Radiografia periapical de arcos completos

Radiografia periapical de arcos completos

16/11/2022 - Por: Cassiano Pires

A radiografia periapical de arcos completos é muito usada pelos cirurgiões dentistas no dia a dia para reconhecimento da situação bucal dos pacientes, para acompanhamento ou para diagnóstico diferenciado.

As radiografias estão cada vez mais modernas e elas são capazes de auxiliar os cirurgiões-dentistas em suas decisões quanto ao diagnóstico dos pacientes e consequentemente sobre o melhor tratamento para seu caso.

As radiografias periapicais  são aquelas em que só é possível analisar de 2 a 3 dentes por cada imagem radiográfica e dessa forma obter mais detalhes sobre os dentes.

Por ter uma visualização menos ampla, para fazer a análise de todos os dentes da boca, é preciso realizar uma sequência de 14 radiografias para que todos os dentes sejam radiografados com precisão e riqueza de detalhes.

Além de possibilitar a visualização de todos os dentes de forma detalhada, as radiografias panorâmicas ainda permitem a visualização das áreas adjacentes e das estruturas anexas e próximas da região do dente em questão.

Esse tipo de radiografia pode ser feito com a técnica da bissetriz ou do paralelismo.

Como mencionamos, esse exame mostra áreas pequenas da boca de cada vez, porém com grande riqueza de detalhes que mostram desde a coroa até a raiz do dente.

Nesse artigo iremos conhecer um pouco mais sobre a radiografia periapical de arcos completos, para que você possa tirar todas as suas dúvidas e saber quais os melhores momentos para solicitar esse tipo de exame a seus pacientes.

Radiografia periapical de arcos completos
Foto cedida por Freepik.

O que é uma radiografia periapical de arcos completos?

A radiografia periapical de arcos completos, também conhecida como radiografia dos arcos dentários ou radiografia periapical de boca toda, consiste em uma sequência de 14 radiografias periapicais, sendo sete para arcada superior e sete para arcada inferior, feitas com pequenos filmes  de, em média, 3 x 4 cm, colocados dentro da boca, que fornecem detalhes dos dentes e também do tecido ósseo de suporte aos dentes.

Nos casos de pacientes com dentes de leite ou dentes decíduos, são realizadas dez radiografias periapicais, cinco para cada arcada.

A radiografia periapical de arcos completos é considerada um procedimento intraoral, pois o filme ou sensor radiográfico é colocado dentro da boca do paciente.

As imagens obtidas nesse tipo de exame são muito importantes para auxiliar os cirurgiões-dentistas nos diagnósticos das patologias dos pacientes, no acompanhamento de alguns casos e na tomada de decisões quanto a possíveis tratamentos.

As imagens da radiografia periapical de arcos completos em si é capaz de capturar em torno de 2 a 3 dentes da boca, o que a faz ser chamada de parcial. Dessa forma, após  a sequência de 14 radiografias, ela passa a se enquadrar na categoria de radiografia completa.

Quando é solicitado o exame de radiografia periapical completa?

Como podemos observar, a radiografia periapical de arcos completos é destinada a uma avaliação criteriosa e detalhada de todas as estruturas dos dentes e seus anexos.

Nos casos em que é solicitada, os cirurgiões-dentistas desejam avaliar a boca do paciente como um todo, analisando as características e detalhes de cada dente de forma isolada.

Sabendo dessas informações, podemos afirmar que as radiografias periapicais de arcos completos são solicitadas quando o cirurgião-dentista deseja:

  • Diagnosticar cáries, independentemente do tipo;
  • Acompanhar tratamentos endodônticos;
  • Verificar traumas periapicais;
  • Diagnosticar problemas nas estruturas dos dentes;
  • Verificar a presença de cistos ou outros corpos estranhos;
  • Avaliar o estado de implantes;
  • Diagnosticar traumas no geral;
  • Acompanhar a evolução do paciente frente a determinados tratamentos;
  • Analisar possíveis planos de tratamento para o paciente.

Quais as indicações clínicas da radiografia periapical completa?

Como vimos anteriormente, existem algumas indicações  para a radiografia periapical de arcos completos.

Sendo assim, mediante avaliação física e anamnese feita pelo profissional, ele será capaz de definir se esse tipo de exame é o mais indicado para um determinado caso.

No geral, a radiografia periapical de arcos completos de boca inteira é indicada clinicamente para casos de avaliação de início de tratamento de canal (endodontia), avaliação de cáries e restaurações dentárias (dentística), visualização de ossos em volta dos dentes (cristas ósseas), visualização de dentes inclusos e das condições das raízes dos dentes (reabsorções radiculares) ou simplesmente para acompanhar a evolução do paciente mediante certos tipos de tratamento.

Quanto custa a radiografia periapical de arcos dentários?

Estabelecer  um preço  para as radiografias periapicais de arcos completos é uma tarefa difícil, pois nessa hora, os valores dependem de vários fatores diferentes.

Dentre os possíveis fatores que podem afetar o preço do procedimento, podemos citar o local da clínica que  realizará o procedimento, a região em que o paciente se encontra, a clínica escolhida por ele, o fato de ter ou não convênios e planos odontológicos e muito mais.

Por esse e vários outros motivos, devemos ter em mente que os valores das radiografias periapicais de arcos completos são muito variáveis e dessa forma não é possível estabelecer um valor fixo.

Apesar disso, alguns estudos e pesquisas mostram uma média de valor no país que está em torno de R$150,00 reais.

Portanto, se a sua cidade possui muitas clínicas e consultórios odontológicos que realizam esse tipo de exame de imagem, você deve fazer uma pesquisa de orçamento para conseguir o melhor valor possível.

F.A.Q

Como é feita a radiografia periapical completa?

A radiografia periapical de arcos completos é feita em posição frontal, próximo ao equipamento, com um colete protetor de chumbo no peito e o paciente devidamente posicionado. Feixes de raio x são emitidos e as imagens são capturadas em filmes radiográficos ou de forma totalmente digital a depender da tecnologia de cada aparelho.

Para que serve a radiografia periapical completa?

A radiografia periapical de arcos completos serve para avaliar todos os dentes de forma minuciosa e detalhada. Por esse motivo, é muito importante na odontologia, pois ajuda o cirurgião-dentista no diagnóstico e tomada de decisões quanto ao tratamento.

O que é ficha periapical completa?

A ficha da radiografia periapical de arcos completos nada mais é que o registro completo do paciente com as 14 imagens capturadas e as observações que foram analisadas pelos cirurgiões-dentistas.

Quanto custa uma radiografia periapical completa?

A radiografia periapical de arcos completos tem valores  que variam conforme vários fatores, como localidade e concorrência. No geral, seu valor é em média R$150,00 reais, podendo variar para mais ou para menos em cada região do país.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: