Ortopantomografia: saiba tudo sobre esse procedimento

Ortopantomografia: saiba tudo sobre esse procedimento

07/10/2022 - Por: Cassiano Pires

A ortopantomografia, também chamada de raio-X panorâmico ou radiografia panorâmica, é um exame de imagem que possibilita a visualização e análise somente dos ossos da região da face e dos dentes. Com esse tipo de exame, o Cirurgião-Dentista consegue visualizar estruturas que não podem ser vistas apenas no exame clínico. Dessa forma, a ortopantomografia permite a avaliação das condições bucais e se as estruturas apresentam um padrão de normalidade.

Assim como outros exames radiográficos que utilizam radiação ionizante, a imagem na radiografia panorâmica é obtida através da exposição das estruturas aos raios X. Cada estrutura interage com o feixe de raios X até eles atingirem o filme radiográfico proporcionando uma imagem com diferentes tonalidades que vão do preto ao branco. Sendo assim, o profissional avalia as condições de normalidade de acordo com a forma e tonalidade das estruturas na radiografia e essas variações de tonalidade geram imagens que pode ser classificadas em: radiolúcidas (imagens mais escuras de estruturas menos densas, que interagem menos com a radiação) e radiopacas (imagens mais claras de estruturas mais densas, que interagem mais com a radiação).

A ortopantomografia pode ser indicada em casos de avaliação diagnóstica, avaliação de rotina ou apenas de acompanhamento de alguma condição bucal ou procedimento realizado. Portanto, é um exame muito utilizado em diversas áreas da Odontologia e possui grande importância no diagnóstico precoce de doenças bucais e na manutenção da saúde bucal.

O que é o exame de ortopantomografia?

A ortopantomografia é um exame de imagem que utiliza baixas doses de radiação ionizante para se obter uma reprodução das estruturas ósseas e dentárias das arcadas superior e inferior em um filme radiográfico.

Por se tratar de uma reprodução de uma estrutura tridimensional em um filme bidimensional, a ortopantomografia pode apresentar pequenas distorções e sobreposições. No entanto, ainda assim o exame é muito importante e muito utilizado na Odontologia. Caso o Cirurgião-Dentista visualize alguma estrutura no exame que gere alguma dúvida, como por exemplo, alguma lesão periapical ou um cisto, o profissional pode solicitar outros exames complementares (radiografia periapical, interproximal, oclusal, entre outros) a fim de visualizar com mais detalhes e, juntamente com o exame clínico, obter um diagnóstico mais preciso.

O que é a ortopantomografia digital?

A ortopantomografia digital é a radiografia panorâmica obtida em meio digital. A técnica de execução do exame é a mesma da radiografia convencional, no entanto, elas se diferem com relação ao processamento, visualização e armazenamento da imagem.

Na radiografia panorâmica convencional as imagens são registradas em um filme radiográfico, que, em contato com líquidos processadores, fazem a revelação da imagem. Já na radiografia digital a captura das imagens é feita em uma placa que detecta a radiação, gerando assim uma imagem digital que é enviada ao computador. Com isso, é possível visualizar e armazenar as imagens em um sistema de comunicação e armazenamento.

As vantagens da ortopantomografia digital quando comparada à convencional consistem em: exclusão do processamento químico dos filmes radiográficos, a rápida visualização da radiografia, a possibilidade de manipulação da imagem com finalidade diagnóstica, a redução da dose de radiação para o paciente, a facilidade no armazenamento e o menor desperdício de filme radiográfico.

Qual valor radiografia panorâmica?

O valor da ortopantomografia pode variar considerando a região em que encontra-se a clínica radiológica e também pode variar conforme a solicitação do Cirurgião-Dentista. O profissional pode optar por solicitar a radiografia panorâmica acompanhada de um laudo radiográfico ou ainda com uma análise específica chamada de traçado. O laudo radiográfico é basicamente uma série de anotações que o Cirurgião-Dentista Radiologista faz com base na avaliação e interpretação radiográfica da imagem. O traçado são algumas marcações das estruturas anatômicas também feitas pelo especialista de acordo com a solicitação do Cirurgião-Dentista. Tanto o laudo quanto o traçado podem alterar o valor da radiografia panorâmica, que custa em média R$150,00.

O que mostra na radiografia panorâmica?

Anatomia 

A ortopantomografia é um exame que permite a visualização estruturas anatômicas importantes presentes na região do complexo maxilo-mandibular e do crânio, são elas: Parede posterior do seio maxilar / Fossa pterigopalatina / Processo zigomático / Assoalho do seio maxilar / Palato duro / Margem inferior orbital / Forame infraorbital / Cavidade nasal / Septo nasal / Concha nasal inferior / Forame incisivo / Canal incisivo / Espinha nasal inferior / Tuberosidade maxilar / Parede inferior do arco zigomático / Tubérculo articular / Base média do crânio / Fossa mandibular / Côndilo mandibular / Poro acústico externo / Processo estilóide / Incisura mandibular / Processo coronóide / Lâmina lateral do processo pterigóide do esfenóide / Canal mandibular / Osso cortical da base da mandíbula / Forame mentual / Osso hióide / Ângulo da mandíbula / Vértebra cervical.

Dentes 

Além das estruturas anatômicas mencionadas acima, a ortopantomografia permite a visualização de todos os dentes, inclusive os que ainda não erupcionaram (dentes inclusos e semi-inclusos). Além disso, é possível observar também: o estágio de desenvolvimento e posicionamento dos dentes; as condições das coroas e das raízes dentárias (presença de cáries, restaurações, tratamentos de canal, reabsorções, entre outros); a integridade da lâmina dura; a presença de imagem radiolúcida ou radiopaca associada aos ápices dos dentes; o espaço do ligamento periodontal; o nível e a qualidade da crista óssea alveolar; a perda óssea com ou sem envolvimento de furca; a presença de cálculo dentário; entre outras condições.

Como é feita a radiografia panorâmica dos dentes?

ortopantomografia

A ortopantomografia é um exame simples, que não exige um preparo prévio e leva poucos minutos para ser realizada. A principal colaboração do paciente durante a realização do exame é permanecer-se imóvel para que a imagem seja obtida com a qualidade máxima e não seja necessária uma repetição. Tanto o Cirurgião-Dentista quando o Técnico em Radiologia podem executar o exame e devem conduzir da seguinte forma:

  1. Orientar o paciente a remover quaisquer objetos metálicos que ele possa estar usando na região do pescoço para cima (colar, brinco, piercing, acessórios de cabelo metálicos, próteses removíveis, entre outros);
  2. Vestir o avental de chumbo no paciente a fim de proteger o corpo das radiações;
  3. Posicionar o rosto do paciente corretamente;
  4. Orientar o paciente a permanecer imóvel até o fim do exame;
  5. O aparelho irá girar em torno do paciente enquanto captura a imagem e esse processo leva alguns segundos.

A radiografia panorâmica pode ser realizada de três formas distintas com relação a posição da mordida do paciente: semi-aberta, em oclusão ou topo a topo. A forma padrão e mais utilizada é a semi-aberta, onde o paciente morde em um posicionador encaixando somente os incisivos centrais (dentes anteriores) e, dessa forma, os dentes posteriores superiores e inferiores ficam afastados o que permite melhor visualização e análise de todas as estruturas dentárias, pois não ocorre sobreposição das coroas.

No entanto, em alguns casos específicos o Cirurgião-Dentista pode optar por solicitar o exame em oclusão, onde o paciente permanece com a mordida fechada normalmente, ou seja, os dentes superiores e inferiores devem permanecer em contato. Essa forma é indicada, por exemplo, em casos onde o paciente não possui os dentes anteriores e, portanto, não é possível utilizar o posicionador.

Existe ainda a posição da mordida em topo a topo, onde o paciente é orientado a protruir (forçar para frente) a mandíbula (arcada inferior) e deixar os dentes anteriores em contato somente pela borda incisal. Essa posição é geralmente indicada para tentar corrigir distorções que possam ter aparecido na realização do exame através da posição semi-aberta. O Cirurgião-Dentista deve indicar na solicitação do exame a posição de mordida de sua preferência para aquele paciente e quando não tiver nenhuma indicação, deve-se utilizar o posicionador padrão para a mordida semi-aberta.

Por quanto tempo vale uma radiografia panorâmica realizada?

Não existe um tempo pré-estabelecido de duração do exame, pois diversos fatores podem interferir nessa questão, como por exemplo, as condições bucais do paciente, se é um exame de rotina, pré ou pós operatório, entre outros.

Pacientes que apresentam doença periodontal (doença que acomete os ossos levando a perda da inserção óssea dentária) devem fazer um acompanhamento periódico com o Cirurgião-Dentista mesmo após a finalização do tratamento e esse acompanhamento é feito através do exame clínico, onde o profissional realiza a sondagem das bolsas periodontais, e do exame radiográfico que pode ser a radiografia panorâmica ou o levantamento periapical.

Outra situação que também pode servir de exemplo para a solicitação da ortopantomografia é quando o paciente é submetido a cirurgia para remoção dos terceiros molares (sisos). Nesses casos é muito comum o Cirurgião-Dentista solicitar uma radiografia panorâmica antes da cirurgia, para avaliação do grau de erupção e do posicionamento dos dentes (por exemplo, se os sisos inferiores encontram-se próximos ao nervo alveolar inferior) e uma radiografia pós-operatória, para avaliar se todos os fragmentos e raízes foram removidos e às quais condições ósseas adjacentes.

Dessa forma, o exame pode ser solicitado com mais frequência para uns pacientes e com menos frequência para outros. De maneira geral, a ortopantomografia pode durar cerca de 6 meses, caso o paciente não tenha sido submetido a tratamentos extensos nesse período, isso porque mesmo que as condições bucais estejam dentro da normalidade, as estruturas ósseas e dentárias estão em constante mudança.

F.A. Q

Quanto custa um raio-X panorâmico?

O valor de uma ortopantomografia pode variar conforme a localização da clínica radiológica ou de acordo com a solicitação do Cirurgião-Dentista. O profissional pode solicitar apenas a imagem radiográfica, mas também pode solicitar a panorâmica com laudo ou com traçado, e o valor dependerá desses fatores. De maneira geral, o exame custa em média R$150,00.

Quanto tempo leva para fazer um raio-X panorâmico?

A ortopantomografia é um exame rápido de ser feito e todo o processo, desde as orientações ao paciente até a obtenção da imagem, leva cerca de 5 minutos. No entanto, após o posicionamento do paciente no aparelho, a tomada radiográfica leva apenas alguns segundos, tempo que o paciente deve permanecer imóvel.

Qual o preço do aparelho de radiografia panorâmica?

O preço do aparelho de ortopantomografia pode variar muito conforme as funções e tecnologias associadas. Um mesmo aparelho de raio-X panorâmico pode realizar também a tomografia computadorizada de feixe cônico e isso também influencia bastante no valor final do produto. De maneira geral, um aparelho de radiografia panorâmica custa em média R$150.000,00.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: