Ortopantomografia: nome antigo para o exame de radiografia panorâmica tipo 1

Ortopantomografia: nome antigo para o exame de radiografia panorâmica tipo 1

25/11/2022 - Por: Cassiano Pires

A Ortopantomografia era o nome dado antigamente para o exame de radiografia panorâmica muito comum hoje em dia de ser solicitado pelos dentistas para uma avaliação inicial. O objetivo desse tipo de exame é obter dados gerais da saúde dos dentes e ossos da região bucomaxilofacial a fim de avaliar de forma abrangente os dentes, suas raízes, seu desenvolvimento em crianças, os ossos do terço médio e inferior da face bem como articulação e o seio maxilar.

A radiografia panorâmica, ou ortopantomografia é um exame muito completo, feito em um aparelho radiográfico específico encontrado em institutos de radiologia odontológica, que faz uma rotação panorâmica ao redor da cabeça do paciente para obter a imagem necessária.

É um exame que fornece informações sobre muitas áreas anatômicas importantes do terço inferior e médio da face, como por exemplo os ossos e dentes da maxila e mandíbula além de estruturas anexas a eles como côndilos mandibulares, seios maxilares, fossa nasal, septo nasal, assoalho orbitário, pilar zigomático, osso hióide e coluna cervical.

Dose de radiação necessária para a ortopantomografia

Muitas dúvidas acerca da dose de radiação necessária para esse exame surgem na cabeça dos pacientes, entretanto, as radiografias panorâmicas são muito seguras de serem realizadas em qualquer idade inclusive: idosos, crianças, adultos e grávidas, já que possuem baixas doses de radiação, além de o paciente ser exposto a radiação localizada e estar protegido com colete e gola de chumbo.

Ortopantomografia era o nome dado antigamente para o exame de radiografia panorâmica muito comum hoje em dia de ser solicitado pelos dentistas

Como qualquer tipo de exame radiográfico, deve ser evitado em situações eletivas na gravidez, porém não apresentam riscos diretos a saúde da grávida e do bebê, nem relação com aborto ou má formação fetal, se forem necessários em situações de urgência odontológica, sendo, portanto, permitidos na gravidez seguindo os mesmos princípios de proteção usados para todos os pacientes.

Nas crianças, tem especial função ao serem realizadas para acompanhamento da formação dentária e o desenvolvimento da dentição permanente intra-óssea. Assim pode-se monitorar a sequência de erupção dos dentes a fim de prever casos em que haja falta de espaço ou impacção óssea.

Como é feito o exame de ortopantomografia?

Esse exame é feito em um equipamento chamado ortopantomógrafo. Ele possui uma unidade giratória onde a cabeça do paciente será posicionada ao centro, o paciente em pé deve segurar duas asas metálicas para não se movimentar e então são apoiados o queixo e a testa no aparelho. Em seguida deverá morder uma lingueta de plástico para separar os dentes e manter a língua no céu da boca.

Alguns ortopantomógrafos mais antigos funcionam com chassis de filmes radiográficos enquanto os mais modernos possuem sensores de captação da imagem radiográfica digital produzida a partir dos feixes de raios x gerados pelo tubo de radiação.

Hoje em dia os melhores ortopantomógrafos do mercado são aqueles com detectores digitais, que reduzem ao máximo a dose de radiação ao paciente e que possuem fácil manuseio, obtenção e armazenamento das imagens. Algumas marcas como agfa, vatech, kavo e dabi atlante são boas opções.

F.A.Q

O que é o exame ortopantomografia?

É um exame radiográfico complementar ao exame clínico do dentista (também conhecido como rx panorâmico) que visualiza os ossos da maxila e mandíbula bem como os dentes e estruturas anexas a fim de complementar o diagnóstico de doenças que envolvam o sistema estomatognático.

Como é feito ortopantomografia?

É feita no instituto de radiologia odontológica em um aparelho chamado ortopantomógrafo programado para liberar radiação em uma área específica da face a fim de obter a imagem digital detectada por sensores. Para esse exame se colocam avental e gola de chumbo, solicita-se ao paciente retirar brincos, colares e piercings e então o paciente é posicionado no aparelho e recebe instruções de posicionamento. É um exame rápido e barato comparado à abrangência de informações que traz.

O que é uma radiografia panorâmica?

Exame de imagem solicitado para complementar o diagnóstico clínico feito pelo cirurgião dentista.

Para que serve a radiografia panorâmica dos dentes?

Serve para se ter uma visão abrangente dos ossos do terço inferior e médio da face bem como dos dentes e estruturas anexas que os compõem como articulações temporomandibulares, seios maxilares, fossa nasal, septo nasal e osso hióide. A partir do exame clínico inicial e da radiografia panorâmica pode-se planejar tratamentos ou solicitar exames mais específicos para averiguar possíveis alterações.

 

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: