Limpeza de dente com ultrassom: saiba quando fazer

Limpeza de dente com ultrassom: saiba quando fazer

25/11/2022 - Por: Samara Sampaio

A limpeza de dente com ultrassom é um procedimento avançado e eficiente no combate ao tártaro e à placa bacteriana, e um aliado na prevenção da gengivite e doenças como a periodontite. Mas, mesmo sendo muito usada, ela não é a única alternativa para uma boa limpeza nos dentes, devendo ser feita em casos específicos.

Por isso, vamos entender quando fazer uma limpeza com ultrassom, como ela ajuda no combate à gengivite, e quais as causas dessa doença.

O que é limpeza de dente com ultrassom?

A limpeza de dente com ultrassom, ou limpeza ultrassônica, é um procedimento dental feito para combater e remover o tártaro e a placa bacteriana dos dentes, particularmente aqueles que se formam abaixo da gengiva.

A limpeza de dente consiste na remoção do tártaro e placa acumulados na base dos dentes, procedimento feito por um dentista, que usa o aparelho de ultrassom para quebrar e remover a placa acumulada.

Por ser mais precisa e cuidadosa do que uma raspagem comum, a limpeza de dente com ultrassom é recomendada para os casos de tártaro generalizado, ou mesmo em casos de tártaro subgengival, aquele que se forma abaixo da gengiva.

Vale ressaltar que, em alguns casos, a limpeza com ultrassom pode ser ainda mais completa, consistindo também de um processo de raspagem secundária, e até mesmo um polimento dos dentes. Tudo depende das necessidades de cada caso.

Como é feita a limpeza nos dentes com ultrassom?

Nos casos de tártaro avançado ou subgengival, a limpeza de dente com ultrassom é feita de forma precisa, com o uso do aparelho de ultrassom e outros instrumentos, como uma cureta e um espelho dentário.

Com a caneta de aplicação na mão, o dentista passa a ponta do aparelho na região dos dentes do paciente, eliminando a parte superficial do tártaro pela vibração liberada pelo aparelho. É essa vibração que irá quebrar as placas de tártaro e permitir que o dentista as remova.

Depois que a placa é removida, um pequeno jato de água é liberado pela própria ponta do aparelho, lavando o local, eliminando os resíduos de tártaro e facilitando uma segunda limpeza com a cureta.

Após a primeira limpeza com o ultrassom, é feita uma raspagem com a cureta nos casos em que há muito tártaro acumulado, retirando o resto dos resíduos. Enfim, depois da limpeza, vem o polimento e escovação dos dentes, um procedimento feito para evitar a formação de novas placas e tártaros na superfície dental.

Gengivite: riscos para a saúde bucal e o coração

A limpeza de dente com ultrassom é um dos métodos mais eficazes para combater a gengivite, uma doença ocasionada pelo descuido com o acúmulo de tártaro na boca, que pode trazer consequências graves para a saúde.

Segundo uma pesquisa feita pelo Centro de controle e prevenção de doenças americano (CDC) em 2010, as doenças gengivais atingem um em cada dois adultos nos Estados Unidos, atingindo 47% dos adultos com mais de 30 anos ( Fonte).

Por isso, entender como combater essa condição é essencial, assim como saber os riscos que ela traz à saúde bucal, como:

  • Sangramento no tecido gengival;
  • Retração da gengiva;
  • Geração de Periodontite;
  • Enfraquecimento ósseo dos dentes;
  • Perda (total) de um ou mais dentes.

Além disso, quando não tratada, a gengivite pode trazer sérios riscos ao coração, já que, uma vez na corrente sanguínea, as bactérias acumuladas abaixo da gengiva podem ir parar no coração, trazendo problemas cardiovasculares e doenças, como a endocardite bacteriana, a arritmia, e até mesmo um AVC ou infarto.

Conheça o ultrassom e a raspagem para tratar a gengivite

Até aqui, já vimos que a limpeza de dentes com ultrassom é uma maneira eficaz de combater a gengivite e o tártaro nos dentes, então é hora de entender mais sobre esse instrumento, e saber como a raspagem pode ajudá-lo na limpeza do cálculo acumulado.

O ultrassom odontológico é um aparelho versátil , utilizado para vários fins odontológicos, sendo eles:

  • Tratamentos de Periodontia;
  • Endodontia;
  • Dentística;
  • Limpezas dentais.

O ultrassom consiste em uma mesa eletrônica central, onde ficam os comandos e botões da máquina, dois fios com pontas mecânicas, usadas para a raspagem e limpeza dental, e para o uso dos jatos de bicarbonato.

A raspagem, por outro lado, consiste em um procedimento manual feito pelo dentista, com a ajuda de instrumentos como uma cureta e o espelho dentário. Ao fazer a raspagem, o dentista irá quebrar e remover o tártaro e a placa bacteriana acumulados na superfície dos dentes, procedimento simples e geralmente indolor.

Sendo mais simples, a raspagem é recomendada nos casos de tártaro supragengival,, situações em que a formação de tártaro pode ser removida com uma raspagem simples

Além disso, a raspagem manual também pode ser usada para reforçar uma limpeza feita com o ultrassom, sendo o complemento perfeito que irá garantir a máxima eficiência do procedimento.

Todos os pacientes podem realizar esses tratamentos?

Apesar de serem procedimentos avançados e detalhados, tanto a limpeza de dente com ultrassom quanto a raspagem dental podem ser aplicados em quase qualquer pessoa, sendo acessíveis à maior parte da população.

Entretanto, existem alguns casos em que isso não acontece, e o uso dessas técnicas deve ser reprovado ou mesmo evitado, e isso depende dos fatores particulares de cada paciente.

Fatores como propensões genéticas, sensibilidade nos dentes, ou mesmo gravidade do quadro de gengivite podem interferir no uso do ultrassom, ou mesmo de uma raspagem manual.

Pessoas que fazem uso de marca-passo, ou possuem outras condições de saúde similares também não podem realizar a limpeza de dente com ultrassom, sendo a raspagem manual o procedimento mais indicado nesses casos.

Por isso, antes de agendar a sua limpeza ou raspagem dental, entenda bem as suas condições bucais e de saúde, e consulte o seu dentista para uma avaliação pessoal e entender como cada procedimento pode se adequar às suas necessidades.

Fazendo isso, você garante uma limpeza de dente eficiente, personalizada e sem dor, que irá eliminar a formação de tártaro e prevenir a gengivite sem trazer prejuízos à saúde, ou desconfortos desnecessários.

 

Foto de Samara Sampaio

O Autor

Samara Sampaio

Veja mais de "Samara Sampaio" >

Leia também: