O que é o Sensor digital odontológico da Dabi Atlante? Descubra tudo.

O que é o Sensor digital odontológico da Dabi Atlante? Descubra tudo.

25/11/2022 - Por: Dabi Atlante

O sensor digital odontológico Dabi Atlante tem tecnologia inovadora no segmento de exames de imagens relacionados com a odontologia. Esses equipamentos ajudam os cirurgiões dentistas a elaborarem diagnósticos precisos e diferenciais e também ajudam a montar planos de tratamento adequados e eficientes.

As radiografias digitais são uma realidade em muitas clínicas e consultórios odontológicos e os profissionais que utilizam esse tipo de aparelho ganham muitos benefícios com seus pacientes.

Escolher um bom sensor digital odontológico, pode envolver vários fatores diferentes como sustentabilidade, qualidade das imagens, redução da radiação e muito mais.

As imagens obtidas através dos sensores de radiografia digital odontológico são de excelente qualidade e ótima resolução, o que possibilita uma margem de erro muito pequena em relação aos diagnósticos realizados.

A odontologia possui muitas especialidades e a tecnologia dos sensores digitais odontológicos pode ser usada em todas elas quando convenientes.

Dentre as áreas da odontologia que mais fazem uso das radiografias digitais podemos citar a ortodontia, a implantodontia e a periodontia. Em todas essas áreas, o cirurgião dentista precisa das imagens nítidas para visualizar a condição odontológica de cada paciente antes de tomar qualquer decisão em relação aos procedimentos que poderão ser realizados.

Nesse artigo vamos aprender um pouco mais sobre os sensores digitais odontológicos e conhecer todas as vantagens dessa nova tecnologia para os consultórios e clínicas odontológicas.

Sensor para radiografia digital: o que é e para que serve?

A tecnologia está sempre se inovando e criando equipamentos, aparelhos e produtos capazes de agilizar os processos dos profissionais de todas as áreas, seja da saúde ou não.

Com a radiologia não é diferente pois esse é uma das áreas que mais cresceu nos últimos tempos em relação à tecnologia.

As radiografias digitais possuem uma tecnologia super avançada que é capaz de gerar imagens de qualidade com precisão e eficácia. As excelentes imagens geradas pelas radiografias digitais são capazes de facilitar o diagnostico de certas condições e patologias odontológicas.

Além disso, com um bom diagnostico fechado, os profissionais também são capazes de elaborar um bom plano de tratamento e consequentemente resolverem os problemas dos pacientes de uma vez por todas.

A radiologia digital não faz uso de filmes radiográficos e em seu lugar, alguns sensores digitais odontológicos são usados para capturar as imagens de forma nítida e clara.

Neste tipo de radiografia, as imagens são enviadas diretamente para um computador ou celular conectados ao aparelho. Essa tecnologia, além de agilizar o processo de obtenção das imagens pode ainda permitir a melhora das imagens com programas específicos para edição de imagens.

Dentre as possibilidades de melhora das imagens nos computadores podemos citar algumas ferramentas de edição que são grandes aliadas dos profissionais como o zoom, o contraste, a nitidez, as fotos invertidas (negativas) e muito mais.

O que é radiografia digital?

A radiologia é uma área da saúde muito antiga e consiste em usar imagens de todas as partes do corpo para ajudar os profissionais da área a chegarem em diagnósticos de patologias e consequentemente a tomarem decisões sobre o melhor plano de tratamento.

Com o avançar dos anos, a tecnologia tem se modernizado cada vez mais e os aparelhos de radiografia tem se tornado cada vez mais precisos e eficientes.

Além de serem equipamentos de alta precisão, eles também são capazes de gerar imagens muito nítidas e precisas, que retratam com perfeição a realidade de cada paciente.

A radiologia digital é um novo conceito em radiologia que visa a sustentabilidade e a melhora das imagens. Esse novo conceito vem ganhando grande destaque no mundo e é uma alternativa para a radiografia tradicional, também chamada de radiografia analógica.

A antiga radiografia ou radiografia analógica, faz uso de filmes radiográficos para a obtenção das imagens. Já as radiografias digitais são capazes de gerar imagens mais precisas e nítidas, sem o uso dos filmes, pois usam apenas sensores digitais odontológicos que são responsáveis por captar os feixes de raio x e emitir as imagens para um dispositivo eletrônico celular, computador ou notebook.

Após capturar as imagens, elas são digitalizadas e enviadas para o computador quando o sensor gera um sinal elétrico ou luminoso após receber os feixes de raio x.

O não uso dos filmes radiográficos nas radiografias digitais é o grande diferencial desse tipo de exame, pois ele é considerado altamente sustentável.

Radiografia indireta:

A Radiologia Digital Indireta ou CR são todos os equipamentos que possuem um chassi para receber uma placa de fósforo digital sensível a radiação, onde as imagens são digitalizadas.

Após emitir os raios x, essa placa recebe a imagem e para visualizá-la você precisa de um leitor especifico para depois enviá-las para o computador.

De forma resumida, a radiografia indireta ainda é analógica, mas pode ser digitalizada através de um scanner intraoral.

Após a imagem ser digitalizada ela pode ser alterada no computador para melhor avaliação. Dentre as funções que podem ser alteradas podemos citar o brilho e o contraste.

Uma grande desvantagem das radiografias indiretas são as altas doses de radiação quando comparadas com outras, pois somente dessa forma as imagens são conseguidas com boas resoluções.

Algumas das vantagens das radiografias indiretas são:

  • Por ter um custo relativamente mais baixo de instalação, muitos profissionais optam por começar o uso das radiografias digitais com os modelos indiretos.
  • Esse tipo de radiografia é compatível com quase todos os sistemas de radiografias analógicas convencionais.
  • Esse tipo de radiografia pode ter inúmeras gavetas que possibilitam o uso de tamanhos diferentes de detectores. Essa variedade é ideal para combinar procedimentos e aumentar a flexibilidade do posicionamento.

Radiografia direta:

A Radiologia Digital Direta ou DR é semelhante à anterior, porém dispensa o uso das placas de fósforo e do leitor. Dessa forma, as imagens são enviadas diretamente para os computadores.

Embora não tenha os filmes radiográficos, as imagens são enviadas para os profissionais e para os pacientes em arquivos digitais.

Nesse modelo de radiografia, os raios x são capturados por uma placa de circuitos sensíveis à radiação, que gera automaticamente a imagem e envia diretamente para o computador.

Além de tudo isso, esse tipo de tecnologia possui radiação muito menor o que o torna ainda mais preciso e seguro.

Sistema PACS:

O sistema PACS é também chamado de Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. Ele é um tipo de tecnologia capaz de armazenar e organizar imagens dos pacientes, facilitando a gestão entre os setores de uma clínica ou consultório odontológico.

A grande importância do sistema PACS para a odontologia é a possibilidade de armazenar as radiografias de forma digital, sem ocupar espaço físico.

Além disso, as imagens ficam no histórico do paciente e podem ser acessadas sempre que necessário.

O que é o sensor para radiografia digital?

O sensor digital odontológico é um equipamento que substitui os filmes radiográficos e captura imagens digitais com mais facilidade, precisão e rapidez.

Por serem muito tecnológicos, os sensores são capazes de capturar imagens de excelente qualidade economizando tempo e dinheiro dos profissionais e pacientes.

Ao usar os sensores digitais odontológicos, os profissionais ganham mais tempo e precisão em suas imagens e com isso podem elaborar diagnósticos mais precisos. Além disso, podem fazer laudos, corrigir imperfeições nas imagens ou editá-las da maneira que preferir.

Como mencionado, os sensores digitais odontológicos são posicionados na boca do paciente e quando o aparelho é ativado, as imagens são capturadas e enviadas diretamente para as telas dos computadores conectados.

Por que vale a pena ter um sensor digital odontológico da Dabi?

Como podemos notar, os sensores digitais odontológicos são muito importantes para a rotina diária de um cirurgião dentista.

Essas tecnologias tem conquistado cada vez mais os profissionais por serem sustentáveis, ágeis e muito precisas.

Além disso, as clínicas e consultórios que tem os sensores digitais odontológicos são capazes de economizar tempo, espaço e dinheiro.

Outro ponto que vale a pena investir nos sensores digitais é o fato de dispensar os filmes radiográficos, ou seja, você não precisa de espaço físico para guardar as imagens dos pacientes, esse armazenamento pode ser feito em pastas e programas de computadores.

Com o uso do sensor digital odontológico, sua clínica ou consultório se torna mais rápida na elaboração dos diagnósticos e as imagens possuem mais qualidade e precisão.

F.A.Q

Como funciona RX digital odontológico?

O RX digital odontológico funciona de maneira semelhante ao modelo analógico, porém dispensa o uso dos filmes radiográficos. Nesse modelo de radiografia, os feixes de raio x são emitidos e capturados pelos sensores e a imagem é projetada na tela de um computador.

Qual melhor sensor de RX digital?

Existem muitos tipos de sensores disponíveis no mercado. Entretanto, os modelos disponíveis no site da Dabi Atlante estão entre os melhores do mercado.

Foto de Dabi Atlante

O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

Veja mais de "Dabi Atlante" >

Leia também: