Peças de mão na odontologia: conheça todos os instrumentos

Peças de mão na odontologia: conheça todos os instrumentos

16/09/2022 - Por: Samara Sampaio

As peças de mão na odontologia são instrumentos usados na odontologia para facilitar o dia a dia dos cirurgiões dentistas.

Esse tipo de instrumento é indicado para o preparo de cavidades, alguns procedimentos cirúrgicos, acesso ao canal radicular, profilaxia dentária, acabamento de restaurações e próteses, e vários outros procedimentos.

Nesse artigo iremos conhecer melhor peças de mão na odontologia assim como os benefícios em se ter esse tipo de instrumento à sua disposição.

O que é peça de mão na odontologia?

As peças de mão na odontologia nada mais são que instrumentos odontológicos usados no dia a dia dos dentistas, seja para fazer procedimentos complexos ou básicos.

Elas são feitas de metal e são basicamente indicadas para fazer micro cirurgias, perfurações, cortes e outros.

Quais são as peças de mão?

O nome peças de mão é um termo geral e dentro desse campo existem diversos instrumentos, sendo os mais comuns: canetas de alta e baixa rotação, contra ângulo, micromotor, peça reta e outros.

A seguir iremos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas peças, para que você possa se inspirar e escolher as peças que superem suas expectativas e atenda às suas exigências diárias.

Caneta de alta e baixa rotação

As peças de mão mais comuns são as canetas de alta e baixa rotação. A caneta de alta rotação tem a finalidade de remover e preparar coroas, fazer obturações, acessar o canal radicular e outras. Por ter maior torque e alta velocidade, esse tipo de instrumento necessita de refrigeração.

Já as canetas de baixa rotação são usadas para retirar estruturas dentais amolecidas, preservando o tecido duro dos dentes.

Por ter vibrações mais lentas, esse tipo de caneta dispensa a refrigeração e proporciona a sensação de vibração nos dentes dos pacientes.

Peças de mão na odontologia

O que compõe o kit acadêmico?

Esses kits foram desenvolvidos para acompanhar os dentistas da graduação até a rotina diária de trabalho.

Dessa forma, ao adquirir o kit acadêmico você deve optar por modelos e marcas valorizadas no mercado, pois seu uso será constante no dia a dia do consultório.

Geralmente os kits acadêmicos são compostos por várias peças de mão na odontologia essenciais no dia a dia dos dentistas como: micromotor, contra- ângulo, peça reta e caneta de alta e baixa rotação.

Existem muitas marcas de kits acadêmicos disponíveis no mercado, porém 8 a cada 10 dentistas recomendam a Dabi Atlante.

Espátula odontológica

As espátulas odontológicas também são instrumentos essenciais no dia a dia dos dentistas e com elas é possível fazer vários tipos de procedimentos.

No geral, as espátulas costumam ser usadas para manipular gesso, agnato e outros materiais restauradores.

Por existir vários modelos e formatos de espátulas, os dentistas precisam primeiramente saber quais tipos de procedimentos fazer para depois decidir os melhores modelos para se ter no consultório.

Esculpidor

O esculpidor instrumento também é muito usado pelos dentistas. É considerado uma peça cortante, feito em aço inoxidável e muito usado para restauração, para esculpir formatos anatômicos e para remover materiais nos procedimentos odontológicos.

Materiais de odontologia

Além dos citados anteriormente, os graduandos e formados em odontologia precisam de vários outros materiais relacionados com a odontologia como: jaleco, luvas, máscaras, óculos de proteção, curetas, sonda periodontal (explorador), sugador descartável, raspador periodontal, espelho clínico, seringa carpule, alicates diversos e muito mais.

As melhores ferramentas de dentista

Como mencionado anteriormente, existem muitos tipos e marcas de peças de mão na odontologia no mercado.

Para escolher as melhores ferramentas, você precisa levar em consideração sua rotina diária, pois precisa de algo que facilite suas tarefas e otimize tempo, proporcionando conforto e precisão para você e seus pacientes.

F.A.Q

O que é um equipo odontológico?

Um equipo odontológico são os peças  de mão na odontologia necessários para atender as exigências diárias de um dentista dentro do consultório odontológico.

Quais são os equipamentos periféricos na odontologia?

Os principais equipamentos peças de mão na odontologia são: o raio x, a mesa auxiliar, a câmara de revelação, o fotopolimerizador, o aparelho de profilaxia, o negatoscópio, a autoclave, a cuba ultrassônica e vários outros.

Qual a diferença de caneta de alta e baixa rotação?

A principal diferença entre os dois tipos de caneta está no seu funcionamento. A caneta de alta rotação funciona com mais velocidade e precisa de refrigeração. Já as canetas de baixa rotação possuem baixa velocidade e não precisam ser refrigeradas.

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: