Entenda de uma vez por todas como é feito o escaneamento do dente

Entenda de uma vez por todas como é feito o escaneamento do dente

09/11/2022 - Por: Cassiano Pires

Se você ainda não sabe como é feito o escaneamento do dente, vamos mostrar que esse processo foi muito beneficiado pelos avanços tecnológicos e pode ser realizado de forma rápida e precisa.

Neste texto, explicaremos detalhadamente como esse procedimento funciona, quando pode ser útil e onde o profissional pode adquirir um scanner de qualidade. Confira!

Como é feito o escaneamento do dente?

O escaneamento do dente é feito por meio de sensores que captam diversos pontos da boca do paciente, de acordo com a necessidade do dentista. Em seguida, esses pontos passam por um processamento para formar uma imagem completa.

O resultado é uma projeção fiel do que é visto na boca do paciente, excluindo-se assim a necessidade de alguns procedimentos que estão se tornando obsoletos, como o uso das moldagens com alginatos e silicones.

Quais são as etapas?

O escaneamento dental é constituído de várias etapas, nas quais os locais desejados são capturados graças a um scanner que projeta luz nos tecidos da boca. Quando esse material é processado em um software, ele se transforma em uma imagem tridimensional que pode ser usada para a criação de modelos físicos por meio de impressoras 3D.

Além disso, esse tipo de arquivo fornece ao dentista dados completos para fazer o planejamento de diversos tratamentos, o que gera muito mais conforto para o profissional e para o paciente.

Em que casos o escaneamento do dente pode ser usado?

Seus usos mais comuns são para replicar estruturas como:

  • Dentes;
  • Gengivas;
  • Bochechas;
  • Próteses;
  • Implantes.

Agora que você já sabe como é feito o escaneamento do dente, é interessante ressaltar que o procedimento é capaz de capturar imagens de partes duras e mucosas.

Sendo assim, esse procedimento é útil em diversas áreas da odontologia, abrangendo da dentística à prótese, alcançando também a ortodontia, implantodontia e a oclusão.

Principais scanners do mercado odontológico

Ao pensar nesse tipo de equipamento, um dos primeiros modelos que vem à mente é o Eagle IOS da Dabi Atlante.

Esse scanner possui um design amigável e compacto e sua eficiência está associada ao software inteligente que possui. O programa avalia as imagens capturadas em um mapa de qualidade e depois as deixa prontas para a avaliação do profissional.

Por meio de uma interface intuitiva e com os recursos certos, o dentista é capaz de analisar os resultados do escaneamento e decidir se será necessário capturar novas imagens.

Scanner da Dabi Atlante

O Scanner da Dabi Atlante permite que o profissional trabalhe com mais agilidade e alcance melhores resultados, seja no planejamento cirúrgico de implantes ou na fabricação de guias cirúrgicas.

O equipamento também é útil para confeccionar restaurações indiretas, próteses e manufatura de placas estabilizadoras. Assim, sua existência causa uma verdadeira revolução no dia a dia de um consultório odontológico.

escaneamento do dente

Como escanear implantes?

O procedimento para escanear implantes funciona da mesma forma como é feito o escaneamento do dente. Ou seja, um scanner projeta luz no local desejado para que os pontos capturados se transformem em uma imagem completa que pode ser analisada em um software de computador.

Depois da análise, o dentista fala se está certo ou não, ou seja, se o implante está bom ou se precisa de uma troca. Além do mais, esse processo é rápido e fácil de ser feito.

Por que todo dentista precisa de um scanner?

Todo dentista precisa de um scanner porque esse equipamento traz mais agilidade nos atendimentos e conforto para o paciente. Além disso, ele fornece informações de forma fácil e rápida, o que agiliza muito o trabalho do dentista em todos os aspectos.

Além disso, para prestar um atendimento sempre satisfatório, o profissional precisa ficar atento às inovações tecnológicas e substituir procedimentos e equipamentos ultrapassados por aqueles que são mais novos e, comprovadamente, mais eficientes.

Foto de Cassiano Pires

O Autor

Cassiano Pires

Cirurgião-dentista, mestre e doutorando em Endodontia (FORP-USP). Especialista em Radiologia e Imaginologia (AORP). Especialista de Produtos da área de Imagem na Alliage.

Veja mais de "Cassiano Pires" >

Leia também: