º;
  • Vem com software de fácil manuseio, que é integrado ao sistema CAD;
  • Possibilita o escaneamento da arcada completa, em apenas 59 segundos;
  • Possibilita que os pontos de oclusão sejam observados, antes que o arquivo vá para o laboratório, permitindo que o dentista seja informado previamente da distância oclusal para o tratamento dentário.

Ademais, o Scanner Eagle IOS é um equipamento de ponta, fabricado por uma das empresas mais tradicionais e representativas do mercado: a Dabi Atlante.

Vale a pena ter um scanner intraoral

As vantagens do investimento em um equipamento de alta tecnologia, como o scanner de dentes, são variadas.

Confira algumas delas, logo abaixo:

  • Impulsiona a imagem da clínica, mostrando que este é um ambiente tecnológico e moderno;
  • Aumenta a receita, já que o scanner oferece um serviço muito utilizado;
  • Otimiza os atendimentos;
  • Facilita os tratamentos de ortodontia;
  • Permite que o dentista visualize, em cores, o formato dos dentes e dos ossos do paciente;
  • Auxilia na assertividade de diagnósticos, entre outros.

Isso porque, o scanner de dentes tem papel fundamental em procedimentos odontológicos diversificados, nos quais são necessários modelos de estudo e análise, que demonstrem com fidelidade as condições bucais do paciente.

Assim, áreas como a implantodontia (confecção de guias cirúrgicos), a ortodontia (em relação a colocação de aparelhos corretores) e a confecção de prótese, são amplamente beneficiadas, caso exista um aparelho de scanner de dentes no local.

Como o scanner de dentes auxilia na comunicação entre dentista e paciente?

Devido a sua capacidade de reproduzir as estruturas orais, em um modelo tridimensional, o Scanner de dentes permite que o dentista mostre ao paciente como anda a sua condição bucal, o que deixa a relação mais clara entre as partes.

Assim, caso o paciente tenha uma anomalia que prejudique a saúde de sua dentição, o dentista poderá expor para o paciente visualmente, ajudando-o a entender o que ela é e quais os tratamentos possíveis para que o problema seja tratado.

É uma ótima opção para casos cirúrgicos, mais complexos de serem detalhados para aquele que irá se submeter ao procedimento, o que ajudará a diminuir a insegurança e ansiedade pré-cirúrgicos.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: