Aprenda como autoclavar material passo a passo!

Aprenda como autoclavar material passo a passo!

25/11/2022 - Por: Ana Luisa

Aprender a autoclavar material é uma das tarefas mais importantes para os profissionais que trabalham com a área da saúde, pois são esses equipamentos que vão ajuda-lo em seu dia a dia.

A autoclave pode ser usada em várias áreas da saúde, inclusive na odontologia. Mesmo que seja difícil separar um tempo para autoclavar material, esse processo é muito importante pois garante a qualidade, limpeza e segurança dos profissionais e pacientes.

Veja a seguir as principais dicas e conceitos de autoclave para que você fique por dentro de tudo e conheça a importância desse equipamento em sua clínica ou consultório odontológico.

Como autoclavar material?

Para autoclavar material, você deve usar todos os equipamentos de proteção individual (EPI’s) como jaleco, óculos de proteção, sapatos fechados e luvas resistentes ao calor para remover os materiais, especialmente os vidros.

Antes de começar o procedimento, separe todos os materiais a serem autoclavados e lembre-se de não encher a autoclave até atingir o nível máximo, pois é necessário que fique um espaço para a circulação do vapor.

Coloque os materiais em sacos próprios para autoclavagem e sempre confira o nível da água, pois quando ela está baixa, você corre o risco de ter seu equipamento danificado.

Veja a seguir o passo a passo de como autoclavar material:

  1. Depois de se paramentar e separar os materiais a serem autoclavados, coloque água na autoclave seguindo as recomendações do fabricante;
  2. Feito isso, coloque os materiais na autoclave com os sacos para autoclavagem seguindo seus critérios de organização, como dificuldade da limpeza ou tamanho dos objetos;
  3. Feche e sele a tampa do equipamento;
  4. Ligue no máximo e quando começar a sair vapor, feche a válvula;
  5. Espere a temperatura atingir 121°C e após isso mude para a temperatura média e deixe agir por 15 minutos;
  6. Desligue a autoclave e abra a válvula para o vapor sair;
  7. Aguarde o manômetro zerar e abra a tampa;
  8. Retire o material com luvas resistentes ao calor, pois os objetos estarão quentes.

Quais são os tipos de autoclaves?

Existem basicamente quatro tipos de autoclaves que são as gravitacionais, as de alto vácuo, as de vácuo único e as de vácuo fracionado. Veja a seguir as principais características de cada uma delas!

Gravitacional

Na autoclave gravitacional o ar é removido da câmara por gravidade, por meio da injeção de ar quente que retira o ar frio por uma válvula na parte inferior. Esse tipo de autoclave é muito comum em laboratórios e é recomendado para autoclavar material como os metais.

Alto vácuo

Esse modelo de autoclave remove o ar com o auxílio de uma bomba de vácuo e introduz vapor na câmara interna sob alta pressão com o ambiente em vácuo. É considerada uma das mais seguras do mercado, é muito versátil e permite a esterilização de diferentes tipos de materiais e insumos, sendo assim, é considerada um modelo universal.

Vácuo único

O ar da câmara é removido de uma só vez nesse tipo de autoclave e por esse motivo, a principal desvantagem do equipamento é a formação de bolhas de ar, que atrapalham a eficácia do procedimento.

Vácuo fracionado

Nesse modelo, a remoção do ar acontece simultaneamente com a injeção de vapor.

Além dos quatro modelos citados, existem ainda as autoclaves verticais e horizontais que se diferenciam na estética e qualidade, onde as horizontais são mais eficazes que as verticais por ter paredes duplas que contribuem com a circulação do vapor.

autoclavar material
Imagem: Freepik

Quem é responsável pela manutenção das autoclaves?

Ao decidir comprar uma autoclave, você deve ter uma equipe preparada para instalar e manter o aparelho em boas condições de uso. Além disso, você também deve contratar um profissional para autoclavar material, pois o procedimento exige atenção e cuidado.

Apesar disso, os fabricantes são os principais responsáveis pelas manutenções preventivas e corretivas, calibrações e qualificações.

Autoclave na odontologia vale a pena?

A odontologia trabalha diretamente com a população e utiliza muitos equipamentos em seus atendimentos. Por esse motivo, ter uma autoclave para esterilizar seus equipamentos é um ótimo investimento, pois garante a segurança tanto dos pacientes quanto dos profissionais envolvidos. Além disso, você deve investir em um bom profissional para autoclavar material, pois a técnica precisa ser eficaz e segura.

F.A.Q

Quais materiais podem ser autoclavados?

Alicates, tesouras, palitos de aço, instrumentos cirúrgicos, utensílios odontológicos, vidros, meios de culturas e muito mais.

Como funciona o processo de autoclavagem?

A autoclavagem funciona por meio da esterilização em altas temperaturas e vapor de água por um tempo determinado que é capaz de matar agentes patógenos.

Como esterilizar material cirúrgico em autoclave?

Para esterilizar material cirúrgico na autoclave, você deve separa os materiais, preparar a autoclave e colocar os itens em seu interior. Sele e feche a tampa e aguarde os ciclos de temperatura e esterilização concluírem.

Foto de Ana Luisa

O Autor

Ana Luisa

Cirurgiã-dentista pela FORP-USP. Mestre em ciência (FMRP-USP). Especialista em Odontologia Legal (FORP-USP). Especialista de Produtos da área de Consultórios e Biossegurança na Alliage.

Veja mais de "Ana Luisa" >

Leia também: