Especialidades da odontologia 1: fique por dentro!

Especialidades da odontologia 1: fique por dentro!

16/09/2022 - Por: Dabi Atlante

As especialidades da odontologia na qual o profissional de Odontologia pode atuar, variam desde implantes, procedimentos estéticos e cirurgias propriamente ditas com caráter corretivo e eletivo.

O profissional da odontologia pode se qualificar para oferecer aos seus pacientes várias especialidades, elas têm como função aumentar o leque de opções onde o cirurgião dentista pode atuar e obviamente a qualidade do serviço prestado.

Fato interessante: O Brasil é o país com maior número de dentistas no mundo!

Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia, são mais de 312 mil profissionais da área de odontologia no Brasil.

Quando falamos em mercado e serviços oferecidos, a odontologia no brasil vem ganhando cada vez mais espaço, além da rotina odontológica como os tratamentos básicos, procedimentos corretivos e estéticos vem ganhando espaço.

REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA

Para se registrar junto ao CFO, e poder exercer a função de especialista, o cirurgião dentista segundo a resolução n°63,de 2005, deve atender aos seguintes parâmetros:

  1. O profissional de odontologia, deverá ter certificado de curso de especialização ou ter residência em odontologia que esteja de acordo com as solicitações do Conselho Federal de Odontologia;
  1. Deverá ser diplomado em curso de especialização, oriundo dos Serviços de Saúde das Forças Armadas, quando este atende os parâmetros exigidos pelo Conselho Federal de Odontologia;
  1. O profissional deverá possuir certificado ou diploma oferecido pelo curso de especialização/residência e que seguem as Resoluções do Conselho Federal de Odontologia, desde que os mesmos atendam os pré-requisitos e pressupostos legais.

Estão vedadas a inscrição de mais de duas especialidades, sejam elas oriundas de cursos diferentes ou de um mesmo curso de especialização.

Vamos conhecer mais sobre as áreas inovadores da odontologia e como essas especialidades estão mudando o cenário da odontologia no país.

Áreas da odontologia para você conhecer e atuar

As especialidades odontológicas são regidas pela resolução n°161, de 2015, do conselho Federal de odontologia- CRO, o qual autoriza as seguintes especialidades:

  • Saúde coletiva e da família;
  • Prótese dentária;
  • Prótese buco-maxilo-facial;
  • Periodontia;
  • Patologia bucal;
  • Ortopedia funcional dos maxilares;
  • Ortodontia;
  • Odontopediatria;
  • Odontogeriatria;
  • Odontologia para pacientes com necessidades especiais
  • Odontologia do trabalho;
  • Odontologia legal;
  • Implantodontia;
  • Radiologia odontológica e imaginologia;
  • Estomatologia;
  • Disfunção temporomandibular e dor orofacial;
  • Dentística;
  • Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais;
  • Endodontia.

Em quais áreas da odontologia é possível atuar?

Especialidades da odontologia
crédito: freepik

Como vimos anteriormente as áreas da odontologia nas quais o profissional cirurgião dentista pode atuar, são várias.

Cabe aqui fazermos um apanhado geral de cada uma delas e lhe apresentar as principais diferenças e a que se destinam..

Vamos lá?

Acupuntura

Sim essa prática milenar está presente também na odontologia, ela vai muito além da área da massagem e de tratamentos relaxantes.

Na odontologia a acupuntura é utilizada em caráter complementar em diversos estágios do tratamento odontológico, tanto antes, como durante e após o procedimento.

A acupuntura na odontologia tem por função diminuir a ansiedade e minimizar o famoso “medo de dentista”, além de poder ser utilizada para diminuir a percepção da dor na boca e face, a chamada dor orofacial.

Cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais

Para se ter essa especialização o profissional de odontologia precisa passar por um período de residência hospitalar que varia de três a quatro anos.

Após esse período o cirurgião dentista poderá atuar em problemas relacionados a apneia do sono, traumatismos faciais e tumores benignos.

Essa área dá a possibilidade ao profissional de odontologia realizar procedimentos como extração, curativos e reparos.

Esses procedimentos não se restringem apenas à cavidade oral, podendo se entender pelos lábios, bochechas, gengivas e maxilar.

Dentística

A dentística é uma especialidade da odontologia que atua em procedimentos de restauração dentária.

há duas categorias de dentística:

  • Dentística estética;
  • Dentística restauradora.

Na dentística estética, são realizados procedimentos para melhorar a aparência dos dentes, podemos citar a colocação de lentes de contato e facetas dentárias de porcelana.

Já a dentística restauradora, cuida da reparação de dentes com cáries, prezando pela melhora da saúde bucal.

Disfunção temporomandibular e dor orofacial

É a especialidade odontológica que cuida da Disfunção temporomandibular e dor orofacial, cuida da preservação dos músculos que movimentam a mandíbula.

Tem um foco nas alterações que podem acontecer nas articulações da boca, chamadas de temporomandibular ou abreviadas como ATM.

Problemas relacionados a esses músculos são quadros onde o paciente sofre com dores muito fortes.

O profissional odontologia que atua nesta especialidade, irá atuar na correção ortodôntica, fazendo uso de aparelhos para a correção e reabilitação da musculatura lesionada.

Há casos, mesmo que raros, onde a cirurgia se faz necessária.

Endodontia

Podemos resumir que a endodontia é dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamentos de problemas relacionados do periápice e polpa dental.

A endodontia é uma especialidade odontológica que se dedica a cuidar de traumas que prejudicam a estrutura dental.

Bem como a correção e reparação de fraturas e trincas dentárias.

A endodontia se faz útil na prevenção de infecções no dente bem como problemas graves com necrose, por meio dessas operações a endodontia previne a perda dentária e problemas relacionados a ela.

Estomatologia

O especialista em estomatologia, tem a capacidade de diagnosticar e caracterizar diferentes lesões fora e dentro da cavidade bucal do paciente.

Cabe ao profissional de odontologia especializado em estomatologia a realização de tratamentos das lesões da boca e maxilar ou de encaminhar o paciente a cirurgia em casos mais específicos.

O estomatologista é o especialista capacitado para diagnosticar lesões e doenças da boca, além de ser o profissional da odontologia capacitado para realizar a biópsia das lesões da boca e ossos dos maxilares.

O especialista em estomatologia é um forte aliado na avaliação e diagnóstico rápido do câncer de boca e maxilar.

Harmonização orofacial

A harmonização orofacial é uma recente área da odontologia, o número de profissionais dessa área é reduzido e a demanda por essa especialidade odontológica vem crescendo.

O especialista em harmonização orofacial é capacitado para realizar os seguintes procedimentos:

  • Preenchimento com ácido hialurônico;
  • Aplicação de fios de dermosustentação;
  • Aplicação o de toxina botulínica;
  • Bichectomia.

Para a realização dessas operações um profissional com experiência e atendimentos de emergência tem vantagens para realizar tais procedimentos.

Homeopatia

A homeopatia está presente na odontologia da mesma forma que se encontra disseminada por outras áreas da saúde.

Na odontologia a especialidade em homeopatia se faz útil para o tratamento de várias enfermidades bucais, além de oferecer diagnóstico e prognóstico de tais doenças.

O profissional de odontologia especializado em homeopatia, irá através da prática homeopática e de parâmetros técnicos realizar a descoberta e o tratamento de doenças como, gengivite, aftas e mesmo cáries.

Implantodontia

Como podemos presumir pelo nome, a implantodontia é uma especialidade odontológica que cuida da colocação de implantes dentários.

A implantodontia é um dos ramos mais inovadores da odontologia, sempre trazendo novas tecnologias e métodos na aplicação de implantes dentários.

Cabe ao profissional de odontologia especializado em implantodontia, realizar a melhora da aparência bucal do paciente, fazendo uso até mesmo de práticas como aplicação de enxertos ósseos e cirurgias maxilares, para atingir os objetivos.

Odontogeriatria

O especialista em odontogeriatria, tem por função principal promover o envelhecimento saudável dos pacientes da melhor idade.

Um profissional da odontologia especializado em odontogeriatria, tem alguns obstáculos para realizar a manutenção da saúde bucal de pacientes da terceira idade.

Geralmente os paciente da terceira idade tem problemas de saúde que afetam o tratamento odontológico, podemos citar aqui:

  • Diabetes, dificultando a cicatrização;
  • Osteoporose, que gera enfraquecimento ósseo dos maxilares;
  • Perda de dentes;
  • Problemas vasculares, dificultando a irrigação nas raízes dos dentes e os enfraquecendo.

Para aplicar a correta prática da odontogeriatria esses fatores devem ser levado em conta pelo profissional na hora de estipular um tratamento odontológico para pacientes idosos.

Odontologia do esporte

Regulamentada recentemente pelo CFO, Conselho Federal de Odontologia.

A odontologia do esporte é responsável por tratar e prevenir complicações bucais em atletas.

Cabe a odontologia do esporte, estudar os impactos no desempenho dos atletas causados por problemas odontológicos.

A modalidade esportiva que o atleta pratica, parâmetros fisiológicos e os impactos disso na saúde bucal dos atletas é uma área fertil de estudos para o especialista em odontologia do esporte.

Odontologia do trabalho

A odontologia do trabalho vem ao auxílio da segurança do trabalho, essa área tem recebido muita atenção nos últimos anos.

Fica a cargo do especialista em odontologia do trabalho, criar medidas que busquem preservar a saúde bucal do trabalhador.

Bem como o estudos das principais doenças da cavidade bucal relacionadas a prática do trabalho, suas origens e apontar tratamentos.

Odontologia estética

Sem dúvidas esse é um ramo da odontologia que movimenta milhões de reais todos os anos.

A odontologia estética cuida da aparência dos dentes.

Essa especialidade odontológica faz uso de tratamentos como os clareamentos e o uso de lentes de contato dentais, para melhorar a estética bucal.

Está diretamente relacionada à autoestima e saúde mental do paciente e cabe ao especialista em odontologia estética, resgatar a autoestima do paciente através dessa especialidade odontológica.

Odontologia legal

O profissional da odontologia especializado em odontologia legal, está capacitado para atuar como legista, prestando auxílio a médicos, durante perícias criminais.

Segundo o CFO, essa área da odontologia tem por objetivo, pesquisar fenômenos biológicos, químicos, físicos e psíquicos, que poderiam afetar o homem estando ele vivo, morto ou ossada.

Lembrando aqui que a arcada dentária muitas vezes é peça chave para elucidar crimes e auxiliar no reconhecimento e identificação de cadáveres e ossadas.

Odontologia para pacientes com necessidades especiais

A odontologia para pacientes com necessidades especiais, tem como função principal auxiliar na prevenção ou oferecer tratamento odontológico a pacientes com alteração no seu sistema biopsicossocial, apoiando-o em todas as etapas necessárias para a manutenção de sua saúde bucal.

Cabe a este profissional da odontologia, dar assistência a pacientes com distúrbios emocionais, comportamentais e com distúrbios psíquicos.

Pacientes portadores de condições físicas ou sistêmicas que os incapacitam permanentemente ou temporariamente, também são atendidos por esse profissional da odontologia.

O especialista em odontologia para pacientes com necessidades especiais, fica responsável por estudar as doenças de origem sistêmica desses pacientes e as consequências que essas enfermidades podem acarretar na boca e demais áreas anexas.

Odontopediatria

Sim, os pequeninos necessitam de muitos cuidados dentários, principalmente referentes à primeira dentição.

A odontopediatria, vem ao auxílio das crianças, e busca atuar na prevenção de doenças além de oferecer tratamentos.

Outra função muito importante da odontopediatria é acompanhar o correto desenvolvimento dentário das crianças e oferecer tratamento quando necessário.

Ortodontia

Quando os dentes ou mesmo os ossos maxilares estão posicionados de forma incorreta o especialista e ortodontia é acionado.

A ortodontia, se encarrega de posicionar corretamente os dentes, com isso se evita a perda desnecessária de massa da arcada dentária.

O especialista em ortodontia também é responsável por evitar e tratar as doenças periodontais.

Patologia oral e maxilofacial

Essa especialidade odontológica é responsável por diagnosticar e tratar doenças que afetam os ossos maxilares, lábios e língua.

O especialista em patologia oral e maxilofacial se dedica a tratar os seguintes distúrbio:

  • Dor orofacial crônica;
  • Infecções perineais ou orais, advindas de infecção bacteriana, fúngica ou viral;
  • Distúrbios ou patologias das glândulas salivares;
  • Lesões relativas a mucosa oral e tumores benignos.

Periodontia

Quando o profissional da odontologia opta por trabalhar na area da periodontia, ele cuidará da saúde das gengivas.

Caberá a esse especialista o tratamento de placa bacteriana, periodontite e gengivite.

O cuidado do “cemento”, que é um tecido que cobre a raiz dos dentes, bem como os ossos e ligamentos da cavidade bucal também são de responsabilidade da periodontia.

Prótese bucomaxilofacial

Na odontologia as próteses bucomaxilofaciais são utilizadas para restauração de danos causados à face e boca do paciente.

O especialista em prótese buco maxilo facial, está encarregado de realizar a reabilitação anatômica, reparar malformação facial e reabilitação estética e funcional.

Para isso o profissional fará uso de próteses oculares, óculo-palpebrais,nasais e auriculares, a fim de devolver qualidade estética e funcionalidade às estructura

Prótese dentária

Já o especialista em prótese dentária, irá trabalhar na implantação de dentes faltantes ou realizar a substituição de dentes condenados por próteses.

A implantação da próteses, requer do especialista em prótese dentária uma avaliação criteriosa para a correta escolha do tipo de implante a ser utilizado.

Uma avaliação detalhada das condições do paciente se faz necessária.

Principalmente quando estamos falando de pacientes idosos, onde pode haver a presença de doenças potencialmente prejudiciais à correta implantação da prótese, como diabetes e osteoporose.

Radiologia odontológica e imaginologia

Essa especialidade odontológica se encarrega de examinar por meio de raio-x a arcada dentária e os ossos da face.

Esses exames podem ser feitos dentro e fora da boca, do paciente, a fim de diagnosticar possíveis doenças na região do maxilar ou arcada dentária.

A utilização da radiologia juntamente com outros exames é recomendada para um diagnóstico mais assertivo.

É um ramo promissor da odontologia, os avanços tecnológicos de tratamento de imagens e novas técnicas são muito promissores para o profissional que se dedicar a essa especialidade odontológica.

Saúde coletiva

A saúde coletiva no ramo da odontologia se dedica ao cuidado da saúde bucal da comunidade e família.

Ela é focada na educação em saúde pública, atuando em ações de planejamento e enfrentamento de doenças relacionadas à saúde bucal de determinada comunidade.

O especialista em saúde coletiva voltada para a saúde bucal, pode atuar em ações de âmbito nacional, estadual ou municipal.

Frequentemente essas ações contam com equipes multidisciplinares onde o profissional da odontologia é peça importante e indispensável, para a correta implantação dessas medidas de saúde pública.

Áreas da odontologia com maior remuneração

Agora que vimos a grande quantidade de áreas onde o profissional da odontologia pode atuar, uma dúvida que pode estar passando pela sua cabeça é qual a área com a melhor remuneração.

As áreas da odontologia com as melhores remuneração são as seguintes:

  1. Saúde Coletiva;
  2. Odontopediatria;
  3. Odontologia Legal.

Sendo que o salário na área de Saúde Coletiva pode chegar a R$14 mil reais, em Odontopediatria pode passar dos R $12,4 mil reais e o profissional de Odontologia Legal recebe em média R $10 mil reais.

Mercado de trabalho em odontologia

Você pode ver ao longo da matéria que o campos de especialidades disponíveis para o profissional da odontologia é vasto e com inúmeras possibilidades.

Uma vez capacitado para exercer alguma dessas especialidades o profissional de odontologia pode atuar no campo privado, órgão públicos ou no próprio consultório.

Sendo essa última opção, abrir um consultório, é uma ótima oportunidade de empreender e oferecer seus serviços em regiões com pouca oferta e alta demanda.

Caso a pessoa formada em odontologia esteja com receio de abrir seu consultório por conta própria ela pode fazer uso de franquias que já tem um plano de negócios definido, além de dados de mercado que o profissional iniciante não possui.

Atendimento home care

O atendimento home care é uma realidade principalmente com o advento da pandemia do novo coronavírus(covid-19), com o home care o profissional da odontologia pode oferecer um atendimento personalizado e de valor agregado muito maior.

O profissional que fizer uso de estratégias tecnológicas para alavancar seus serviços e atingir mais clientes, está à frente dos demais.

O marketing odontológico é um fator decisivo para a manutenção crescente do setor, bem como o uso do teleatendimento, que tirou a barreira da distância e aumentou a quantidade de atendimentos que o profissional de odontologia pode realizar.

Foto de Dabi Atlante

O Autor

Dabi Atlante

Com mais de 70 anos de história, impulsiona a Odontologia brasileira com inovação, pesquisa e tecnologia. Nossos produtos destacam-se nos segmentos de consultórios, diagnóstico por imagem e periféricos, oferecendo precisão, conforto, funcionalidade e biossegurança aos cirurgiões-dentistas.

Veja mais de "Dabi Atlante" >

Leia também: